x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1.414

acessos 281.489

Imposto de Renda Pessoa Física 2014

cristiane aparecida lopes

Cristiane Aparecida Lopes

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Segunda-Feira | 7 abril 2014 | 15:55

Boa tarde a todos!

Estou fazendo a declaração do IR 2014 de uma senhora de 84 anos e como sou iniciante nessa área, gostaria se possível que algum dos colegas me orientassem .

Vejamos então:
Esta senhora é APOSENTADA pelo INSS e também PENSIONISTA do Exército.

No Informe de Rendimentos 2014 do INSS (APOSENTADORIA) recebemos assim:
RENDIMENTOS ISENTOS E NÃO TRIBUTÁVEIS
1- Parcela isenta dos proventos de aposentadoria, Reserva
Reforma ou pensão(65 anos ou mais) ............................. 10.341,24
Obs .Não teve nenhum Rendimento Tributável , pois ganha um pouca mais de 1 salário mínimo de aposentadoria e no Informe veio somente esse valor
especificado, nada mais.

No Informe de Rendimentos 2014 do EXÉRCITO PENSÃO) recebemos assim:
RENDIMENTOS TRIBUTÁVEIS
1- Total de rendimentos ....................................................... 35.575,88
2- Contribuição previdenciária ........................................... 1.961,53
5- imposto renda retido na fonte .......................................... 923,66
RENDIMENTOS ISENTOS E NÃO TRIBUTÁVEIS
2- Parcela isenta dos proventos de aposentadoria, reforma
Ou pensão (65 anos ou mais)............................................. 22.240,14
RENDIMENTOS SUJEITOS A TRIBUTAÇÃO EXCLUSIVA NA FONTE
1- Décimo terceiro salário. ................................................. 2.750,84



A Fonte pagadora DA PENSÃO (EXÉRCITO) eu entendi que devo lançar em Rendimentos Tributáveis (de acordo com o Informe de Rendimentos) e também na parte de Rendimentos Não Tributáveis coloco o total da Parcela Isenta que é exatamente o limite, ou seja R$ 22.240,14.