x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 1

acessos 723

Estoque Supermercado no EFD

Cássio

Cássio

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2013 | 18:28

Boa Tarde

Uma empresa no ramo supermercado com vendas no varejos como fica a questão do ESTOQUE dos produtos da Padaria. Um exemplo é o Pão Francês, sendo que entra a Farinha de trigo, o sal, a agua, e sai o pão francês, como que faço para dar baixa neste produto no Estoque, pois não tenho a entrada do Pão francês.Como será tratado esta situação na EFD ICMS/IPI

Neste mesmo situação temos o pudim, os biscoitos, os bolos, etc...

JOAO LUCIO CARVALHO JUNIOR

Joao Lucio Carvalho Junior

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 8 fevereiro 2013 | 19:31

E imagino que tenha também o açougue...rsrs

Veja bem, essa questão é um tanto complicada. Eu já fiz algumas consultas de contribuinte pois na legislação de MG por exemplo não fica claro como proceder. Mas algumas coisas são certeza e pelo menos essas temos que observar. Primeiro os CFOPs envolvidos nessas operações, no caso as vendas nos ECFs desses produtos devem sair com CFOP específico de venda de produção do estabelecimento ( quase ninguém faz isso ), outra coisa, ao apresentar o registro de inventário é necessário que se apresente o estoque de materiais primas e materiais em elaboração ( isso também quase ninguém faz ). Outro detalhe importante é ver o sub-CNAE da empresa, pois se estiver como indústria de panificação, há que se observar os créditos de ICMS nas compras, pois alguns produtos que podem ser vendidos no supermercado se comprados diretamente para produção podem ter tratamento diferenciado.

Agora gostaria de lhe fazer uma pergunta: e os demais produtos, aqueles que são comprados e vendidos como produtos de revenda, como ficam seus estoques? Venho acompanhando vários supermercados que fazem suas contagens físicas mas elas não chegam nem perto do estoque fiscal, e aí fica a dúvida de como declarar esses estoques.

Att,

João Lúcio Carvalho Jr.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.