x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 5

acessos 1.030

Certificado Digital PF

SIRLENE GARCIA

Sirlene Garcia

Prata DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2012 | 20:58

Boa noite pessoal!
Mais uma vez conto com ajuda de vcs.
Comprei um Certificado Digital e-CPF. Fui informada de que conseguiria enviar arquivos normalmente, declarações, SEFIP, etc. Para minha surpresa o cliente (PJ), não consegue me passar a Procuração Eletrônica, aparece a seguinte mensagem de erro - Impossível prosseguir. Não foi possível localizar vínculo empregatício na base do FGTS para um ou mais outorgados/substabelecidos. Por favor, verifique o Manual de Referência. (PROC-0015). Há alguma forma de mudar isso ou não vai servir para nada meu Certificado e-CPF? Vou ter que comprar um e-CNPJ?




André Onofre

André Onofre

Iniciante DIVISÃO 2, Operador(a) Caixa
há 11 anos Terça-Feira | 28 agosto 2012 | 01:16

Como você comprou um certificado Pessoa Física, você só poderá receber uma procuração eletrônica do certificado Pessoa Jurídica que você possui vínculo empregatício. Ou seja, outras empresas NÃO PODERÃO passar procuração para o seu certificado, apenas a sua empresa, caso ela possua um certificado PJ.

Você tem, então, duas opções:

1- Comprar um e-CNPJ, como você mesmo já deve ter concluído;
2- Verificar com a sua Autoridade Certificadora se é possível incluir uma matrícula CEI no seu e-CPF sem que seja necessário emitir outro certificado (se você possuir um CEI). Se não for possível, só com um e-CNPJ mesmo.

Espero ter ajudado.

Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 28 agosto 2012 | 09:31

Sirlene Garcia Bom Dia;

A solução em termos de certificação digital para profissional autônomo é o e-CPF (com numero do CEI incluso);

Para este procedimento, será necessário abrir uma matricula CEI (pessoa física equiparada a jurídica).

Para deixar o CEI inativo, envie a 1ª sefip sem movimento na competência de abertura;

Quando solicitar o e-CPF, informe no processo de requisição do mesmo o numero da matricula CEI; Assim sendo emitido com o e-CPF com o numero do CEI incluso, você poderá receber procurações eletrônicas dos seus clientes, bem como acessar a caixa posta (serviço de envio sefip/grff e recebimento de mensagens / extratos), e ter acesso ao portal do empregador dos seus clientes (extratos, movimentação, rdt, etc..)

Não é possível incluir o numero de matricula CEI depois do certificado digital emitido.

Outra solução, caso possível, é abrir um MEI para você (verifique a viabilidade/custo do mesmo) posteriormente adquirir um e-CNPJ;

Abraços

Att

luiz carlos

Luiz Carlos

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 28 agosto 2012 | 10:05

Caro Eduardo
Estou com uma situação complicada:
Tenho o meu e-cpf, entro normalmente na caixa postal, porém não consigo acessar a situação fiscal, onde que dá como página não confiável.
O que fazer p/ solucionar?
obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.