x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 37

acessos 441.194

Contabilização correta de estoques

Priscilla Ribeiro

Priscilla Ribeiro

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 5 dezembro 2007 | 09:11

Contabilizo as compras e vendas de mercadorias nas contas de resultado CUSTOS - COMPRAS DE MERCADORIAS PARA REVENDA e RECEITAS - RECEITA BRUTA DE VENDAS.

Para a baixa no estoque do ano anterior, contabilizo assim:
D-CMV (resultado)
C- Compras de mercadorias (no ativo)

Para lançamento do novo estoque:

D-Compras de Mercadorias (no ativo)
C- CMV (resultado)

No entanto, gostaria de saber como proceder o lançamento das compras e vendas já abatendo no estoque, visto que desse jeito as empresas tem q emitir muita nota p/ cobrir as despesas. Resumindo, um lançamento das compras direto no estoque (ativo). Poderiam me ajudar??

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 5 dezembro 2007 | 11:29

Bom dia Prescila.


Tecnicamente este procedimento está incorreto. O termo "estoque" refere-se a todos os bens tangíveis mantidos para venda ou uso próprio no curso ordinário do negócio, bens em processo de produção para venda ou para uso próprio ou que se destinam ao consumo na produção de mercadorias para venda ou uso próprio e representa o quanto a empresa tem de capital em giro aplicados em estoques.
Portanto não é aconselhável o procedimento adotado, o correto é lançar as compras para estoques no Ativo Circulante em sua conta Própria como no exemplo abaixo:

Se a compra for a prazo:
D - Estoque de Mercadorias (Ativo Circulante)
C - Fornecedores (Passivo Circulante)
R$ 50.000,00
Se a compra for a vista:
D - Estoque de Mercadorias (Ativo Circulante)
C - Caixa bancos (Passivo Circulante)
R$ 50.000,00
Então para baixa no Estoque o lançamento seria:
D - CMV ( Resultados )
C - Estoques de Mercadorias ( Ativo Circulante )
R$ 50.000,00

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Priscilla Ribeiro

Priscilla Ribeiro

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 5 dezembro 2007 | 11:47

Luiz José, desde já agradeço a resposta, mas continuo com algumas dúvidas.

1. As vendas serão lançadas de que forma?

2. Qual o melhor procedimento a fazer a partir do ano de 2008?? Dou baixa nos estoques da maneira q eu fazia e a partir de 2008 faço os lançamentos conforme acima?? Porque então as compras serão somadas ao estoque inicial, certo?

Obrigada!

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 5 dezembro 2007 | 11:59

As vendas se a prazo:

Venda de Mercadorias:
D - Clientes (Ativo Circulante ou Realizável em Longo Prazo)
C - Vendas de Mercadorias (Conta de Resultado)

Se vendas forem a vista:
D - Caixa/Bancos (Ativo Circulante)
C - Vendas de Mercadorias (Conta de Resultado)

Qual o melhor procedimento a fazer a partir do ano de 2008?? Dou baixa nos estoques da maneira q eu fazia e a partir de 2008 faço os lançamentos conforme acima?? Porque então as compras serão somadas ao estoque inicial, certo?


Correto. Porque não devemos trocar de procedimento no mesmo Exercício Social. Então no exercicio seguinte, adiciona as compras ao estoque final proveniente do exercicio anterior.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Jandro

Jandro

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 5 dezembro 2007 | 12:04

Pela venda :

D - caixa/cliente
C - Rec vendas

Vale lembrar que estes lançamentos são para quem faz o controle permanente de seu estoque através de sistema de computador ou ficha de controle de estoque, apurando o custo de cada produto individualmente.

Priscilla Ribeiro

Priscilla Ribeiro

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 5 dezembro 2007 | 16:14

Desculpe a insistência, mas por exemplo:

Uma empresa q vai iniciar o ano com o estoque inicial de R$20.000,00 e em janeiro faz uma compra de R$ 12.000,00, o estoque vai p/ R$ 32.000,00 certo??

No final do ano, a conta estoque (AC) estará acumulada em 164.000,00, aí é só proceder a baixa c/ os valores do inventário final conforme explicado acima?
D - CMV ( Resultados )
C - Estoques de Mercadorias ( Ativo Circulante )

E inicia-se novo ano??

