x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 7

acessos 22.223

EFD Contribuições (Registro 0110)

Nash

Nash

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 28 agosto 2012 | 11:49

Bom dia, pessoal.

Estou com duvidas na transmissão da EFD Contribuições, percebi que foi adcionado um novo campo no registro 0110 com o nome de "critério de escrituração e apuração". Agora eu não sei qual opção devo escolher.

A minha empresa é do Lucro Real (regime cumulativo).

Desde já agradeço a colaboração.

Claudio Couto Jr.

Claudio Couto Jr.

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 28 agosto 2012 | 13:59

Boa tarde Fabio..

Aconselho a atentar as empresas do Lucro Real!
Essas devem escriturar o PIS e a Cofins pelo Regime Não Cumulativo, Nesse regime, o campo citado não é obrigatório!! Se a sua empresa for uma exceção e for do Regime Cumulativo, deverá preencher o referido campo da seguinte forma:
1 = Regime de Caixa - escrituração consolidada.
2 = Regime de Competência - Escrituração Consolidada.
9 = Regime de Competência - Escrituração Detalhada.

att.

ANIELLE

Anielle

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 28 agosto 2012 | 14:09

Fabio,

Aconselho a utilizar o seguinte: 2 = escrituração de operações com incidência no regime cumulativo; 2 = método de rateio proporcional; 1 = apuração da contribuição exclusiva a alíquota básica

Claudio,

A empresa lucro real pode ter sua apuração feita pelo regime cumulativo, uma vez que tenha ato de lei que aprove.

Nash

Nash

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 28 agosto 2012 | 14:59

Esse meu cliente do Lucro Real realmente encontra-se em uma das exceções que se enquadram no regime cumulativo.

Anielle,

Eu não posso seguir a sua recomendação, pois quando seleciono a incidencia no regime cumulativo a opção de metodo de apropriação de crédito é desabilitada, e surge a opção do critério de escrituração. É justamente esse o meu problema.

Eu consigo validar o arquivo utilzando o código 9 "regime de competencia - escrituração detalhada com base nos registros dos blocos a, b, c, d e f". Mas tenho duvida se esta certo - uma vez que a receita diz que essa opção é utilizada apenas para empresas do lucro presumido.

ANIELLE

Anielle

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 28 agosto 2012 | 15:19

Fabio,
Não sei de fato o porque do campo "método de apropriação de credito" esta sendo desativada.
Pois na semana passada encaminhei SPED do mesmo tipo de empresa e não ocorreu este fato.

Neide Santos

Neide Santos

Ouro DIVISÃO 1, Diretor(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 15 fevereiro 2013 | 16:17

Senhores sou nova no ramo de incorporação imobiliária alguem saberia me informar qualquer Regime de apuração seria melhor para este segmento? justamente para informar no campo 0110 do efd-contribuições? uma vez que a empresa sendo nova e nao teve movimento, porém tenho que informar neste campo o que pede... regime de apuração: metodo, etc

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.