x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 5

acessos 2.541

Gfip e Sefip Mei

JESSICA MATOS ALMEIDA

Jessica Matos Almeida

Bronze DIVISÃO 4, Supervisor(a) Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 19 dezembro 2012 | 11:52

Bom Dia, pessoal

Preciso muito da ajuda de vcs, pois esse assunto pra mim é novo ...

Tenho um cliente que é Mei e preciso enviar a Gfip , minhas duvidas são ...

Ele recolhe uma guia pelo simples nacional todo mês , valor fixo, não possui nenhum empregado.A empresa não possui nenhum faturamento. Minhas duvidas são:

Preciso enviar a Gfip com o fato gerado SEM MOVIMENTO?

E preciso enviar todos os meses?Tenho que informa a guia que ele recolhe atraves do simples?

Por onde envia a Gfip.


Eu instalei o programa, fiz os devidos cadastros ,mas tenho as seguintes duvidas acima.

O MEI não é obrigado ao uso do certificado digital certo ?Como envia essa declaração ?

Por favor me ajudem estou perdida!!!

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 19 dezembro 2012 | 11:56

Jessica Matos Almeida,
Bom dia!

Deverá enviar somente a primeira Gfip sem movimento, sendo desobrigada nos meses em que não ocorrer registro de funcionário, o envio das demais.

Somente quando, do registro de funcionário, sendo permitido no MEI, apenas o registro de um único funcionário.

Sds...

"100% focado onde houver 1% de chance"
Leandro Gonçalves Rodrigues

Leandro Gonçalves Rodrigues

Prata DIVISÃO 5, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Quarta-Feira | 2 janeiro 2013 | 14:40

Jessica,

Somente agora li todo o post e vi que sua dúvida na obtenção no certificado da caixa é um pouco amplo.

Vamos lá, existem dois tipos de certificados para envio da SEFIP, são eles o ICP (existe um custo para sua aquisição) e outro que é chamado de certificado Caixa (sem custo), que serve somente para envio da SEFIP de empresas optantes pelo simples com até 10 trabalhadores, que são os casos do MEI.

Para obtenção do certificado, seguir a seguinte orientação:

1 - Baixar e instalar o programa "Cliente de Certificação" (precert_multi.exe), disponível no link: www1.caixa.gov.br

2 - Gerar o arquivo para certificado e imprimir o "Termo de Adesão" que somente poderá ser assinado na Caixa. Para geração do arquivo, o programa somente permite que seja feito em disquete, mas existe um esquema que você converte ele em pen-drive que não sei como é, mas converse com alguém de TI;

3 - Verifique na Caixa Econômica da sua região se ela gera o Certifica Digital e se não, qual mais próxima faz;

4 - Leve o MEI, o Termo de Adesão Impresso sem assinatura, disquete ou pen-drive, cartão de CNPJ e o Ato de constituição do MEI até a CEF e lá eles pedirão a assinatura do responsável pela empresa. (não pode ser procurador, tem que ser a pessoa - não leve CD que eles não rodam CD na CEF);

5 - Ao final de tudo isso, está feito o certificado.

6 - Baixe o programa SEFIP e o Conectividade Social para envio da Sefip.

Abs

Gerson Antunes

Gerson Antunes

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 2 janeiro 2013 | 14:55

Boa tarde, amigos.

Tenho impresso uma consulta da Empresário Online que diz o seguinte:

'' Esclarecemos primeiramente que o MEI somente estará obrigado a emitir GFIP mensalmente se tiver empregado. Não possuindo empregado, não será necessário entrega de GFIP sem movimento''.

Abraços.

Gerson

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.