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 6 dezembro 2007 | 08:52

Bom dia, desculpa a intromissão nessa questão, mas vou dar minha singela opinião.

Quando falamos de estoque/vendas etc, estamos falando da apuração do custo das mercadorias vendidas, ou simplesmente o CMV.
A seguir observaremos os caminhos para apuração do CMV e do RCM.

Custo Das Mercadorias Vendidas - Cmv
A apuração do custo das mercadorias vendidas está diretamente relacionada aos estoques da empresa, pois representa a baixa efetuada nas contas dos estoques por vendas realizadas no período.
O custo das mercadorias vendidas pode ser apurado através da equação:
CMV = EI + C - EF
Onde:
CMV = Custo das Mercadorias Vendidas
EI = Estoque Inicial
C = Compras
EF = Estoque Final (inventário final)

Resultado Com Mercadorias - Rcm
O resultado com mercadorias surge do confronto entre as vendas efetuadas e o custo das mercadorias vendidas.
Se o valor das vendas for maior do que o CMV, pode-se dizer que houve um lucro bruto.Se o valor das vendas for menor do que o CMV, pode-se dizer que houve um prejuízo com mercadorias.
O resultado com mercadorias pode ser apurado através da equação:
RCM = V - CMV
Onde:
RCM = Resultado Com Mercadorias
V = Vendas
CMV = Custo das Mercadorias Vendidas
Consideraremos os seguintes dados para calcular o resultado com mercadorias no período de xx.xx.x0 a xx.xx.x0.
Estoque em xx.xx.x0 R$ 1.600,00
Compras para revenda R$ 1.300,00
Vendas de mercadorias R$ 3.840,00
Compras devolvidas R$ 300,00
PIS/Cofins R$ 930,00
Fretes R$ 250,00
Vendas canceladas R$ 100,00
Estoque inventariado (31.x0) R$ 1.270,00
ICMS sobre compras e vendas - alíquota de 17%.
Assim temos:
Compras totais R$ 1.300,00
(-) ICMS sobre compras R$ 170,00
(-) Compras devolvidas R$ 300,00
(+) Fretes R$ 250,00
(=) Compras Líquidas R$ 1.080,00
Nota: ICMS sobre compras: 17% de R$ 1.300,00 = R$ 221,00
ICMS compras devolvidas: 17% de R$ 300,00 = R$ 51,00
Valor líquido da conta ICMS sobre compras R$ 170,00

Vendas totais R$ 3.840,00
(-) ICMS sobre vendas R$ 635,80
(-) Vendas canceladas R$ 100,00
(-) PIS/Cofins R$ 930,00
(=) Vendas Líquidas R$ 2.174,20
Nota: ICMS sobre vendas: 17% de R$ 3.840,00 = R$ 652,80
(-) ICMS sobre devoluções: 17% de R$ 100,00 = R$ 17,00
(=) Valor líquido da conta de ICMS sobre vendas R$ 635,80
Substituindo nas fórmulas teremos:
CMV = EI + C - EF
CMV = 1.600,00 + 1.080,00 - 1.270,00
CMV = 1.410,00
RCM = V - CMV
RCM = 2.174,20 - 1.410,00
RCM = 764,20
Com base nos dados acima, os registros contábeis poderão ser efetuados do seguinte modo:
a) Pelo valor do estoque inicial em xx.xx.x0:
D - CUSTO DE MERCADORIAS VENDIDAS
(Conta de Resultado)
C - ESTOQUE DE MERCADORIAS
(Ativo Circulante) R$ 1.600,00
b) Pelo valor das compras efetuadas no período:
D - CUSTO DE MERCADORIAS VENDIDAS
(Conta de Resultado)
C - COMPRAS
(Conta de Resultado) R$ 1.080,00
c) Pelo valor do estoque final inventariado em xx.xx.x0:
D - ESTOQUE DE MERCADORIAS
(Ativo Circulante)
C - CUSTO DE MERCADORIAS VENDIDAS
(Conta de Resultado) R$ 1.270,00
d) Pela transferência do custo para o resultado com mercadorias:
D - RESULTADO COM MERCADORIAS
(Conta de Resultado)
C - CUSTO DE MERCADORIAS VENDIDAS
(Conta de Resultado) R$ 1.410,00
e) Pela transferência das vendas para o resultado com mercadorias:
D - VENDAS
(Conta de Resultado)
C - RESULTADO COM MERCADORIAS
(Conta de Resultado) R$ 2.174,20
f) Pela transferência do Resultado com mercadorias para apuração do resultado do exercício:
D - RESULTADO COM MERCADORIAS
(Conta de Resultado)
C - RESULTADO DO EXERCÍCIO
(Conta de Resultado) R$ 764,20

Vale lembrar que o exemplo acima se estendeu em virtude da complexidade do passo a passo, tendo em vista que informações muito resumidas para este caso, apenas trazem mais dúvidas do que soluções.

E se o exposto produziu áqueles dúvidas, disponha do fúrum, cabe lembrar que no banco de dados do forum, há farto material que contempla esse tema.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
VALERIA REGINA DE ASSIS

Valeria Regina de Assis

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar
há 15 anos Sexta-Feira | 17 julho 2009 | 10:24

Bom Dia a todos, estou com uma duvida sou rescente formada em tecnico em caontabilidade e minhas duvidas seria o seguinte:

Contabilizo uma empresa de Maquetes, exemplo, ela compra mercadorias " materia-prima" para fazer as maquetes certo.

Então contabilizio essas compras no conta de (ESTOQUE-materia-prima), SÓ que nunca foi dado baixa neste estoque de materias-primas., pois essa empresa é de prestadora de serviços de elaboração de maquetes , resultado esta empresa esta com um saldo de estoque gigantesco, -R$ 800.000,00 QUE VEM DESDE QUANDO ELA ABRIU.

Minha duvida é como faço para diminuir este estoque é correto ficar assim, se não como faço para dar baixa neste estoque, lembrando que ela não é comercio e sim prestadora de serviços.

Agradeço desde ja

Valeria

VALERIA REGINA DE ASSIS

Valeria Regina de Assis

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar
há 15 anos Sexta-Feira | 17 julho 2009 | 10:34

quanto mais leio os topicos fiquei com mais uma duvida:

Em se tratando de empresa prestadora de serviços, como fica:

teria que emitir NF de saida de estoque? ???

fiquei confusa, pois esta empresa só emiti nf DE SERVIÇOS...

Elaboração de maquetes, E USA na elaboreção essas materias-prima, por ela não ter inscrição estadual , tb não se credito de ICMS. ..

Obrigada

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 17 julho 2009 | 11:14

Bom dia, Valéria


Bem vinda ao fórum Contábeis

O que ocorre em sua contabilidade é o "custo dos serviços prestados", e não "custo das mercadorias vendidas", posto que o ramo da empresa é a prestação de serviços, e não venda de mercadorias.

Portanto, visto que o o custo do material está embutido no valor dos serviços prestados, creio que esta postagem lhe será útil; por extensão, outra postagem interessante será esta.

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
VALERIA REGINA DE ASSIS

Valeria Regina de Assis

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar
há 15 anos Sexta-Feira | 17 julho 2009 | 11:34

Ricardo muito obrigada!!!! nossa entendi, era exatamente isso que estava procurando, uma solução, vc me ajudou muito...

Vou fazer isso com ano de 2009, certinho...

Agora, Infelismente, so agora descobri isso, como faço com o estoque ( custo dos serviços prestados do ano 2008, ficou super acululado e esse valor alto esta vindo p exercicio de 2009, e não pode né..

Obrigada!!! esse forum é 1.000000

VALERIA REGINA DE ASSIS

Valeria Regina de Assis

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar
há 15 anos Sexta-Feira | 17 julho 2009 | 11:42

Ricardo, não querendo abusar de sua ajuda, por favor surgia uma duvida em relação aos lançamento:

Vou fazer o seguinte lançamento:

para baixar custo dos serv. prest.
D- estoque
C- Despesas ex.: ( tintas, madeiras - todos custo q uso no serv. prest.) _ esta conta eu coloco no CR ou despesas e custos..

