x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 56

acessos 221.894

Contabilização PERDCOMP

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Domingo | 29 agosto 2010 | 21:08


Caro Deonilson, boa noite.

Seja bem vindo ao Forum... prazer tê-lo conosco.

Bem, para ir te situando aqui em nosso site, sugiro primeiramente que voce:

1 - Dê uma olhadinha em Regras do Forum;

2 - Antes de fazer algum questionamento, temos também a opção de "pesquisar" (canto superior direito), onde se houver tema relacionado com a consulta, aparecerão os tópicos disponíveis.


Exemplificando, a sua consulta já foi objeto de pesquisa nesse Forum.

clique aqui para ler apenas uma delas.

Boa sorte e depois das leituras sugeridas, persistindo alguma dúvida, retorne.

Att
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 30 agosto 2010 | 22:39


Neia, boa noite.

Da forma colocada por você, realmente não encontrei.

Vou analisar a respeito e assim que tiver uma posição concreta, te passo aquí pelo fórum, ok?

Att

Hugo.



Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Francisco Délio

Francisco Délio

Prata DIVISÃO 3, Gerente Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 23 setembro 2010 | 06:29

Bom dia a todos!!

A fim de dirimir questões relacionadas à atualização de valores passíveis de compensação/ressarcimento, sugiro visitar o site da receita feral e fazer o curso on-line de Per/Dcomp. É um conteúdo completo, com exemplos, inclusive de atualização de valores pela selic.

clique aqui
Abraços, e um excelete dia a todos!!

Francisco Délio
Odail Antonio Delfino Martns

Odail Antonio Delfino Martns

Iniciante DIVISÃO 1, Agente
há 13 anos Quarta-Feira | 29 setembro 2010 | 23:02

Por favor me ajudem,

estou tentando preencher o programa Perd Comp 4.3 da receita federal e surgiu uma duvida:

Alguns funcionarios publicos do Estado de Sao Paulo estao utilizando este programa para solicitacao de reembolso do Recolhimento de Contribucao Previdenciaria anterior a LC 1012/2007, isto e, os 5% que foi cobrado a mais segundo alguns, minha duvida no programa e.

no Campo Valor do Pedido de Restituicao foram somados todos os valores de 5% referente a esse periodo, ou seja, por exemplo R$ 4.000,00

no Campo Remuneracao Recebida foram somados todos os salarios Bruto referente a esse periodo ou seja Exemplo R$ 90.000,00

e no campo VALOR DA CONTRIBUICAO DESCONTADA, preciso saber se repito o valor R$ 4.000,00 que e o valor dos 5%, ou devo somar os valores de 6% que já eram descontados e continuou assim, ou seja por exemplo 5% 4.000,00 + 6% 5.000,00, o que daria o que e descontado hoje 11%, e somados da R$ 9.000,00 e lanco este ultimo, por favor me ajudem, obrigado Odail.

Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 12 novembro 2010 | 08:23

Bom dia.

Antes de fazer esta contabilização, preciso saber se há limite para compensação de imposto pago a maior.

No lalur no final do ano, tive um saldo final de IRPJ e CSL pagos a maior de 51.000,00 e 40.000,00, respectivamente.
Posso me compensar já no primeiro pagamento do próximo período, ou existe limite, como há na compensação de prejuízo?

Obrigado.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Maiume Aguiar

Maiume Aguiar

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 13 anos Quarta-Feira | 15 dezembro 2010 | 21:35

Olá, estou com um problemão, faço a folha de uma empresa que o IR é regime de Caixa, exemplo a folha de novembro será paga dia 30/11/2010 consequentemente o IR sobre folha (0561) deverá ser recolhido em 20/12/2010, mas acabei grando a folha com data de pagamento em 05/12/2010m, ou seja, o meu IR de novembro será pago somente em 20/01/2011, fiz isso o ano inteiro e recolhi com periodo de apuração e vencimento errados nesse caso a folha de fevereiro foi pago em dobro , no período de apuração correto com vencimento em 03/2010 e novamente com vencimento em abril, me gerando um crédito de R$ 2.000,00, terei que fazer perdcomp para retificar a data de apuração e vencimento que vai gerar multas e juros de aproximadamente 2500,00 (de março a outubro que foi errado), posso utilizar esse crédito da guia que foi paga em duplicidade para abater os juros e multas? e nessa empresa ela não tem contabilidade é regime de caixa, isso trará algum problema para essa empresa com algum orgão, pois o ano todo foi informado os IR's em "atraso" fico no aguardo da resposta .
Desde já agradeço.

Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 15 dezembro 2010 | 23:29

Mauime,

Como juros e multas sobre impostos compõem o valor dos impostos, você pode compensar sim, desde que obedeça as condições impostas pela Receita Federal.

Para saber mais acerca do assunto, faça o curso sobre Per / Dcomp disponibilizado pela Receita Federal.

É rápido, elucidativo e de grande proveito.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Carlos Alexandre da Silva

Carlos Alexandre da Silva

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 8 julho 2011 | 16:59

Ola Pessoal.
Estou com um problema seria na contabilizacao da PER/DCOMP. A empresa que estou contabilizando em dezembro de 2009 em uma planilha excel tinha saldo inicial de PER/DCOMP R$ 353.964,45. Porem na contabilidade Foi contabilizado valor a menos R$ 256.131,66. O que acontece é que a empresa ainda tem saldo a compensar porem na contabilidae ja nao tem mais saldo a compensar devido o valor ter sido contabilizado a menor.
Alguem poderia me ajudar a corrigir esse fato?

Att,

Carlos

Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 8 julho 2011 | 17:01

Carlos,

sem entender especificamente o que houve, para corrigir um lançamento incorreto, é preciso estornar o lançamento da conta onde ocorreu o erro, acertando-o para a conta correta.

Att.
Ricardo.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Carlos Alexandre da Silva

Carlos Alexandre da Silva

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 8 julho 2011 | 17:09

Prezado Ricardo

O problema é que nao tenho os dados de 2009 pasa saber onde foi conbailizado, so tenho o saldo de dezembro, a conta no ativo esta credora e o cliente esta me imporunando por isso. Nesse assunto estou ~(perdido) nem sei como solucionar.

Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 8 julho 2011 | 22:46

Carlos,

recomendo que você solicite os razões anteriores dessa contas para saber onde foi contabilizado.

Caso contrário ficará sem origem para tal estorno.

Att.
Ricardo.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Leonardo Silva

Leonardo Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 26 abril 2012 | 11:52

No meu caso, eu paguei uma guia a maior (suposição 100,00), 03 meses após fiz a PerDcomp. Atualizando a selic, gerou um crédito de juro de (suposição 30,00). Pois bem, na minha contabilidade eu fiz o seguinte lançamento:

D-IRPJ a Recolher - 100,00
C-IRPJ a Recuperar- 100,00

Pergunta: Onde lançar os outros R$ 30,00?

Aguardo resposta
Obrigado

Leonardo Silva
Ciliana

Ciliana

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 3 agosto 2012 | 18:27

Boa Tarde,

Tenho uma dúvida quanto ao valor pago a maior no DAS em 2007 do Simples Nacional.

Quero fazer a restituição do mesmo mais agora a empresa é Lucro Presumido.

Então a pergunta é: O valor a ser devolvido é em espécie ou em crédito para outro imposto e como devo fazer o lançamento contábil já que o pagamento a maior foi feito em 2007.

Desde já agradeço a atenção.

mariza nascimento

Mariza Nascimento

Ouro DIVISÃO 1, Assistente
há 11 anos Quarta-Feira | 12 setembro 2012 | 13:27

em fevereiro de 2012 paguei pis e confins em duplicidade, fiz perdecomp comsenpando nós meses seguintes março, abril e maio, sendo que no mes de maio compensei o restante que faltava e ainda deu um darf a recolher também. como devo comtabilizar isto? eu lanço os 2 darfs pagos em duplicidade?

DUANA PAULA SEVERO

Duana Paula Severo

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2012 | 07:53

Bom dia

preciso de ajuda,

minha empresa é lucro real,
no segundo trimestre do ano fechamoso IR/CS e fizemos per dcomp, com compensacap co credito de Pis/cofins, mais ainda nao veio a confirmacao, como devo fazer os lancamentos contabeis nesta operacao?

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2012 | 08:05

Ciliana,
Bom dia.

O contribuinte que pagou valor a maior no DAS, somente poderá solicitar a restituição de tributos abrangidos pelo Simples Nacional diretamente ao respectivo ente federativo, observada a respectiva competência tributária.

Assim, deve ser verificado junto ao ente federativo competente quais os procedimentos a serem adotados para solicitar a restituição de valor recolhido a maior ou indevidamente.

Exemplo: A empresa J.U.R.E. EPP Ltda, estabelecida no município de São Paulo, que realiza comercialização de mercadorias, informou a maior receita bruta no aplicativo de cálculo, tendo gerado recolhimento a maior de ICMS e CPP. Deverá solicitar restituição de ICMS junto a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo e de CPP junto à Receita Federal do Brasil, observando as normas estabelecidas na legislação de cada ente.

Fonte: http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Perguntas/Perguntas.aspx

"100% focado onde houver 1% de chance"
mariza nascimento

Mariza Nascimento

Ouro DIVISÃO 1, Assistente
há 11 anos Sexta-Feira | 28 dezembro 2012 | 12:34

em fevereiro paguei um confins indevido, no valor de 833,95 fiz uma perdecomp pedindo de compensação de pagamento indevido no proprio confins do mes de março, abril e maio, mais depois disto teve umas alterações na receita e foi alterado os valores a pagar ficando assim
fevereiro deu a pagar 965,30 e recolhi 833,95+833,95+131,35, março deu a pagar 290,95 pedi compensação de 153,81 e paguei 137,14, abril deu a pagar 341,85 pedi compensação de 264,26 e paguei 77,59 e maio deu a pagar 794,22 pedi compensação de 418,51 paguei darf 322,11 e paguei outro darf de 53,57 minha duvida é como contabilizar estes perdecomp compensados e ainda com os darfs pagos, e qual o valor a provisionar em fevereiro

mariza nascimento

Mariza Nascimento

Ouro DIVISÃO 1, Assistente
há 11 anos Quarta-Feira | 2 janeiro 2013 | 13:43

Como deve contabilizar um darf de restituição de valores, pois o que ocorreu foi o seguinte: no primeiro trimestre de 2012 deu 632,53 de contribuição social a recolher, mais foi recolhido um darf de 485,76 e depois ainda recolhi outro darf de 737,35 dando um saldo credor de 590,58, então fiz dois perdecomps um em cima do darf de 737,35 pedindo restituição de valor pago a maior e pedi restituição de 104,82 e depois fiz outro perdecomp de restituição de valores pago indevidamente de 485,76 como devo contabilizar? e no segundo trimestre deu a recolher 713,93 e foi recolhido um darf da contribuição social de 1.257,64 ai fiz uma perdecomp de valores pago a maior pedindo a restituição de 543,71 como devo contabilizar este também?

Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.