Bom dia Clodoaldo, desculpe pela demora na resposta.
Seu cliente quer exportar, certo? primeiramente ele precisa estar/ser credenciado junto a SRFB no sistema RADAR para ter a habilitação de exportador, no que tange a exportação esse é o primeiro passo, pois contabilmente você deve saber orientá-lo para as anuências de funcionamento etc, estou falando especificamente sobre comercio internacional.
2º passo é obtermos o registro junto ao Ministério da Saúde/ANVISA, credenciar o produto e obter os licenciamentos necessários, em alguns casos os produtos não precisam de regustro na ANVISA em DF, mas isso é para industrializados, como você diz que o produto é bruto, fatalmente necessitará, é um processo moroso, porém corriqueiro de nossa atividade (despachantes aduaneiros).
As documentações necessárias para registro são as básicas, depois posso te passar uma relação, com relação a exportação, também serão as de praxe, cambio, commercial invoice, packing list etc etc, isso é um segundo momento e assim que tiver um despachante lhe acessorando, ele fará isso para você, ou teoricamente, eu faço para meus clientes. O roteiro de procedimentos consiteste em: composição de preço, calculo de custo de exportação, fechamento de câmbio, reserva de praça (espaço no navio), contratação de terminal alfandegado e de serviços de inspeção e estufagem, contartação de inspeção internacional (para esse tipo de produto é interessante, atrairia muitos outros compradores), geração de documentos, despacho aduaneiro, acompanhamento de embarque e aí vai...até a entrega no cliente final, seja qual for o destino.
Esse é o procedimento de exportação, o procedimento contábil sinceramente, acredito que outros colegas saberão ajudar melhor.
Espero ter colaboarado, caso tenha outras dúvisdas, respondo também pelo email @Oculto
Abçs e boa sorte, caso preciso de outros esclarecimentos, basta manter contato!