x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 67

acessos 9.212

Lançamento de Folha de Pagamento

joao

Joao

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 1 novembro 2013 | 11:01

Glerisson Gomes

veja que no meu exemplo o salarios a pagar ja está deduzido do inss a recolher faltando apenas debitar o salario familia que é um ativo.

vc usou exemplo de lançamento de 3º formula

agora demonstre com lançamento de 4º formula como o valor os salarios a pagar vai diminuir exatamente o valor do inss a pagar

Glerisson Gomes

Glerisson Gomes

Prata DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 1 novembro 2013 | 11:46

Paulo,
Independente de fórmula de lançamento o Inss a recolher parte empregados, o IRRF sobre salários e adiantamento de salários são descontados do saldo de salários a pagar sim. Feitos esses descontos resultará o valor que o funcionário irá receber, por isso o nome salário líquido. É simplesmente uma questão de lógica. Contas de ativo e despesas tem natureza devedora, portanto, seus saldos são aumentados pelo débito e diminuídos pelo crédito. Enquanto as contas do Passivo, PL e Receitas tem natureza credora, aumentando o saldo pelo crédito e diminuindo pelo débito. O lançamento utilizado para demonstrar para Amanda tava representando um aumento no saldo das contas de despesas com salários, ao mesmo tempo que aumentava o saldo da conta Inss a pagar, certo. Mas aí o saldo da conta salários a pagar não estaria sofrendo a devida dedução. Amanda explicou que que o sistema utilizado por ela só permite lançamentos de primeira fórmula, por conta disso fiz o lançamento da forma como deve ser feito nesse tipo de sistema. Quanto ao fato de o Inss parte empregado ser um desconto do salário bruto não sou eu quem diz, mas sim a previdência (acredito eu).
Sem mais para o momento.
Sds!

Somos eternos aprendizes nesta escola chamada VIDA.
joao

Joao

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 1 novembro 2013 | 12:03

tudo bem entendo seu posicionamento.

assim tambem entendo que a despesa ou o custo com a folha de pagamento está englobado o inss a recolher e o salario a pagar

se eu somar o inss a recolher+salario a pagar=despesa com ordenados,salarios

entao eu poderia muito bem:

d-ordenados,salarios(cr)100,00
c-inss a recolher(pc)8,00
c-salarios a pagar(pc)92,00

como vc mesmo disse e tambem entendo assim que os salarios a pagar será exatamente o liquido

desta forma feita ja estou reconhecendo o salarios a pagar com a baixa do inss a recolher

SUZZETH ALVES

Suzzeth Alves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 1 novembro 2013 | 12:16

Paulo, do jeito que você colocou ai tá correto sim, é como eu costumo fazer. Mas também poderia ser

Com o valor do INSS
D-INSS (Despesa ou custo)
C- INSS a recolher

Com o valor já liquido
D-Ordenados (despesa ou custo)
C-Salários a pagar

Amanda Pereira

Amanda Pereira

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 1 novembro 2013 | 15:57

Os lançamentos de proventos como gratificação, insalubridade, periculosidade e outros eu devo lançar como as horas extras?

D- horas extras (CR)
C- folha a pagar (PC)

Só que onde tem as horas extras eu devo colocar gratificação, insalubridade e etc

Página 3 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.