x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 37

acessos 441.194

Contabilização correta de estoques

DELIENE

Deliene

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 20 julho 2011 | 16:47

Temos uma Empresa de Importacao, ela adiantou para o fornecedor o valor de 23.000,00 em maio/11, em junho a mercadoria chegou e o valor da nota foi 36.000,00, pois alem do valor da mercadoria na nota fiscal vem agregado o valor da DI (pis a recuperar, cofins a recuperar, imposto sobre importacao, despesas com a importacao). Gostaria de saber como faço para lançar o adiantamento e como faco para lancar a baixa do fornecedor (nota fiscal) com a chegada da mercadoria.

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 21 julho 2011 | 13:45

Deliene.

No banco de dados do Fórum Oculto469%3Ajgr23wms47u&ie=ISO-8859-1&q=importa%E7%E3o+em+andamento&sa=Pesquisar&siteurl=www.contabeis.com.br%2Fforum%2Ftopicos%2F10783%2Fcontabilizacao-correta-de-estoques%2Fultima%23270604" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">confira aqui você mesmo há material capaz de sanar sua dúvida.

Ps...

Procure cultivar o bom hábito da pesquisa, pelo que ao menos 95% daquelas dúvidas de contabilidade já foram respondidas aqui no portal

Sds.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
DELIENE

Deliene

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 21 julho 2011 | 14:01

Vou verificar, mas acho que a ferramenta de pesquisa nao e muito facil de encontrar o que estamos procurando, pelo menos para mim. Alem de ler em primeiro lugar, quando nao acho vou la tento criar um topico e vejo se aparece algum que ja existe. Se tiver outro meio me diga por gentileza, eu agradeço. Tento ao maximo nao pertubar, mas realmente esta minha situacao em especifico nao havia encontrado. Sei que tem companheiros que buscam a a facilidade, mas nao e o meu caso, eu busco, leio, abro todos os dias o forum e ele e minha fonte de pesquisa. Mas mesmo assim muito obrigada!!!

Daniela Muniz

Daniela Muniz

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 1 dezembro 2011 | 16:10

Olá boa tarde a todos

Tenho feito os lançamentos de compras e cmv da forma abaixo, está correto ?

preciso fazer a baixa por perda, podem me sugerir a forma de lançar ?

desde já agradeço a todos

abraço

Daniela


D - Compras de Mercadorias (Custos)
C - Fornecedores/Caixa (PC/AC)

das Vendas de Mercadorias adquiridas p/revenda

D - Clientes/Caixa (AC)
C - Revenda de Mercadorias (Receitas)

e no final do ano depois de apurado o estoque fisico levantado em 31/12, só ai então eu uso a conta de Estoque (AC), para apurar o custo das mercadorias vendidas como abaixo:

CMV = EI + C - EF
onde: CMV = Custo das Mercadorias Vendidas
EI = Estoque Inicial
C = Compras
EF = Estoque Final (inventário final)


assim:

pela transferência do Estoque Anterior:

D - Apuração do CVM (CR)
C - Estoques (AC) -

pela transferência das compras no período:

D - Apuração do CVM (CR)
C - Compras de Mercadorias (CR)

pela transferência do estoque inventariado

D - Estoques (AC)
C - Apuração do CVM (CR)

Selma

Selma

Bronze DIVISÃO 3, Economista
há 12 anos Terça-Feira | 6 dezembro 2011 | 21:26

Senhores, desculpem-me a ignorância. Mas tenho uma dúvida.
Em todos os livros que li a respeito do custo dos estoques, os exemplos são para o produto acabados. Considera-se o custo médio para a saída dos produtos.
A minha dúvida é quanto a matéria prima. Posso utilizar, para efeito de custo, o primeiro que entra é o primeiro que saí ou devo considerar o custo médio também?
Agradeço desde já.
Selma

ALEXANDRE DE SOUSA NATAL

Alexandre de Sousa Natal

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 30 janeiro 2012 | 15:10

Boa tarde senhores,

tenho uma dúvida com relação a estoques, tenho uma empresa que faço a contabilidade, e com relação ao plano de contas.

As compras de mercadorias pode ser lançadas em estoque, isto é:

D-Estoques
C-Duplicatas a pagar(fornecedores)/ou caixa

desta maneira eu acho melhor, ou em custos, que acho um tanto complicado.

Qual a melhor forma de contabilizar os estoques, por custo ou do primeiro modo.

Agradeço desde já.

Abçs


Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.