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Captação de clientes

Roseli Corrêa

Roseli Corrêa

Prata DIVISÃO 1
há 17 anos Domingo | 18 novembro 2007 | 18:55

Boa tarde...

Sou estudadante de Ciências Contabeis, embora já seja técnica, e estou querendo abrir um escritório.Gostaria de saber como fazer captação de clientes, sem ferir o código de ética e a nossa classe,praticando preços inferiores ou desmerecendo, mesmo sem ter a intenção, algum colega de profissão, pois acredito na união da nossa classe.

Obrigada






"Tolera a verdade alheia na mesma medida em que seja tolerada a tua. "
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Domingo | 18 novembro 2007 | 22:20

Boa noite Roseli,

Sou incapaz e mesmo que quizesse ou que me esforçasse, não saberia como deixar aqui a "Receita para Captação de Clientes".

Isto porque a meu ver esta receita envolve dezenas de pequenas coisas que vão desde (é óbvio) o conhecimento de contabilidade, até sua simpatia, determinação e carisma.

Mas uma coisa indiscutivelmente você tem. O desejo de ser correta, de não ferir a ética, de não desmerecer colegas e de acreditar na união da classe.

Depois de ler, duas ou mais vezes o que você postou eu posso seguramente acrescentar à minha "Receita para Captação de Clientes" um ingrediente fundamental;

É preciso (também) pensar e agir como você!

...

Leandro Alexandrino

Leandro Alexandrino

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 17 anos Segunda-Feira | 19 novembro 2007 | 00:07

Boa Noite Roseli!

Estou vivendo isto hoje, estou abrindo um escritório e refleti muito sobre este assunto, e como você, tenho esta preocupação e também acredito na união.
Bom, eu resolvi adotar o sistema (pelo menos agora no começo) de aberturas de empresas, nada melhor (e pior) do que a propaganda "boca a boca". acredito que você "conquistando" um empresário, e se seus serviços forem de qualidade, ele por sua vez, indicará os seus serviços a amigos dele e assim você ficará conhecida. Eu adotei esta filosofia, e por enquanto esta funcionando.

Espero ter ajudado!

Leandro Meche Alexandrino

Seja Livre, use Linux!!!

https://www.ubuntu.com
Antenor da Silva Filho

Antenor da Silva Filho

Bronze DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 17 anos Segunda-Feira | 19 novembro 2007 | 12:05

Recetemente fiz um curso sobre Marketing e Consultoria Contábil, nele a palestrante deu algumas dicas de Como Prospectar Clientes, acho interessante você vê junto ao CRC local ou sindicato dos contabilitas local algum tipo desse curso. Vai ser de boa ajuda.

Roseli Corrêa

Roseli Corrêa

Prata DIVISÃO 1
há 17 anos Segunda-Feira | 19 novembro 2007 | 16:41

Obrigada meninos...

Acho que trocando idéias conseguiremos chegar aos nossos objetivos juntos...e naum sei se eh um sonho, mas acredito muito nisso....que um dia nossa classe terá tamanha união e ficarão somente os que pensam no coletivo,mesmo pq eu acredito que o mercado não vai mais absorver a minoria que ainda barganha e desmerece um trabalho tão importante como o nosso....
Sabe Saulo, eu tenho um sonho...alguns profissionais valorizam os grandes clientes, mas não dão o apoio que o pequeno necessita para crescer...e eu quero fazer um trabalho voltado para o pequeno empresário...aquela pessoa que as vezes trabalhou uma vida como empregado, pensando no sonho de ter o seu proprio negócio e em pouco tempo ve tda ua vida acabar, por falta de apoio...quero ajudar na gestão dos pequenos e ve-los crescer e não morrer....pode até parecer piegas...mas eu acredito no que eu estou falando..

Muito obrigada a todos....to amando este lugar






"Tolera a verdade alheia na mesma medida em que seja tolerada a tua. "
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Segunda-Feira | 19 novembro 2007 | 19:55

No meu caso, a "receita" foi o tempo.
Tivemos que abrir o escritório com apenas um cliente (um boteco, movimento mesal de R$ 700,00 aproximadamente).
No início foi difícil, mas hoje, 15 anos depois, vemos o fruto do nosso esforço.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Renata C. Santis

Renata C. Santis

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 17 anos Terça-Feira | 20 novembro 2007 | 09:45

Bom dia a todos! Primeiramente gostaria de parabenizar vocês pelas iniciativas tomadas para promover a nossa união aqui no fórum, isso é muito importante, pois sem parceria hoje em dia fica muito difícil de crescer profissionalmente. Estou iniciando o meu escritório também, estou providenciando as últimas coisas para poder iniciar as atividades do escritório em Janeiro próximo. E como muitos aqui será um ínicio difícil, principalmente se tratando em captação de clientes. Concordo com a Roseli e pretendo realizar o mesmo trabalho de assessorar os pequenos empresários que estão necessitando de apoio, e assim como você Roseli sou técnica em contabilidade e estou estudando ciências contábeis. Espero contar com a ajuda de vocês e o que precisarem de mim também estarei a disposição.

