x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 7

acessos 12.982

Aplicativo de Cálculo e Geração da GPS em Atraso

Clenilton Cruz de Alencar

Clenilton Cruz de Alencar

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 21 agosto 2012 | 19:46

Prezados, boa noite.
Percebendo a dificuldade de muitos profissionais que atuam no setor Pessoal, especialmente quando precisam calcular e gerar a GPS em atraso (pois várias vezes o site da receita/dataprev está fora do ar), decidi construir um aplicativo para cálculo e geração desta GPS em atraso, e gostaria que alguém me auxiliasse a homologar este aplicativo, validando seus cálculos.
Quem puder me ajudar, poderei estar fornecendo uma licença permanente do aplicativo.

cesar serrati da costa toledo

Cesar Serrati da Costa Toledo

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 21 agosto 2012 | 20:34

Caro Clenilton- interessante sua idéia só que também preciso tirar uma uma dúvida. Como a tabela é atualizada pela taxa selic, o que implica numa mudança constante, gostaria que postasse dando opinião a respeito. Quanto ao site fora do ar, não sei se dou sorte mas sempre que preciso, consigo entrar sem problemas. Muitas das vezes nossa própria máquina é que dificulta tal acesso ou a velocidade de conexão.
Pior eu acho é procurar os código 1295 e 1910 (complemento MEI) que ainda não estão no site e enfrentar as dificuldades em ir a uma agência do INSS só para calcular uma guia.
Sua opinião neste sentido é importante para todos.
Aguardamos.

cesar serrati
Clenilton Cruz de Alencar

Clenilton Cruz de Alencar

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 21 agosto 2012 | 22:38

César, a ideia é um aplicativo local, offline, justamente que independa da internet para funcionar ou para calcular/gerar a GPS.
A tabela SELIC já vai atualizada na instalação até o mês julho/2012 (ou até o mês que estiver disponível no site do Datasus/SRF no momento da publicação do programa para download na internet.
A partir daí, o usuário poderá (e deverá) alimentar a tabela com os novos índices SELIC que forem sendo lançados.
Isto dará autonomia para o usuário, em não depender do acesso à internet ou da disponibilidade do site para realizar o cálculo. Aqui mesmo, no AMazonas, internet é um problema e tenho conhecidos da área que sofrem tentando fazer este cálculo.
Quanto aos códigos de pgto, o sistema já vem com os 150 previstos no site da SRF, podendo inserir novos códigos que vierem ser criados.
A atualização da tabela SELIC poderia ser automática, baixada a partir de um site, mas isto inferiria custo de taxas mensais, e prefiro não impor isto ao usuário.

Clenilton Cruz de Alencar

Clenilton Cruz de Alencar

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 22 agosto 2012 | 09:21

Estou utilizando o próprio site da Receita para validar os cálculos.
Mas percebi algumas inconsistências do cálculo feito pelo site e a tabela de Juros Selic Acumulada.
Exemplo:

Competência 01/2007. Valor INSS R$ 1.000,00
Pelo cálculo da Receita
Multa 100,00 Juros 586,50

Segundo meus cálculos
Multa 100,00 Juros 582,60

Mesmo assim, o percentual de 58,65% difere da tabela de juros acumulados da própria Receita, que indica a aplicação de 57,26% para o vencimento em fevereiro/2007.

Alguém poderia me elucidar?

Agradecido.

Fernando de Oliveira Santos

Fernando de Oliveira Santos

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 11 dezembro 2012 | 10:46

Ola Clenilton:
Eu descobri a causa de problema idêntico em outras situações e presumo que é o que você constatou.
Hoje poucos usam calculadora, haja vista que o computador tem o Excel que a substitui. Porém tem um problema: No Excel após um cálculo de multiplicação ou divisão, quando com resultante com centavos diferentes de zero, há outras 14 ou 16 casas decimais ocultas(sempre que o valor resultante não é exato). Mesmo configurado para mostrar 2 casas decimais, no somatório de resultantes o Excel soma os valores resultantes reais, ou seja, o valor e suas 14 ou 16 casas decimais. Prova disso é o somatório dos cálculos (inclusive o seu) sempre divergentes à menor em relação ao cálculo da Receita Federal. Os programas da Receita Federal utilizam apenas 2 casas decimais (como uma calculadora). O Excel apenas mostra a configuração de 2 casas decimais, mas internamente ele soma o valor resultante real (com todas as casas decimais).
Eu espero ter elucidado parte da sua dúvida.

Prestação de Serviços de Contabilidade, Escrita Fiscal, Pessoal, Assessoria e Consultoria, Regularização de quaisquer Pendencias Contábeis ou Fiscais.
Escritório: https://www.contabilidadelhc.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.