x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 42

acessos 5.965

Sped Contábil

Mariana Rosso

Mariana Rosso

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 9 abril 2013 | 22:55

Boa noite,

Analisei o site do Sped e gostaria de confirmar o entendimento que eu tive para a entrega dos arquivos ano-calendário 2012.
Posso ainda realizar a entrega mensal? Ou precisaria gerar um único arquivo para o ano todo de 2012? Visto que a empresa possui um grande número de lançamentos no mês, acredito que para o ano inteiro o arquivo ficaria extremamente pesado.

Aguardo,
Muito Obrigada!

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 10 abril 2013 | 08:09

Mariana Rosso
Bom dia!

O arquivo da ECD sempre corresponde a um livro, ou seja, não é possível que um arquivo contenha mais de um livro.

Além disso, regra geral, a ECD será entregue em apenas um arquivo correspondente a todo o ano-calendário.

Contudo, há algumas exceções, como por exemplo a escrituração resumida com livros auxiliares. Nessa situação, a escrituração poderá conter mais de um livro por ano-calendário e, consequentemente, mais de um arquivo, tendo em vista que haverá o livro principal (escrituração resumida) e um ou mais livros auxiliares.

Fonte: FAQ Sped Contábil

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 11 abril 2013 | 11:13

Eu estou com uma duvida, as empresas de lucro presumido já terão de apresentar este ano ?

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 11 abril 2013 | 11:43

Phillipe Gambôa
Bom dia!

Segundo a Instrução Normativa RFB nº 787/07, estão obrigadas a adotar a ECD:

I.em relação aos fatos contábeis ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2008, as sociedades empresárias sujeitas a acompanhamento econômico-tributário diferenciado, nos termos da Portaria RFB nº 11.211, de 7 de novembro de 2007, e sujeitas à tributação do Imposto de Renda com base no Lucro Real.

II.em relação aos fatos contábeis ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2009, as demais sociedades empresárias sujeitas à tributação do Imposto de Renda com base no Lucro Real.

Para as outras sociedades empresárias a ECD é facultativa.

As sociedades simples e as microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional estão dispensadas desta obrigação.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Agnaldo Esteves

Agnaldo Esteves

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 17 maio 2013 | 17:07

Pessoal, boa tarde.

Estou validando o SPED Contábil versão 2.2.8, e gostaria de saber a respeito do plano de contas referencial. Algumas contas indicam que a validade está encerrada. Ex. 1.01.05.05.03 Pis.

Busquei referencias sobre alterações no plano referencial. Alguém tem alguma informação se exite algum plano referencial novo?

grato

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Terça-Feira | 21 maio 2013 | 13:54

boa tarde, Agnaldo

Dentro do proprio PVA do Sped tem o plano referencial válido, inclusive com a data de vigência. Depois de instalado o PVA na sua maquina, vá ao caminho abaixo e veja o arquivo: contasref-SRF.txt.

C:Program FilesProgramas_SPEDContabil22TabelasExternas

Att.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Terça-Feira | 21 maio 2013 | 14:02

boa tarde, Leia

AS informações do Sped/Fcont são entregues uma única vez por exercício, independente de quem foi responsável pela sua elaboração no decorrer do ano.
Voce tem dua opções:
pegar com o outro contador as informações via aquivo e tentar importar no seu sistema;
digitar no seu sistema os dados referente ao período que voce não tem as infomações.

Att.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Geroncio Maia

Geroncio Maia

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 21 maio 2013 | 15:47

Ao validar o arquivo da escrituração contábil do ano base 2012. apresentou erros na validação nas contas de compensação: O saldo da conta no registro de saldo periódico (I155) é diferente de zero na data do encerramento. Como faço para zerar este erros.
Estes lançamento foram realizado nos anos anteriores, de convênios antigos muitos deles tem saldo de R$0,01.

Marco Antonio Faé Venancio

Marco Antonio Faé Venancio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 23 maio 2013 | 16:09

Anderson Kolera Silva, boa tarde!

Vendo a dúvida da colega Leia Rodrigues e sua resposta, peço por gentileza que veja uma dúvida minha, bem parecida só que invertida, publicada em outro tópico similar, neste link: clique aqui

Você menciona "pegar com o outro contador as informações via arquivo...". No meu caso, eu tenho como disponibilizar esses arquivos via Validador ECD para o novo escritório responsável? (O programa que utilizamos para processamento da contabilidade aparentemente são incompatíveis, não se comunicam - Prosoft/Contmatic)

Agradeço atenção e ajuda.