Até mais.

Reinaldo Hassen Junior

Reinaldo Hassen Junior

Ouro DIVISÃO 1, Representante
há 17 anos Terça-Feira | 20 novembro 2007 | 10:09

Uma boa dica para não ferir nenhum código de ética ou desrespeitar colegas de profissão é buscar clientes que ainda não tenham contadores. Ou seja, clientes novos.

Para isso uma boa dica é buscar onde os negócios começam:

- Imobiliárias: Deixe seu prospecto e cartões em imobiliárias para que os vendedores entregue em locações ou compras de salões comerciais;

- Associação Comercial: O primeiro lugar que os novos empresários buscam informações para constituir o negócio;

- Bancos e instituições de crédito: Os gerentes de banco, são procurados como consultores antes mesmo dos contadores para a abertura da empresa. É interesse deles também que seu cliente seja bem assessorado contabilmente.

- Fórum Contábeis: Essa nossa troca de idéias é tão positiva que acaba até demonstrando um pouco de nosso trabalho do dia-a-dia. Já fiz muitos negócios com clientes que me conheceram aqui no fórum.

Um ponto muito importante é não fazer "troca de favores". Não vincule pagamentos ou comissões à indicação de seu escritório. Isso denigre sua imagem. Prestando um bom serviço, os profissionais de outras áreas vão te indicar porque confiam em você e sabem que indicando seu escritório estão fazendo realmente um favor para seus clientes.

Boa sorte!

Antes de perguntar, pesquise;
Após receber uma resposta, classifique-a;
Ajude na corrente do fórum: Quando fizer uma pergunta, busque dar também uma resposta.
Gilmar Ferreira

Gilmar Ferreira

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 16 anos Quinta-Feira | 7 agosto 2008 | 16:15

Faça contatos com despachantes, pois muitas pessoas procuram eles para abrir empresa sendo que não é a finalidade deles, e você mantendo contato eles indicarão seu escritório.

Vinicius Lima Martins

Vinicius Lima Martins

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2008 | 09:54

Além das expostas acima, voce pode participar de palestra, cursos, escrever artigos, dar entrevistas, ou seja terne-se conhecida.
A propaganda boca a boca funciona bem no início mas com o passar do tempo sua maior propaganda será a qualidade dos serviços prestados, com isso seus clientes lhe indicarão novos clientes.



abraços e boa sorte

Vinicius Lima Martins
Contador
(77) 8809 1088
Leandro A. de Melo

Leandro A. de Melo

Prata DIVISÃO 4, Advogado(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 11 setembro 2008 | 09:59

O problema é que vários contadores e contabilistas não usam essas tabelas para a cobrança de honorários.

Alguns dias atrás um cliente meu veio me questionar sobre o valor dos honorários. Ele me falou que um outro contador faz serviço contábil para uma empresa que tem praticamente o mesmo porte da empresa dele e que cobra quase a metade do que eu cobro dele.

Eu falei pra ele que eu utilizo a tabela de valores minimos estipulados. E tenho também que valorizar o meu trabalho. Alguns clientes acham que o serviço é muito simples de se fazer, mas na verdade não é. A gente tem que estar atento as diversas mudanças da legislação para que não dê problema para a empresa.

Leandro Melo
[email protected]
Genival  Luz

Genival Luz

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 16 anos Sexta-Feira | 12 setembro 2008 | 08:38

Saudações.

Sou novato poraqui.

Mais gostaria de parabenizar pelo tópico.

Excelentes dicas.

ÉTICA sempre.

Abraços.
Genival luz

"Quem não sabe o que procura, não entende o que encontra"
Alexandre Orsolini Violla

Alexandre Orsolini Violla

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 12 setembro 2008 | 09:04

Achei muito interessante esse tópico. Na minha opinião, o que muitas vezes acontece, é o "coronelismo". Grandes escritórios se sentem ameaçados quando da abertura de novos escritórios por pessoas mais jovens. Trabalhei durante 15 anos em escritórios e quando resolvi trabalhar "por conta", naturalmente algumas das empresas clientes desses escritórios que trabalhei me procuraram. Essas empresas me procuraram não pelo valor de honorarios e sim pelo serviço que eu prestava nos escritórios que trabalhava. Outra coisa que me surpreendeu, negativamente, foram algumas empresas de outros escritórios, não os que eu trabalhei, que transferiram as suas contabilidades p/ mim. Essas empresas, eram empresas clientes de "grandes escritórios", com fama de serem os melhores, e o que eu vi quando recebi a documentação, foi um descaso total com a empresa. Encontrei de serviços executados de maneira incorreta até guias não recolhidas. O tamanho e a fama do escritório não podem ser apenas os itens a serem analisados na hora da contratação dos serviços. Abraços!

Alexandre Orsolini Violla
assessoria empresarial e contabilidade
Genival  Luz

Genival Luz

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 16 anos Sexta-Feira | 12 setembro 2008 | 09:24

Muito Obrigado, Leandro.

No que eu puder ajudar, também, me coloco a disposição.

Só um comentário, sobre o que o Alexandre disse, realmente é verdade, tive uma empresa e quem fazia a Contabilidade era um grande escritorio de minha cidade, porém, quando resolvi mudar, até devido ao tratamento que recebiamos, já era grande o suficiente e eramos tratados até com descaso, e quando o novo escritorio analisou a documentação encontrou diversas irregularidades.

As vezes o empresário não tem parametro para analisar se esta bom......somente quando é necessário mudar....ai sim, as vezes, ele pagou gato por lebre!!!

A dica que fica: É jamais mude o tratamento a seu cliente devido a carteira enorme. Isso pode fazer toda diferença!!!

Abraços.

"Quem não sabe o que procura, não entende o que encontra"
Leandro A. de Melo

Leandro A. de Melo

Prata DIVISÃO 4, Advogado(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 15 setembro 2008 | 11:56

Isso o que o Alexandre e o Genival disse acontece constantemente.

A maioria das empresas que pegamos de outros contadores estavam com muitas irregularidades. E o pior de tudo que a gente fica com a mão na frente e outra atrás... Quando vamos dar a notícia para o cliente que sua empresa está com várias irregularidades eles quase nos "matam". Isso tudo por culpa dos outros profissionais incompetentes que simplesmente arquivava tudo e não fazia nada.

A gente acaba "pagando o pato" por culpa dos outros.

Leandro Melo
[email protected]
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Segunda-Feira | 15 setembro 2008 | 14:11

Boa tarde,

Não cabe a menor "discussão" a respeito de escrituração contábil mal feita, com os proprietários de empresas cuja contabilidade esteve sob a responsabilidade de outro contador ou empresa contábil.

Ao receber a contabilidade do responsável que o precedeu, duas providências devem ser tomadas imediatamente:

1 - promover uma análise da contabilidade propriamente dita e dos documentos que a compõem e,

2 - elaborar o Contrato de Prestação de Serviços Contábeis a ser celebrado com a empresa em questão.

Depois de promover a análise citada acima, há que se formular correspondência endereçada aos proprietários da empresa, onde deva constar todas as irregularidades encontradas e relacionados os documentos faltantes (Declarações, comprovantes de pagamentos, etc.)

Cabe aos interessados "cobrar" do contador anterior a eventual falta dos documentos realacionados e a regularização da escrituração contábil.

É imperativo que fique clara a data do início da responsabilidade do contador atual e a possibilidade (se for o caso) de regularizar a contabilidade.

Não se pode simplesmente "lavar as mãos", culpar o antecessor e deixar tudo como está. As providências de acima devem ser tomadas com o intuito exclusivo de determinarmos a autoria e responsabilidade pelas irregularidades encontradas e de respaldar a cobrança pela regularização.

Em reunião com os interessados, depois de explanada a situação e os riscos que envolvem, serão definidas as diretrizes e atitudes a serem tomadas.

Se decidirem pela regularização recomendada, estipule-se os honorários, as condições e o custo tributário. Se optarem pela não regularização, cabe ao contador atual decidir se deve assumir (ou não) a responsabilidade pela empreitada.

Desnecessário dizer que em alguns casos (principalmente naqueles em que os proprietários querem que se dê continuidade ao que vinha sendo feito), a alternativa recomendável diante de casos em que o risco envolve inclusive o contador responsável, é a imediata devolução da contabilidade.

...

Genival  Luz

Genival Luz

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 16 anos Sexta-Feira | 19 setembro 2008 | 13:53

Caro Felipe, boa tarde.

Por gentileza, poderia nos explicar melhor a forma de suas parcerias?

Abraço.

