Olá, boa tarde Raquel e Steffany!
A tecnologia está batendo na nossa porta já há alguns anos, e gradativamente as declarações foram sendo informatizadas, e estão culminando com a emissão de notas fiscais eletrônicas, livros fiscais e contábeis eletrônicos através do SPED – Sistema Público de Escrituração Digital.
Os escritórios e as empresas precisam se preparar para esta mudança, é uma questão de reestruturação de equipamentos e tecnologia na informatização do escritório e das empresas para atender estas obrigações.
Se deixarmos para última hora, iremos ter problemas para gerar estes arquivos e declarações fiscais, correndo o risco de perder prazos de entrega ou fornecer dados incompletos.
Quando falei que não seria uma questão de contratar consultoria, é porque vejo o problema como uma questão mais executiva, administrativa e de reestruturação.
A consultoria vai orientar, mas não vai executar e o problema pode continuar e necessitar de contratar pessoas que executem o serviço.
Creio que o caminho é fazer um mapeamento no escritório das necessidades fiscais e contábil das empresas (clientes), dos equipamentos existentes, os softwares e os funcionários, bem como a capacitação e necessidade de treinamento.
E a partir daí traçar metas de curto, médio e longo prazo, mas principalmente o que necessita de imediato para que estas necessidades comecem a serem sanadas de forma adequada o mais rápido possível.
Esta é uma nova fase em que os escritórios precisam se adequar para atender as necessidades tecnológicas de parametrização dos dados à serem informados nos arquivos digitais.
Abraços
A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "