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FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

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Livro Inventário

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 5 dezembro 2007 | 10:03

Josiele Gonçalves de Freitas Oliveira, muito bom dia.

Os contribuintes devem providenciar a escrituração do livro Registro de Inventário sempre à época do balanço, com a relação das mercadorias, das matérias-primas, dos produtos intermediários, dos materiais de embalagem, dos produtos manufaturados e em fabricação, existentes no estoque, conforme disposto no art. 221 do RICMS/2000.

Também deverão ser escrituradas, separadamente:
a) a relação de mercadorias de terceiros em poder da empresa;
b) a relação de mercadorias da empresa em poder de terceiros.

O arrolamento deverá ser feito de acordo com a ordenação do produto na legislação do IPI e de acordo com a situação tributária (tributado, isento, não tributado).

O registro será feito nas colunas:
a) "Classificação Fiscal" - indicação da NCM, quando se tratar de contribuinte do IPI;

b)"Discriminação" - a especificação completa da mercadoria;

c)"Quantidade": a quantidade de mercadoria existente em estoque na data do balanço;

d)"Unidade": a especificação da unidade (quilograma, metro, litro, dúzia, de acordo com a legislação do IPI);

e) "Valor";

e.1) valor unitário de cada unidade da mercadoria, pelo custo de aquisição(para aqueles casos de empresas mercantis) ou de fabricação(para aquelas empresas industriais) ou pelo preço corrente de mercado ou bolsa, prevalecendo o critério de valoração pelo preço corrente, quando for inferior ao preço de custo. No caso de matérias-primas ou de produtos em fase de fabricação, o valor a considerar será o de custo;
e.2) Parcial - o valor correspondente ao resultado da multiplicação da quantidade pelo preço unitário;

e.3) Total: o valor correspondente ao somatório dos valores parciais constantes do mesmo código de classificação fiscal mencionado na letra a;

f) "Observações": informações diversas.

Após arrolar todas as mercadorias, deverá ser mencionado o valor total de cada grupo (matérias-primas, produtos acabados), bem como o total geral do estoque.

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Professor de Contabilidade
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Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 5 dezembro 2007 | 11:48

Inês, bom dia.

Sobre a escrituração do livro Registro de inventário, esta, é exigida pelas legislações do Imposto de Renda, do ICMS e do IPI. Portanto, cabe lembrar que quanto maior for o número de informações ali existentes, menor o grau de risco que se oferece aos fiscos, ok? desta forma é ipmportante sempre observar a legislação de cada estado, no nosso caso São Paulo.

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ZAIR SOUZA

Zair Souza

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 6 maio 2008 | 11:00

Bom dia, Caludio Rufino !

O procedimento de escriturar é único ? De acordo com a tributação da empresa isso muda ??

Gostaria de tirar uma dúvida em relação a escrituração do livro de inventário de uma empresa tributada no super simples, como devo escritura-la da mesma maneira que esta o exemplo acima ??

A empresa tem como atividade principal restaurante.

Abraços e agradecimentos.

ANGELINA PENNA

Angelina Penna

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 15 anos Segunda-Feira | 22 setembro 2008 | 22:13

Ola,
Nao sei se aqui é o topico certo mais vou pergunta, teu uma empresa que esta enquadrada no lucro real e que tbem tem que emitir ECF mais nao o faz ainda, pq o estoque esta furado, queria saber se tem que fazer controle de estoque criar uma auditoria é uma loja de materiais para constrição, será que seria necessario criar um setor só pra isso nessa empresa?
e como fazer isso alguem pode me dar uma luz.

Angelina

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 23 setembro 2008 | 07:54

Bom dia Angelina,

Um levantamento de estoque se faz com a contagem física de todas as mercadorias existentes da forma que o Cláudio Rufino explica logo acima, você pode também fazer um levantamento desde o último estoque registrado no Balanço Patrimonial até o último mês de referência através das entradas e saídas de mercadorias registradas nos livros. Você disse que a empresa está enquadrada no Lucro Real, todo fechamento de balanço para apuração do Lucro Real tem que se registrar um estoque de mercadorias e com certeza deve haver um estoque já registrado que você tomará como estoque inicial e fará o levantamento à partir daí pelas entradas e saídas chegando até o estoque final.

Bom trabalho

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
ANGELINA PENNA

Angelina Penna

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 15 anos Terça-Feira | 23 setembro 2008 | 09:22

Obrigada Gilberto,

Mais o problema é o estoque era suposto nao tinha nenhum tipo de leventamento fisico, a na declaração um estoque de 30 mil mais na verdade é um estoque aproximado de 700 mil + ou -, queria uma luz de como regularizar esse situação, e tbem saber se, no caso que fazer um levantamento dos produtos da loja teria que pagar icms sobre o estoque? nao sei o que fazer.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 23 setembro 2008 | 13:49

Olha, o contador trabalha com documentos fornecidos pela empresa, cabe a empresa levantar o estoque, bem como mandar todas as notas fiscais de entradas e saídas para escrituração. Seu caminho é este que te falei, de acordo com os documentos que lhes foram fornecidos, fazer uma planilha da movimentação pelas entradas e saídas de mercadorias e estimar um valor de estoque e expor ao cliente. De qualquer forma você precisa regolarizar o Livro de Inventário com escrituração trimestral dos estoques. O estoque de mercadorias informado no balanço faz parte do custo da mercadoria vendida e influencia diretamente no resultado do exercício, bem como a apuração dos impostos federais.

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" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 23 setembro 2008 | 13:53

De qualquer forma este estoque suposto precisa se tornar físico para que se possa fazer a escrituração do mesmo. Neste caso o contador se torna coresponsável em informar no balanço este estoque que não tem formação física.