Sabe estou com um plano de contas muito pobre e na hora de fechar o balanço da a desejar, vc teria uma modelo de plano de contas que tenho essas contas, por favor.......

Ficaria muito grata!!!!! com este modelo

VALERIA REGINA DE ASSIS

Valeria Regina de Assis

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar
há 15 anos Sexta-Feira | 17 julho 2009 | 14:54

Lu,

Boa tarde!! estou fazendo o ajuste no meu plano de contas.

para dar baixa no estoque como veja como vou fazer esta correto.

1) Na compra da mercadoria usada ( custo do serviços prestado)

D-estoque "materia-prima"
C-Banco c/ movimento

2) Na Baixa deste custo ( estoque)

D- Custo de serviços prestados
c- estoque

ESTA CORRETA ESTE LANÇAMENTO

Grata

bJSS

Valeria

LUIZELENE SILVIA ROSA DE MORAES

Luizelene Silvia Rosa de Moraes

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 17 julho 2009 | 15:55

esta correto sim.....mas isso na compra a vista neh...se a compra for a prazo em vez de vc fazer:

D-estoque "materia-prima"
C-Banco c/ movimento


deve fazer:

D-estoque "materia-prima"
C-fornecedores

vc tem um escritorio ou so trabalha em um????

Luh

Luizelene Moraes
msn: [email protected] - favor se identificar que é do Fórum do contrário não aceitarei convites!!
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 17 julho 2009 | 16:13

Boa tarde, Valéria



Agora, Infelismente, so agora descobri isso, como faço com o estoque ( custo dos serviços prestados do ano 2008, ficou super acululado e esse valor alto esta vindo p exercicio de 2009, e não pode né..

Embora seu problema tenha poucas palavras e dê a impressão de simplicidade, é necessário alertá-la que este assunto é bem complexo e é capaz de trazer consequencias indesejáveis, pois será necessário utilizar os procedimentos de "Ajustes de Exercícios Anteriores" (assunto já bastante debatido aqui no Fórum) e eventual tributação dos reflexos disto. (assunto próprio da sala "Legislação Federal")

Frente ao exposto, e visto que um simples debate virtual corre o sério risco de não poder totalmente apaziguar este impasse, o único procedimento adequado será o apoio de uma assessoria e/ou consultoria pessoal e particular.

A despeito deste assunto fugir da alçada do Fórum Contábeis, adiante tentarei sumarizar as observações:

1 - O ajuste correto dependerá primordialmente do tempo (desde quando) deste problema;

2 - O regime de tributação (e os custos tributários) da empresa (Simples, Lucro Real ou Lucro Presumido) está intimamente ligado ao acúmulo desta falha;

3 - Verificar que se ao longo do tempo a empresa distribuiu lucros fiscais (lucro presumido [-] tributos) ou lucros contábeis aos seus sócios
3.1 - Se lucros eventualmente distribuídos forem de caráter contábil, o erro de classificação da matéria prima inflacionou os lucros, e isto significa que os sócios receberam lucros maiores que o devido; (despesas menores = lucros maiores)
3.1.1 - Quando lucros fictícios são distribuídos os mesmos são classificados como Pró-Labore, que por sua vez é passível de tributação de acordo com a tabela progressiva do imposto de renda, contribuição previdenciária individual e a contribuição patronal da empresa
3.1.2 - As empresas que distribuem lucros desta maneira correm risco de passar a ter as receitas arbitradas nas ações do Fisco

4 - Eventualmente as declarações relativas aos anos das falhas deverão ser retificadas (DIPJ, DIPF, DCTF, DIRF, DACON, etc.)

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
VALERIA REGINA DE ASSIS

Valeria Regina de Assis

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar
há 15 anos Sexta-Feira | 17 julho 2009 | 16:49

Entendo, ricardo vc esta coberto de razão,. e concordo plenamente com vc. O problema é que eu tinha um suporte de um contador, que orientava eu quando peguei esta firma p cuidar e pois ate então nunca tinha feito contabilidade balanço desse tipo...

