Cristiane Aparecida Lopes
Bronze DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal Boa tarde a todos!
Estou fazendo a declaração do IR 2014 de uma senhora de 84 anos e como sou iniciante nessa área, gostaria se possível que algum dos colegas me orientassem .
Vejamos então:
Esta senhora é APOSENTADA pelo INSS e também PENSIONISTA do Exército.
No Informe de Rendimentos 2014 do INSS (APOSENTADORIA) recebemos assim:
RENDIMENTOS ISENTOS E NÃO TRIBUTÁVEIS
1- Parcela isenta dos proventos de aposentadoria, Reserva
Reforma ou pensão(65 anos ou mais) ............................. 10.341,24
Obs .Não teve nenhum Rendimento Tributável , pois ganha um pouca mais de 1 salário mínimo de aposentadoria e no Informe veio somente esse valor
especificado, nada mais.
No Informe de Rendimentos 2014 do EXÉRCITO PENSÃO) recebemos assim:
RENDIMENTOS TRIBUTÁVEIS
1- Total de rendimentos ....................................................... 35.575,88
2- Contribuição previdenciária ........................................... 1.961,53
5- imposto renda retido na fonte .......................................... 923,66
RENDIMENTOS ISENTOS E NÃO TRIBUTÁVEIS
2- Parcela isenta dos proventos de aposentadoria, reforma
Ou pensão (65 anos ou mais)............................................. 22.240,14
RENDIMENTOS SUJEITOS A TRIBUTAÇÃO EXCLUSIVA NA FONTE
1- Décimo terceiro salário. ................................................. 2.750,84
A Fonte pagadora DA PENSÃO (EXÉRCITO) eu entendi que devo lançar em Rendimentos Tributáveis (de acordo com o Informe de Rendimentos) e também na parte de Rendimentos Não Tributáveis coloco o total da Parcela Isenta que é exatamente o limite, ou seja R$ 22.240,14.
Agora minha DÚVIDA seria em relação a fonte Pagadora da APOSENTADORIA (INSS), pois como disse anteriormente, ela teve somente Rendimentos Não Tributáveis (porque ganha um pouco mais se 1 salário minimo por mês), mas como a fonte anterior já tomou todo limite de isenção, se eu lançar esse valor que é de 10.341,24 em Rendimentos Tributáveis , não haveria alguma divergência na Receita em relação a Dirf dessa fonte pagadora, visto que não houve nenhum valor de IR retido nessa fonte para essa senhora.
Agradeço desde já, se alguém puder me orientar.
Cristiane Aparecida Lopes