MARCO VENANCIO
Contabilista
NÃO EXISTE UMA RECEITA PARA O SUCESSO. MAS HÁ BONS REMÉDIOS PARA PREVENIR O FRACASSO!
LEIARPH

Leiarph

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 23 maio 2013 | 16:44

Anderson e Marco Antonio, estou mais perdida ainda, rs. Entrei em contato com o escritório do 1o. período e me informaram que é possível enviar mais de um arquivo no ano, pode ser quebrado, eles enviarem uma parte e eu enviar a seguinte, será que procede?

Leia R.P.Harmon
Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Quinta-Feira | 23 maio 2013 | 17:23

boa tarde, Marco Antonio e Léia

Consultando o Manual do Sped (ADE 33/2013), há sim a possibilidade de entregar dois arquivos no ano com a escrituração contábil de responsabilidade de cada contador.
Lembrando que cada arquivo enviado é um Livro entregue e a numeração deve seguir a sequencia e também deverá ser recolhido a taxa da Junta para cada livro.

Segue citação do Manual:

Seção 1.11. Limite de Tamanho e Período dos Livros
Mudança de contador no meio do período:
Respeitados os limites acima, o período da escrituração pode ser fracionado para que cada contabilista assine o período pelo qual é responsável técnico.


Espero ter ajudado.

Att.
Anderson K.Silva

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Marco Antonio Faé Venancio

Marco Antonio Faé Venancio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 23 maio 2013 | 17:32

Anderson

Obrigado pela resposta, ajudou e muito.
Isso na prática fica esquisito, mas se existe a regra, é o que vale.

Vou pegar detalhes de sua citação.

MARCO VENANCIO
Contabilista
NÃO EXISTE UMA RECEITA PARA O SUCESSO. MAS HÁ BONS REMÉDIOS PARA PREVENIR O FRACASSO!
LEIARPH

Leiarph

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 24 maio 2013 | 07:55

Obrigada pela ajuda Anderson, ficou mais claro, e vamos que vamos né? Ótimo dia para todos vocês.

Leia R.P.Harmon
Tatiane

Tatiane

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 24 maio 2013 | 15:35

Boa Tarde!!
Por favor, preciso de ajuda!! Estou tentando enviar o sped contabil e esta dando 12 erros dizendo que a "Conta cadastrada no plano de contas não é conta de resultado" e "Conta informada deve existir no plano de contas e ser analitica". As contas que eles mencionam são contas de receita e despesa e estão cadastrada corretamente. Será que alguem pode me ajudar?

Obrigada!!

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Segunda-Feira | 27 maio 2013 | 13:42

boa tarde, Tatiane

Só com essas informações fica difícil de te dizer ao certo o que está acontecendo, dá uma revisada na estrutura do plano de contas e referencial e se estão de acordo com o layout do Sped.

Att.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Quinta-Feira | 27 junho 2013 | 08:06

bom dia, Jaciara

Se a ECD está validada sem erros, já foi assinada pelo responsável e pelo contador e o requerimento também já foi assinado, era para voce conseguir transmitir.
Está ocorrendo erro na hora da transmissão? já verificou o ReceitaNet?

Att.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Jaciara Amorim

Jaciara Amorim

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 27 junho 2013 | 08:32

Bom dia Anderson

Sim já verifiquei mas não sei o que está acontecendo, pois quando entrar no receita net dá a seguinte mensagem :

Erro! a escrituração não será transmitida. A escrituração contábil que está sendo transmitida possui um numero de ordem do instrumento de escrituração já enviado em outra escrituração para um mesmo CNPJ e forma. Se desejar substituir a escrituração já enviada é necessário utilizar um requerimento de substituição de livro digital não autenticado."

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Quinta-Feira | 27 junho 2013 | 08:35

Estranho, por que essa mensagem é justamente de que já foi entregue uma escrituração anteriormente

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Quinta-Feira | 27 junho 2013 | 08:36

Dá uma conferida no número do Livro Diario, pode ser que o nº esteja repetido.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
MEIRE PIRES

Meire Pires

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 27 junho 2013 | 08:41

Não tem nada a ver com o que foi dito anteriormente.

Só que estou com um probleminha aqui.

Estou fazendo a SpedContabil e na hora de assinar como contabilista (Gerenciar Requerimento), não tem a opção, aparece a opção OUTROS.

Já baixei a versão 2.2.9 e a 2.2.10 e não aparece a opção CONTABILISTA.

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Quinta-Feira | 27 junho 2013 | 09:09

bom dia, Meire

pode ser que o cadastro do contador nao esteja com o codigo certo, da uma verificada se está com o código 900 (contador).

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.