Resultado, fiz o balanço desde 2006 com a orientação dele ( contador) e ate hoje não fiz a baixa de estoque, sei do "problema q me meti", mas estou tentando se possivel ajustar para que este ano de 2009 seja perfeito de acordo com a legislação, como sou nova nesta area , me formei agora em tecnico em contabilidade ainda fica muitas duvidas praticas de balanço, preciso de algumas dicas... eu não sou dona do escritorio, mas é como se eu fosso, o escritorio e da minha irma e eu tenho toda responsabilidade dos balanços....

Vc vê minha situação, sera que tem algum jeito de fazer apoenas um lançamento de ajeste neste exercicio de 2008 para "zerar" este estoque e começar do zero desta vez correto...

Abraços, e agradeço muito a vcs colegar de profissão..

Valeria

VALDES SILVA

Valdes Silva

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 22 julho 2009 | 17:41

Olá pessoal, boa tarde!
Estou com dúvidas com relação aos lançamentos do estoque final e vou editar um exemplo de valores para que alguem possa me ajudar:
Movimentação anual
Estoque inicial = 15.000,00
Compras no período = 10.000,00
ICMS sobre compras = 1.700,00
Vendas no período = 14.000,00
ICMS sobre vendas = 2.380,00
Estoque final (apurado em inventario) = 14.500,00
Fiz o balanço de abertura com o seguinte lançamento:
D Mercadorias para revenda (AC)
C Balanço de abertura (PC)
R$ 15.000,00
Gostaria, se possível, que me enviassem o passo a passo dos lançamentos seguintes.
Obrigado.

Editado por Valdes Silva em 10 de setembro de 2009 às 17:51:08

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Sexta-Feira | 15 janeiro 2010 | 23:51

Boa noite Clarice,

Clique no link para saber mais acerca do Oculto964%3A18hu4kk47ep&q=custo+dos+servi%E7os+prestados&sa=Pesquisar" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link"> Custo dos Serviços Prestados

Leia atentamente cada tópico com vistas a absorver o raciocínio. Estou certo de que acabará entendendo porque devemos apurar os custos (além das despesas) para determinarmos o resultado da empresa (lucro ou prejuízo), mesmo quando estas são prestadoras de serviços.

Lembre-se que as empresas optantes pelo Lucro Real estão obrigadas ao Sped Contábil.

Significa dizer que suas demonstrações deverão obedecer ao Plano de Contas Referencial editado pela Receita Federal, com a entrega das demonstrações contábeis, notas explicativas e os livros contábeis (Diário e Razão) por meio eletrônico, além do e-Lalur (é claro).

...

KELLY CRISTINA TRENTINI

Kelly Cristina Trentini

Bronze DIVISÃO 5, Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 4 maio 2010 | 18:17

Prezados,

Trabalho em uma entidade sem fins lucrativos de previdencia complementar, e no decursos de nossos trabalhos surgiram algumas duvidas quanto ao estoque.
Eu posso contabilizar material de expediente em estoque ?
Existe um valor minimo para registra-lo ?
Qual a legislação pertinente em relação a Estoque ?

Desde já agradeço a colaboração.

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 4 maio 2010 | 19:55

Kelly Cristina Trentini.

Prezados,

Trabalho em uma entidade sem fins lucrativos de previdencia complementar, e no decursos de nossos trabalhos surgiram algumas duvidas quanto ao estoque.
Eu posso contabilizar material de expediente em estoque ?
Existe um valor minimo para registra-lo ?
Qual a legislação pertinente em relação a Estoque ?

Desde já agradeço a colaboração.

Receio haver algumas controvérsias no teor de sua dúvida, visto que "Entidade Sem Fins Lucrativos" na sua grande maioria, não apuram estoques tendo em vista essas associações apenas prestarem serviços a um grupo da sociedade e nesse contexto, nos parece que está havendo alguma distorção nos conceitos.

Verifique que:

1 - Uma ASFL (Associação Sem Fins Lucrativos) não compra e nem vende materiais ou mercadorias pois seus objetivos sociais estão distante daqueles objetivos daquelas empresas que auferem lucros;

2 - Gentileza verificar com Zelo o que realmente esteja ocorrendo nessa ASFL.

Conte com o Sempre que necessário for.

