x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 2

acessos 1.860

EFD-Contribuições

Paulo

Paulo

Bronze DIVISÃO 5, Não Informado
há 11 anos Sexta-Feira | 21 dezembro 2012 | 12:43

Antecipação da entrega do EFD-Contribuições


Boa Tarde ,companheiros

Tenho uma empresa sob o regime de lucro presumido (sem Contribuição Previdenciária sobre a Receita) e portanto só sou obrigado a entregar a EFD-Contribuições , a partir do fato gerador a partir de 1º de janeiro de 2013 (Conforme inciso II ,art 4º da IN RFB 1.252).

Para testar e não deixar para a última hora , estou pensando em antecipar a entrega conforme faculta o parágrafo único da citada IN.

Isto posto eu pergunto:

1-O que acham ? Vale à pena ?
2-Posso começar a entregar a partir de qualquer fato gerador ?Outubro 2012 por exemplo?
3-Se começar posso suspender o envio em qualquer mês ,enquanto não estiver obrigado?

Agradeço desde já , as respostas.

Roberto Camarosp

_____________________________________________________________________
IN RFB nº 1.252, de 1º de março de 2012

Art. 4 º Ficam obrigadas a adotar e escriturar a EFD-Contribuições, nos termos do art. 16 da Lei n º 9.779, de 19 de janeiro de 1999 , e do art. 2 º do Decreto n º 6.022, de 2007:

I - ....

II - em relação à Contribuição para o PIS/Pasep e à Cofins, referentes aos fatos geradores ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2013, as demais pessoas jurídicas sujeitas à tributação do Imposto sobre a Renda com base no Lucro Presumido ou Arbitrado;

Parágrafo único. Fica facultada às pessoas jurídicas referidas nos incisos I e II do caput, a entrega da EFD - Contribuições em relação à escrituração da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins, referente aos fatos geradores ocorridos a partir de 1º de abril de 2011 e de 1º de julho de 2012, respectivamente.

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 11 anos Sábado | 22 dezembro 2012 | 12:54

Boa tarde Roberto,


Conforme legislação cita por Você, a qual esta devidamente correta, nada impede que mesmo sendo facultativa, para o ano-calendário 2012, em relação as contribuições para PIS/COFINS, possa antecipar a entrega.


Assim sendo, acho perfeitamente viável o envio antecipado, para antes de inciar a obrigatoriedade, possa detectar possíveis erros na geração dos arquivos e corrigi-los a tempo, inclusive, testar o programa gerador das informações, para saber se estão corretas.

Pode sim, enquanto facultativa a entrega, enviar um determinado mês e suspender o envio dos meses seguintes, não há problema.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.