"Quem não sabe o que procura, não entende o que encontra"
Elpidio Oliveira de Araujo

Elpidio Oliveira de Araujo

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 19 setembro 2008 | 17:20

Olá a Todos,
É a primeira vez que participo de forum.
Gostei muito do tema proposto pela Roseli, aliás, já abriu seu escritório, Roseli?
Na minha opinião, a melhor forma de captar clientes, é:
a) Ética,
b) Capacidade Técnica,
c) Relacionamentos, e
d) Tempo.
Como já exposto pelos colegas.
Mas ainda acho que nossa classe deveria se organizar, juntamente com os CRCs, para estipular um preço mínimo, e punir aqueles que praticam preços que desvalorizam esta profissão tão importante.

jorge cunha

Jorge Cunha

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 16 anos Sexta-Feira | 19 setembro 2008 | 18:05

Colegas boa tarde!

Parabéns pelas valiosas contribuições, também enfrento um grande problemas na captação de cliente. Abri recentemente meu escritório e tenho tentado sempre contatos, mas alguns casos que me procuram, tem muitos problemas do passado.
Sei que não existe uma receita mágica, mas com fé, determinação e profissionalismo vamos conseguir sempre novos clientes, sejam, por contados variados, ou principalmente pela indicação de nossos cliente.
Quanto a tabela de honorários não e fácil conseguir cobrar, temo sempre que buscar o bom senso.
Quando me procuram, busco sempre informação de qeu trabalho era feito e quais os honorários, para manter ou ampliar os serviços e valorizar os nosso honorários.
Aos colegas que como eu estão começando, desejo fé em Deus ânimo e muito trabalho, somente assim venceremos.
abraços a todos.

Gustavo Pitta

Gustavo Pitta

Iniciante DIVISÃO 5, Coordenador(a) Financeiro
há 15 anos Domingo | 26 abril 2009 | 18:33

Muito boa noite a todos,

Primeira mensagem que envio, não encontrei um lugar devido para tal, mas espero aqui conseguir bons contatos e adquirir com todos vocês conhecimentos essenciais para prestar serviços com muita ética e qualidade.

E que em algum momento eu consiga ajudá-los, também, em quaisquer assuntos discutidos neste fórum.

Posto neste tópico, pois acho que é o maior dos desafios para iniciantes no mercado conseguir clientela.

Abraços e saudações!
Gustavo Pitta

Editado por Gustavo Pitta em 26 de abril de 2009 às 18:37:34

Gustavo Pitta
MSN: [email protected]
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Domingo | 26 abril 2009 | 23:11

Boa noite Gustavo,

Deixe-ma fazer "as honras da casa" e desejar-lhe boas vindas.

Bom saber que está disposto a partilhar conosco seus conhecimentos.

Estou certo de que ainda "nos veremos", pois são pessoas que pensam como você, que permitem a existência deste Fórum.

...

Oliveira

Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 23 junho 2009 | 00:41

Eu sou cauteloso ao acusar algum Escritório no que tanje a "irregularidades" ou guias não recolhidas.

Digo isso, por que já fui procurado por empresarios que trazem a papelada com o papo que o outro não atendia bem, não fazia nada.

A realidade foi outro, o cliente era mal educado, desorganizado, não recolhia nada.

Então cuidado ao dizer que é culpa do concorrente.

Pela secessão individual
Indicação de leitura: Democracy: The God That Failed, de Hans-Hermann Hoppe

mises.org.br / midiasemmascara.org / http://lucianoayan.com / libertatum.blogspot.com

Leandro A. de Melo

Leandro A. de Melo

Prata DIVISÃO 4, Advogado(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 2 julho 2009 | 15:18

Com certeza Oliveira. Já tive diversos casos assim. Pior de tudo é quando você faz todo o serviço e chega no final do mês e não vê nem uma cor de dinheiro... E ainda por cima reclama se tiver sido feito alguma coisa errada.

Leandro Melo
[email protected]
Edilson Silva

Edilson Silva

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 20 julho 2010 | 17:32

Gente, estou no inicio também, depois de 13 anos trabalhando para outros escritórios, resolvi investi no meu potencial, tá sendo complicado, mas já esta andando com suas proprias pernas, ou seja o escritório paga suas contas e eu já possuo uma renda, ainda leciono, mas penso em parar assim que o escritório se tornar mais rentavel.
Obrigado pelas dicas acima.
um abraço a todos.

Edilson Silva
Contabilidade
Pós Graduação em Pericia e Interpretação de sentenças.
MSC UnB
Gilmar dos Santos Antony

Gilmar dos Santos Antony

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 21 junho 2011 | 10:51

Atualmente passo pela mesma situação (conquistar clientes), e além de vários requesitos listados acima, o que não se pode fazer é ficar parado esperando seus clientes chegarem até você. Saía atrás de clientes, seja persistente, não desanime, tenha visão de águia, lute pelo seu objetivo, seja ativo, uma dica que lhe dou é a internet, atualmente é um meio de comunicação e markenting bastante proveitoso. Confie em Deus, pois ele é contigo.

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