x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 0

acessos 760

Controle de créditos EFD Contribuições

Daniela C. Fonseca

Daniela C. Fonseca

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 10 janeiro 2013 | 17:31

Boa tarde colegas!

Estou com uma dúvida em relação ao controle de créditos PIS/COFINS a ser informado no EFD Contribuições, relativo a períodos anteriores.

Já li o guia prático porém ainda estou em dúvida. A questão é a seguinte, a empresa possui créditos de PIS/COFINS de período anterior (10/2012) e no mês em questão (11/2012) utilizou estes créditos somados aos do mês para desconto na contribuição. Isso não havia acontecido antes então estou confusa quanto ao procedimento correto para informar a utilização destes crédito.

No meu entendimento devo fazer da seguinte forma no registro 1100 / 1500:
- Primeiro informar os créditos apurados e utilizados no mês (11/2012), bem como o saldo a utilizar em período futuro, até aí não há dúvidas.

- Depois informar o total de créditos apurados no mês anterior (10/2012), informar o total utilizado no mês anterior no campo 09 (Valor do Crédito utilizado mediante Desconto, em Período(s) Anterior(es)), informar no campo 12 o saldo a utilizar em períodos futuros que consta no demonstrativo do mês 10/2012, que foi totalmente utilizado em 11/2012 sem sobrar saldo.

Esta forma que entendi está correta? Se alguém puder ajudar ficarei muito grata.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.