x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 14

acessos 1.836

conectividade social

Pablo H P

Pablo H P

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 24 julho 2012 | 23:11

Olá, gostaria de saber o seguinte:

1 - O conectividade social em disquete de uma empresa pode ser utilizado para o envio do SEFIP de uma outra empresa?

2 - Eu tendo um certificado digital da minha empresa, posso utilizá-lo para enviar o SEFIP de uma outra empresa?

ou
Cada empresa obrigatoriamente deve ter seu "certificado" para o envio da SEFIP e demais obrigações trabalhistas?

Grato!

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 25 julho 2012 | 08:21

Pablo H P Bom Dia;

1 - Era possivel quando exisitia a procuração para chave .pri, porem o serviço foi desabilitado; (procuração da empresas para chave do escritorio).

2 - Sim é possivel;

É possivel enviar a sefip de empresas sem procuração cadastrada quando estas não possuirem mais de 10 funcionários;

Empresas com mais de 10 funcionários devem ter a procuração eletronica cadastrada para o certificado digital do escritório contabil;

OBS.: Somente com a procuração eletrônica é possivel acessar o portal do empregador (movimentação de conta de FGTS, extratos, rdt..), tornando esta praticamente obrigatória a todas as empresas com funcionários;

Abraços

Att

Pablo H P

Pablo H P

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 25 julho 2012 | 10:21

Eduardo, primeiro obrigado pelo retorno.

No entanto, com relação ao certificado digital e procuração eletrônica, partindo do seguinte princípio:
A contabilidade tem e-cnpj, por exemplo.
A empresa/cliente não tem e-cnpj e nem o certificado em disquete, teria que ser procuração "impressa".

1 - A procuração "impressa" ao qual se refere é aquela procuração emitida pela receita federal ou a caixa tem uma procuração específica para acesso a movimentação de conta de FGTS, extratos, rdt, etc).

2 - Somente com o meu e-cnpj eu posso transmitir a SEFIP da empresa (com menos de 10 funcionários)?
Não teria problema o e-cnpj do escritório impedir o envio por que o cnpj do sefip é diferente?
Neste caso limitaria-se ao envio da SEFIP não permitindo acesso a outras opções se não obtiver a procuração?

Desde já agradeço.

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 25 julho 2012 | 10:34

Pablo H P;

1- Não existe procuração não eletronica para a caixa; (apenas para a RFB)

2- Exato somente com o seu e-CNPJ, ou e-CPF (com o numero do CEI incluso no caso de "autonomo") é possivel enviar a sefip de outras empresas com menos de 10 funcionários;

Ref. ao impedimento citado pelo Sr. o responsavel pelo envio das informações deve ser cadastrado como o escritório contabil, e então importado o arquivo atraves do sistema de folha de pagamento com os dados da empresa (cliente) ou preenchidos de forma manual; Sendo o escritório responsavel pelo envio das informações, sera possivel transmitir a sefip sem problemas. (empresas com menos de 10 vinculos trabalhistas);

Exato, voce podera transmitir a sefip no caso citado acima, porem não tendo a procuração eletronica cadastrada, não sera possivel emitir extrato de FGTS, realizar movimentação da conta, ou outro serviço disponivel no portal do empregador. Assim o proprietario da empresa tera que se dirigir a agencia da caixa, toda vez que precisar de um desses serviços citados e solicitar o mesmo ao atendente no setor "FGTS empresa";

Abraços

Att

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 25 julho 2012 | 10:43

Eduardo, pelo que eu saiba a transmissão da GFIP pode ser feita para todas as empresas, independente do tipo e número de funcionários, desde que o responsável pelo arquivo tenha um e-CNPJ ou e-CPF com CEI.

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 25 julho 2012 | 10:52

Márcio Padilha Mello Bom Dia;

Perfeita observação;

Porem o caso que o Sr. Pablo H P esta citando, é que ele quer efetuar o envio de sefip de empresas que não possuem certificado digital;

Logo estas não ourtogaram procuração não eletrônica para o certificado digital do escritório;

Para tansmissão da sefip de empresas com mais de 10 funcionários é obrigatório a utilização do certificado digital. (ou ourtoga de procuração eletronica para efetuar o procedimento de entrega);

Abraços

Att

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 25 julho 2012 | 11:06

Eduardo, desconheço essa obrigatoriedade. Para o envio da GFIP, só quem está enviando, o responsável pelo arquivo (o contador, normalmente), é que precisa ter o certificado. As empresas que constam no arquivo não precisam ter. Eu envio a GFIP de um cliente que tem mais de 10 funcionários e que não passou procuração pra mim ainda.

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 25 julho 2012 | 11:21
Pablo H P

Pablo H P

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 25 julho 2012 | 19:10

Valeu Eduardo, obrigado pelas explicações, foram muito úteis. Principalmente quando disse que se a empresa não tiver o certificado digital disquete, a empresa teria que ir na agência da caixa e solicitar as informações necessárias para a rescisão.
E também que com o meu certificado digital posso enviar a sefip de empresas com até 10 funcionários.
Grato.

Rubens

Rubens

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 7 agosto 2012 | 17:22

Márcio, também consigo entregar GFIP de várias empresas que não possuem certificado, usando apenas o certificado da contabilidade.
Entendo que preciso do certificado porque sou responsável pelas informações enviadas.

ANA CLAUDIA BRAGA

Ana Claudia Braga

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 7 agosto 2012 | 17:26

Márcio

outros colegas também relataram que conseguem enviar com o certificado da contabilidade, porém não é possível acessar a parte do empregador para fazer a movimentação.

Att,

Ana Claudia Braga
Depto Pessoal
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 7 agosto 2012 | 19:30

Rubens e Ana Claudia,

É que havia uma dúvida se era permitido ou não o envio de GFIP de empresas com mais de 10 funcionários, pelo conectividade ICP, quando apenas o responsável pelo arquivo (contabilista) tinha a certificação digital. Por enquanto é possível.

Claro que para acessar a parte do "Empregador", será necessário a certificação da empresa, mas a minha dúvida era apenas com relação ao envio da GFIP ...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.