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M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 24 março 2009 | 06:57

Vandregesilo

O Gás se compra por Kilo e vende por kilo e a agua por litro.
O vasilhame de ambos não são vendidos e podem ser cedidos por terceiros como um comodato.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 24 março 2009 | 08:01

Bom dia a todos,

Exatamente, Messias, as mercadorias em estoque deverão ser discriminadas pelas unidades de medida que foram adquiridas e serão comercializadas, vale dizer também que este controle de estoque devam ser feitos pelo custo de aquisição dos mesmos.
Os vasilhames você precisa regularizar a entrada deles na empresa, se os mesmos são de propriedade particular tem q ser feito o contrato de Comodato ou locação dos mesmos para a empresa.

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Rodrigo Seguin

Rodrigo Seguin

Iniciante DIVISÃO 1, Programador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 18 junho 2009 | 17:38

Boa tarde,

Sou desenvolvedor de sistema, e surgiu uma dúvida quanto a escrituração e ao arquivo sintegra, com relação ao inventário.
Atuo no ramo de restaurantes e como é comum as notas de entradas, são registradas sempre com os insumos para os alimentos, em compensação os produtos vendidos em notas e cupom fiscal são registrados com a descrição do prato pronto.
Qual a maneira correta de registar esta movimentação uma vez que o cliente não mantém um controle de produção como em uma indústria ?

Grato pela atenção de todos.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 18 junho 2009 | 17:57

Rodrigo, se você faz a entrada dos insumos no CFOP 1.101/2.101, as saídas dos pratos deverão ser 5.101/6.101 para que se feche a entrada de insumos com a saída de produtos.
Agora as mercadorias que o restaurante comprar e que for somente revender, que não sofrer nenhuma transformação, deverá entrar com o CFOP 1.102/2.102 e nas saídas com o CFOP 5.102/6.102.
Agora seu cliente precisa fazer um controle das notas fiscais emitidas de acordo com as compras para ficar equivalente as entradas e saídas.
Quanto ao inventário, o restaurante deverá fazer subdivisões;
1. Matérias Primas ou Insumos
2. Produtos Semi Acabados
3. Mercadorias para Revenda

Editado por Gilberto C. Olgado em 18 de junho de 2009 às 17:58:51

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André Salvati

André Salvati

Iniciante DIVISÃO 4, Coordenador(a) Projetos
há 14 anos Segunda-Feira | 7 dezembro 2009 | 15:18

Srs,

Minha dúvida é bem parecida com a dos colegas acima. Um dos meus clientes é uma empresa que fabrica embalagens plásticas e que compra polietileno (matéria-prima) em kg e que vende as embalagens em milheiro (milhares de embalagens).

- Posso usar o milheiro como unidade de medida nos itens das notas de saída?

- Existe alguma padronização de unidades de medidas para emissão de notas fiscais nesse setor?

- Como ficam as obrigações do Sintegra/NFe/SPED? Posso, por exemplo, mandar as vendas em milheiro no Sintegra?

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 13 maio 2010 | 16:53

Marcelino Pinto Teixeira Neto

Em primeiro lugar voce tem que separar o tipo de inventário que voce deseja fazer.

Inventário para atender o controle interno da empresa pode ser feito a qualquer momento que administração achar conveniente.

Inventário pare efeito Fiscal poderá ser feito, mensalmente, trimestralmente e anualmente. Vai depender do sistema de tributação pelo o qual sua empresa está obrigada a fazer a DIPJ.

Só sei que nada sei.
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Rafael

Rafael

Bronze DIVISÃO 4, Analista Custos
há 13 anos Domingo | 14 novembro 2010 | 11:38

Oi Pessoal,

Gostaria de uma ajuda, gostaria de saber se os materiais de terceiro em poder da empresa, eles devem ser registrados dentro do estoque no livro de inventario modelo 7 ? sei que contabilmente ele deve aparecer em uma conta especifica, mas com relação ao mod7, esses materiais devem aparecer?

Muito Obrigado!

Viviane Piemonte

Viviane Piemonte

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 13 anos Quarta-Feira | 8 dezembro 2010 | 08:30

Bom dia

Alguem poderia me ajudar.

Gostaria de saber se o livro de Invetário pode ser feito de forma Eletronica, ou se sempre devo escriturar no livro manualmente?

Se alguem puder me ajudar!!!!

Obrigada desde já.

Viviane Piemonte

Cleusa Gim

Cleusa Gim

Prata DIVISÃO 3
há 12 anos Terça-Feira | 12 junho 2012 | 15:26

Olá, eu havia postado em tópico errado...

alguem poderia ajudar ?

em uma industria que benefica, o material de terceiros que estiverem para serem beneficiados, devem constar do livro de inventário ?

obrigada

Jenice Bueno

Jenice Bueno

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 17 julho 2012 | 08:29

Bom dia.
Estou fazendo a contabilidade de uma Entidade Filantrópica (lucro real e imune do IRPJ) , esta entidade tem um bazar no qual são vendidos mercadorias que recebem através de doações e também algumas mercadorias que compram para revender, alguém poderia me ajudar a entender como devo escriturar as entradas e as saídas destas mercadorias?
Muito obrigada!!!
Abraços...
Jenice

Jenice Gonçalves
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 17 julho 2012 | 08:53

Bom dia Jenice!

A Escrituração Fiscal é feita somente por contribuintes do ICMS, que tem Inscrição Estadual regulamentado pelo RICMS, empresas com atividades comerciais visando lucro.

Em casos como este não é necessário escrituração e emissão de notas fiscais, mas a entidade precisa sempre cumprir o RIR de entidades sem fins lucrativos.

Ou seja, este "comércio" tem que ter fins filantrópicos sem visar lucros.

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