x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 59.634

Ajuste do Estoque.

Alessandro Rico

Alessandro Rico

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 22 janeiro 2008 | 17:44

Caros colegas,

Já li todos os tópicos relacionados ao assunto de estoque porém em uma das empresas que presto serviço, o estoque contábil é muito alto, e o que foi apurado no inventário do final do ano é 10% desse valor. Só para exemplicifar os valores são mais ou menos 10.000.000,00 registrado e inventáriado 1.000.000,00, e se eu lançar isso tudo com custo o prejuizo será muito grande, não tive condições de mensurar como chegou a esses valores tão absurdos só me disseram que é coisa de 5 anos, porém preciso regularizar para fechamento do ano de 2007.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Quarta-Feira | 23 janeiro 2008 | 07:39

Bom dia Alessandro,

Provavelmente em sua pesquisa não deva ter encontrado a resposta que procura porque (infelizmente) nem sempre as pessoas intitulam o tópico de acordo com o assunto.

Existem (sim) comentários sobre o registro das diferenças entre os estoques inventariados e os contábeis em contas de Resultados.

Para evitar-lhe nova pesquisa e pela importância do assunto vou transcrever o que já postei.

Perdas e Quebras de Estoques
Consideram-se como integrantes do custo as perdas e quebras razoáveis, de acordo com a natureza do bem e da atividade, ocorridas na fabricação, no transporte e no manuseio, bem assim as quebras e perdas de estoque por deterioração, obsolescência ou pela ocorrência de riscos não cobertos por seguros, desde que comprovadas por laudos ou certificados emitidos por autoridade competente (autoridade sanitária, corpo de bombeiros, autoridade fiscal etc.) que identifiquem as quantidades destruídas ou inutilizadas e as razões da providência.

Fundamentos RIR/1999, art. 291, confira:
http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/RIR/L2Parte1.htm

Desta forma se a pessoa jurídica possuir laudo de autoridade fiscal atestando a deterioração do produto a baixa do estoque se dará em contrapartida à conta de "Custos com Perdas de Estoque" no grupo de "Contas de Resultados".

Entretanto se a pessoa jurídica não possuir o laudo a baixa do estoque se dará em contrapartida à conta de "Despesas Indedutíveis", em "Contas de Resultado".

Comprovação
A lei não estabelece a forma de comprovação das perdas normais, mas a fiscalização tem exigido que essas perdas sejam comprovadas de alguma forma e o Conselho de Contribuintes tem endossado essa exigência.

Nesse sentido, o 1º Conselho de Contribuintes se pronunciou no Acórdão 101-89.583/96 (DOU de 11.06.1996) afirmando que os ajustes no estoque por quebra não convenientemente comprovados, bem como sua dedução do lucro operacional, são considerados como despesas indedutíveis, passíveis de tributação por adição ao lucro tributável do respectivo exercício.


Lançamentos Contábeis
Para exemplificar, vamos supor que sua empresa tenha adquirido mercadorias para revenda no valor de R$ 10.000,00 com o ICMS de 17% (R$ 1.700,00). Vamos supor ainda que esta mercadoria não tenha seguro e que tenha se perdido por deteriorização não havendo a venda de sucatas ou de resíduos decorrentes de sua imprestabilidade.

Os lançamentos contábeis ficariam assim:

pela aquisição da mercadoria
D - Estoque de Mercadorias (AC) - 8.300,00
D - ICMS a compensar (AC) - 1.700,00
C - Fornecedores (PC) - 10.000,00

pela perda da mercadoria com laudo
D - Custos com perdas de estoques (CR) - 8.300,00
C - ICMS a Compensar (AC) - 1.700,00

pela perda da mercadoria sem laudo
D - Despesas Indedutíveis (CR) - 8.300,00
C - ICMS a Compensar (AC) - 1.700,00

Legendas
AC - Ativo Circulante
PC - Passivo Circulante
CR - Contas de Resultado

PS - A seu critério o "estorno" do ICMS pode ser efetuado levando-se a crédito da conta "ICMS a Recolher" no "Passivo Circulante" e o ajuste (neste caso) se dará pela apuração do ICMS ao final do período.

...

Juliano Muller

Juliano Muller

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 1 setembro 2010 | 18:55

Amigos,
tenho um novo cliente que esta com estoque negativo no balanço de 2009 e já foi publicado Junta pelo tecnico anterior.
o que faço para ajustar pois o balanço não pode ter estoque negativo

aguardo ajuda.

Fernando Correa

Fernando Correa

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 19 março 2012 | 17:05

Como faço ajuste de mercadorias que não retornaram??

Exemplo: Remessa de mercadoria em consignação e demonstração que não retornaram...Foram pagos todos os impostos )ICMS/IPI)porém. A falta de controle obtivemos um saldo de 800 mil em estoque de mercadorias em poder de terceiros....

Uma vez que eu baixa meu estoque :

1) Qual seria o lançamento contábil?

2) Risco de questionamento do Fisco? Não vejo grandes riscos???

LISAURA APARECIDA VIRGILIO

Lisaura Aparecida Virgilio

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 30 março 2012 | 08:54

Amigo Saulo bom dia, ontem (29/03/2012), me procurou um possivel novo cliente e comentou o que ocorreu em sua empresa, (estoque) para ser mais exato: Descrevo o que ele me passou:

A empresa "X" no ano de 2011 estava com um estoque de abertura (do simples para o Lucro Real anual) no valor de R$ 958.250.52 - devido aos "ajuste de estoque" que foi feito, (nao irei comenta o motivo, mas os amigos ja sabem o porque) hotem na contabilidade (estoque contabil) estava com apenas R$ 198.562,00.

Porem o estoque real da empresa e de R$ 1.250.000,00 (contado no dia 25/02/2012).
Me perguntou o que daria pra fazer, fui honesta e falei que neste momento nao saberia responder, porem iria pesquisar e ver se temos uma saida. Caso os amigos souberem o que posso fazer neste caso fico agradecida.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.