x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1.582

acessos 271.491

Exame Suficiencia CRC 2013.2 - Análise respostas - BACHAREL

simone alves chaves

Simone Alves Chaves

Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 10 anos Quinta-Feira | 3 outubro 2013 | 09:11

Felipe...

e o q significa:
Eles
17 - se escondem no preço final. Entre os invisíveis estão o imposto sobre produtos
18 - industrializados, o IPI, e o imposto sobre a circulação de mercadorias, o ICMS.


Acho q todos teem o direito de entrar com recursos, mas fundamente com consciência e não apenas pq você quer formular um recurso.
Acho q essa questão não teem fundamentação.

A proposito, na questão não se afirma q na prestação de serviço incide o IPI.

Priscila

Priscila

Bronze DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 3 outubro 2013 | 09:12

Rafael, também assinalei a letra A na questão 13.

Vou entrar com recurso, realmente o método soma de dígitos pode ser feito das duas formas crescente ou decrescente e não especificaram.

veja esse exemplo:

Método da Soma dos Dígitos:

Por este método teremos uma fração cujo denominador é formado pela soma do número de anos de vida útil do bem e o numerador é composto dos anos sucessivos.

Ex: Um bem tem prazo de vida útil de 5 anos e custo de R$ 3.000,00. Calcular o valor da depreciação anual.

Resolução:

Inicialmente somamos os algarismos que compõem o número de anos: 1 + 2 + 3 + 4 + 5 = 15.
Assim, a depreciação é calculada como se segue:
Ano 1: 5/15 X 3.000 = 1.000
Ano 2: 4/15 X 3.000 = 800
Ano 3: 3/15 X 3.000 = 600
Ano 4: 2/15 X 3.000 = 400
Ano 5: 1/15 X 3.000 = 200

Observe que, por este método, a depreciação pode ser crescente ou decrescente. No exemplo dado, o método é dos dígitos crescentes. Assim, se o problema pedisse o valor da conta Depreciação Acumulada no segundo ano, a resposta seria 1.800.

Pelo método crescente, ao contrário, se o problema pedisse o valor da conta Depreciação Acumulada após o segundo ano, a resposta seria 600.

fonte: http://www.vemconcursos.com/opiniao/index.phtml?page_id=1225

Na prova pediram "final do segundo ano" e não após segundo ano. Entendo que a letra A está correta!

Leticia Pinheiro

Leticia Pinheiro

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 3 outubro 2013 | 09:16

Enviado por FELIPE VERZAMIAZZI

RECURSO DA QUESTÃO 19

Pedido de anulação da questão nº. 19 do Exame de suficiência CRC – SP, pelos fundamentos que seguem:

Anunciado da questão nº. 19:

“19. De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, inclusive a Lei nº. 4.320/64, são demonstrações contábeis das entidades definidas no campo da contabilidade aplicada ao setor público“

Resposta correta de acordo com o gabarito: “D”

Em conformidade com o disposto no art. 101 do capitulo IV – Dos Balanços da lei 4.320/64 as demonstrações contábeis aplicadas ao setor publico são: Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro, Balanço Patrimonial e Demonstração das Variações Patrimoniais, in verbis:

“CAPÍTULO IV Dos Balanços

Art. 101. Os resultados gerais do exercício serão demonstrados no Balanço Orçamentário, no Balanço Financeiro, no Balanço Patrimonial, na Demonstração das Variações Patrimoniais, segundo os Anexos números 12, 13, 14 e 15 e os quadros demonstrativos constantes dos Anexos números 1, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 16 e 17.”

Vejam que a Lei 4.320/64 não se preocupou em discriminar a Demonstração do Fluxo de Caixa e/ ou também a Demonstração do Patrimônio Líquido. Mesmo que assim não entenda, é preciso esclarecer que, de acordo na separação por matéria no edital do Exame de suficiência CRC – SP, anexo II, a Demonstração do Patrimônio Líquido não foram relacionadas como parte integrante da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, senão, vejamos:

Detalhamento dos Conteúdos Programáticos do Edital no item 3 - Contabilidade Aplicada ao Setor Público, em especifico a alínea f:

“f) Demonstrações Contábeis: Demonstrações contábeis, divulgação das demonstrações contábeis, balanço patrimonial, balanço orçamentário balanço financeiro, demonstração das variações patrimoniais, demonstração dos fluxos de caixa, demonstração do resultado econômico, notas explicativas. ” (grifei)

Assim, não é possível exigir que a Demonstração do Fluxo de Caixa e a Demonstração do Patrimônio Líquido sejam parte indissociável das demonstrações contábeis das entidades definidas no campo da contabilidade aplicada ao setor público, quando nem o edital traz tal entendimento.