Abraço.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
KELLY CRISTINA TRENTINI

Kelly Cristina Trentini

Bronze DIVISÃO 5, Não Informado
há 14 anos Sexta-Feira | 7 maio 2010 | 08:48

Claudio, antes de mais nada lhe agradeço pela resposta.
Acho que não me expressei da melhor forma ....
Trata-se sim de uma entidade sem fins lucrativos , é uma entidade de previdencia privada. A questão que levantei sobre estoques é no caso de material de consumo, como por exemplo resmas de papeis, toner , material grafico, etc ....
Recebemos um informativo da IOB sobre brindes, que deveremos registrar no estoque (aqui tbém trabalhamos com brindes para clientes), assim em vista da orientação da IOB surgiunos a duvida quanto ao material de consumo, se é ou não necessario registrar no Estoque .
Particularmente acredito na questão da relevancia dos valores, só que o que a legislação diz ? (eu não sei procurei na Rec. Federal e não vi nada sobre isso)
(é que nem bens de pequenos valores, a legislação fala que valores inferiores +/- de 300,00 não são considerados ativos ...)
Essa é minha duvida, existe alguma legislação especifica que trata sobre estoque , valores e o que registrar ???

Desde já agradeço pela atenção

Abraço

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 7 maio 2010 | 11:27

Kelly Cristina Trentini.

Claudio, antes de mais nada lhe agradeço pela resposta.
Acho que não me expressei da melhor forma ....
Trata-se sim de uma entidade sem fins lucrativos , é uma entidade de previdencia privada. A questão que levantei sobre estoques é no caso de material de consumo, como por exemplo resmas de papeis, toner , material grafico, etc ....
Perfeito, os materiais de consumo até para seu controle poderão sim ser lançados na conta de almoxarifado e a medida em que esses materiais estiverem sendo usados, faça a baixa.

Recebemos um informativo da IOB sobre brindes, que deveremos registrar no estoque (aqui tbém trabalhamos com brindes para clientes), assim em vista da orientação da IOB surgiunos a duvida quanto ao material de consumo, se é ou não necessario registrar no Estoque .
Particularmente acredito na questão da relevancia dos valores, só que o que a legislação diz ? (eu não sei procurei na Rec. Federal e não vi nada sobre isso)
O informativo da empresa de consultoria que você se refere, trata dos bindes daquelas empresas que comercializam e que por conseguinte auferem resultados positivos ou lucros, e isso não é o seu caso, todavia, já que você diz que sua ASFL tem por hábito a distribuição de brindes, mister é então que esses sejam controlados também no ativo em uma sub-conta do Almoxarifado, que alternativamente você poderá denominar de : "Almoxarifado de Brindes" e a medida que você for bonificando aos clientes, vá dando as baixas na aludida conta.

(é que nem bens de pequenos valores, a legislação fala que valores inferiores +/- de 300,00 não são considerados ativos ...)
Alegislação do IR diz que aqueles bens cuja vida útil ultrapassar a 365 dias e seu valor seja > = a R$ 326,61 deverão ser lançados com ativo imobilizado, no seu caso se você comprou ou comparar bens para o ativo da entidade, verifique essa informação e contabilize o mesmo no ativo em conta propria.

Essa é minha duvida, existe alguma legislação especifica que trata sobre estoque , valores e o que registrar ???
No banco de dados do Forum Contabeis, consta farta literatura sobre estoques e seus respectivos registros bem como baixas e situações correlatas, no entanto volto a falar, para aquelas empresas que comercializam mecadorias, todas as compras(para comercialização) independentes de seus valores serão lançadas nos estoques e repito, esse não é seu caso.

Desde já agradeço pela atenção
A equipe de moderção, consultoria e Administração do Forum é que agradece sua participação.

Sds.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Cleilson Barbosa Viana

Cleilson Barbosa Viana

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 20 julho 2011 | 11:26

saulo,

estou registrando os lançamentos de estoques de uma empresa lucro real, minha duvida foi referente ao seu tópico acima, fiz todos os procedimentos, porem ao verificar o balancete as contas estoque ac ficam com saldo virado.. prossigo e pergunto se o nobre colega tem outra maneira de registrar os estoques.?

atc,,

cleilson

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.