Nesse diapasão, mesmo que normas inferiores a Lei 4.320/64 tragam tal exigência, o que não se percebe, não há argumentação para manter uma questão de dúbio entendimento, até porque a legislação especial se sobrepõe as normas gerais. Do contrário, reveste o edital de erro indiscutível, devendo ser desconsiderada a referida questão.

Por derradeiro, ainda nesse sentido, ressalta-se que no enunciado do exercício, utiliza-se a expressão “inclusive”, que no nosso dicionário vem com o seguinte significado: “adv. de maneira inclusiva; sem que haja exclusão: falaremos de todo o processo penal inclusive o último capítulo. Até mesmo: ele deve inclusive se candidatar, embora culpado. Também: a Universidade tem inclusive um hospital. (Etm. do latim: ecles) Sinônimos de Inclusive Sinônimo de inclusive: até, inclusivamente e também” Fonte: http://www.dicio.com.br/inclusive/

Ou seja, conforme enunciado no exercício, não está incluso na lei 4.320/64 a Demonstração do Fluxo de Caixa e/ ou também a Demonstração do Patrimônio Líquido.

Ante o exposto, com base no flagrante erro contido no edital, bem como na interpretação a luz do ordenamento jurídico que norteia as regras estabelecidas para as entidades definidas no campo da contabilidade aplicada ao setor público, querer-se o deferimento do presente recurso impugnando a questão de nº. 19 do referido exame, revertendo à pontuação para todos os candidatos conforme o item 10.11 do referido Edital.

Leticia Pinheiro
Analista Contábil
São Luis - MA
Felipe Verzemiazzi

Felipe Verzemiazzi

Bronze DIVISÃO 5, Não Informado
há 10 anos Quinta-Feira | 3 outubro 2013 | 09:18

Simone,

Sinta-se a vontade de entrar com o recurso, apenas opinei!
E volto a repetir, não acho valido um recurso para a questão 49, pois a pergunta e o texto estão bem claros. Mas é apenas uma opinião minha! Sei ser condizente com a prova.

Mas o recurso é livre!

Daiana Ferreira

Daiana Ferreira

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 3 outubro 2013 | 09:29

Galera bom dia, acho que a questão 49 está incorreta, pois a letra nos diz que O capitalismo sucedeu o no sistema econômico mercantilista, sendo essa opção também incorreta, pois no que diz o texto o mercantilismo precedeu o capitalismo, e não sucedeu. Você acham que essa questão cabe recursos? Sobre as demais questão se alguém tiver já o embasamento legal das outras questões por favor poste aqui!

Obrigada galera, vamos todos juntos que conseguiremos vencer.

Juber Roberto

Juber Roberto

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 10 anos Quinta-Feira | 3 outubro 2013 | 09:30

Bom dia, Simome!

Concordo com o colega Felipe Verzemiazzi. Acredito, na minha visão, que não se dará indeferimento à questão 46. E falo isso a ti não porque a acertei. Eu também a errei, pois não concordo com o final da proposição "I" onde diz que são explicitados no anúncio as qualificações do profissional, "além da relação dos clientes que autorizaram a publicação de seu nome", que no meu ponto de vista é incorreto pois o contador pode ter como cliente uma empresa de referência na região em seu portfólio não pela qualidade do serviço prestado mas por acordo comercial, desfigurando os méritos de conquista.
De toda forma, é seu direito tramitar recurso nesse sentido, e se crê que valha a pena, faça.

Abraços,

Juber Roberto

Juber Roberto
CRC/GO 024.526/O-7
[email protected]
simone alves chaves

Simone Alves Chaves

Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 10 anos Quinta-Feira | 3 outubro 2013 | 09:31

Felipe Verzemiazzi, desculpe, confundi oas felipes... hehehe
concordo com vc q não cabe o recurso...
é q havia um Felipe defendendo o recurso da 49, e eu achei valido dar meu ponto de vista pra melhor os argumentos dos recursos.

Pois de nada adianta entrar com recurso sem fundamento.

Tenho uma dúvida sobre recursos, se for indeferido, é dado a justificativa? Ou simplesmente é indeferido?

Página 36 de 53

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.