x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 643

acessos 149.075

SPED Contabil Lucro Presumido 2014

Fernanda Richartz

Fernanda Richartz

Prata DIVISÃO 4
há 8 anos Quinta-Feira | 30 julho 2015 | 08:24

Leandro Sousa, bom dia.

Você está recuperando a ECD transmitida?
Sua empresa é Lucro Presumido, Real, Imune/Isenta...?

Existem planos de contas referenciais específicos para os tipos de tributação..
Veja no Manual de Orientação do Leiaute da ECF de Maio/2015, à partir da pág. 786 para LR e pág 1050 para LP..

;)

Fernanda Richartz
Leandro Sousa

Leandro Sousa

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 30 julho 2015 | 09:36

Fernanda Richartz, bom dia!

Verdade não mencionei na pergunta, mas tenho empresas no Lucro Presumido que fizeram a transmissão da ECD e que também não fizeram tal transmissão. Já cheguei a ver esse plano de contas para L. Presumido, mas continuei com dúvidas na classificação das contas.

Grato
Leandro
Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 30 julho 2015 | 09:50

Meus caros bom dia,

Estou com um pequeno problema.

Meu arquivo ECF no PVA não deu nenhum erro e nem advertência, ufa rs, mas ao ânimo para transmitir quando tentei efetuar o procedimento me apareceu o seguinte erro:
"O signatário da escrituração não é o responsável legal pela empresa no Cadastro CNPJ, nem possui procuração eletrônica."

No entanto, o signatário que está enviando é o Contador que possui procuração eletrônica sim da empresa, só que não consigo enviar.
Alguém sabe me dizer o por que?
Seria o caso de no e-CPF da sócia ela fazer uma procuração pro contador?

Agradeço desde já..

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Fernanda Richartz

Fernanda Richartz

Prata DIVISÃO 4
há 8 anos Quinta-Feira | 30 julho 2015 | 09:56

Leandro Sousa, bom dia.

As contas referencias são as mesmas utilizadas na ECD, na realidade, essas que você está em dúvida, deveriam vir recuperada da ECD.
Já das empresas que não transmitiram a ECD, não há o que se falar em plano de contas referencial..

;)

Kaik, bom dia.

Por enquanto as assinaturas de minhas ECF's não tive problemas, pois estou transmitindo com e-CNPJ da empresa e e-CPF do contador. Não estou "lidando" com procurações..


Fernanda Richartz
Vando Luiz dos Santos

Vando Luiz dos Santos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 30 julho 2015 | 10:05

Bom dia

Leandro

Segue resposta abaixo para suas dúvidas:

1) Aplicações Financeiras (CDB)? - Bancos Conta Movimento - No País
2) Investimentos (Ações Itaú)? - Bancos Conta Movimento - No País, Títulos Disponíveis para Venda - No País ou Outros Investimentos Permanentes
3) Salário Família (Pago Funcionário)? - (-) Ordenados, Salários, Gratificações e Outras Remunerações a Empregados
4) Despesas com Refeição / Viagens (para o representante comercial) - (-) Outras Despesas
5) Prestação de Serviços de Pessoa Jurídica? - (-) Outros Serviços Prestados por Pessoa Física ou Jurídica
6) Outras Receitas (Indenização 1/12 avos representante comercial) - Não seria outras despesas? - Receitas de Operações Descontinuadas

Vando Luiz
Contador


"A maior recompensa pelo nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma". (John Ruskin).
RAFAEL PINTO

Rafael Pinto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 30 julho 2015 | 10:23

Bom dia Kaik

Ainda não realizei a transmissão da ECF por procuração.

Mas tenho a informação de cursos e de consultoria que o contador poderá assinar a ECF com a procuração da Receita, como é feito no Sped Contribuições.

Quanto ao envio com procuração, consta que a assinatura será verificada quanto a sua existência, prazo e validade para a pessoa jurídica na ECF, no inicio do processo de transmissão do arquivo ECF.

Assinarei uma ECF e tentarei realizar a transmissão, assim que fizer o procedimento postarei aqui.

Vando Luiz dos Santos

Vando Luiz dos Santos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 30 julho 2015 | 10:27

Bom dia

Kaik

Veja no campo Signatário Responsável, e veja se está informado os dados do Contador, é por isto que está dando o erro, porque provavelmente estão os dados do Sócio da empresa.

Vando Luiz
Contador


"A maior recompensa pelo nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma". (John Ruskin).
Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 30 julho 2015 | 10:39

Aos colegas,

Agradeço a resposta dos senhores.

Bom já consegui transmitir, os dados do contador estavam corretos, mas tentei novamente e deu certo.

E a instrução da nossa amiga Fernanda também deu certo, fiz com uma empresa que o Contador não tinha procuração válida no momento..


Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
RAFAEL PINTO

Rafael Pinto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 30 julho 2015 | 10:40

Neste caso do contador assinar pela empresa, a qualificação dele deverá ser como Procurador.

Pesquisei em outros foruns e a informação é que deve ser colocado os dados do contador e a qualificação como Procurador.

Fernanda Richartz

Fernanda Richartz

Prata DIVISÃO 4
há 8 anos Quinta-Feira | 30 julho 2015 | 12:09

Pessoal,

É com grande alivio (e alegria) que venho informar que minhas ECF's estão todas transmitidas. ;)
A colaboração de vocês foi fundamental neste processo!

Fico grata e à disposição no que puder ajudar!

;)

Fernanda Richartz
JAMILE C Z

Jamile C Z

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 30 julho 2015 | 15:15

Boa tarde

Fiz a entrega de uma ECF Lucro Presumido assinando com o E-CPF do contador pelo sócio da empresa através da procuração eletrônica arquivada na RFB (a mesma procuração que me permite entregar DIRF, EFD CONTRIBUICOES, DCTF, etc). Não apresentou erros na transmissão.

A empresa em questão não era obrigada a entrega da ECD portando não recuperei tais informações para a ECF. Notei que então, diferente da DIPJ do ano anterior, a ECF dessa empresa ficou sem informações de ATIVO, PASSIVO E RESULTADO DE EXERCÍCIO. É isso mesmo? Já que as "fichas" são praticamente as mesmas de como era a DIPJ. Alguém já entregou ECF de empresa não obrigada a ECD?

Jamile
JAMILE C Z

Jamile C Z

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 30 julho 2015 | 15:26

Priscila,

Uso Contmatic e o sistema deles ainda não está exportando pra ECF. Me passaram a data de 10/08 para a nova versão já adaptada... Estou no aguardo e ansiosa!
Entreguei uma ECF que não teve faturamento e que não era obrigada a ECD digitando os campos diretamente no PVA. Como eram poucos campos e poucas informações deu tudo certo.

Jamile
felipe antonio da rosa bittencourt

Felipe Antonio da Rosa Bittencourt

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2015 | 20:13

Boa noite caros colegas, temos que ter muita atenção a ECF para empresas lucro presumido obrigadas e desobrigadas a entrega da ECD e principalmente para empresas do lucro real onde é enorme a gama de informações que deve ser gerada vi algumas situações acontecerem com muitos colegas de profissão que gostaria de compartilhar com vocês:

- Presumido obrigada a entrega da ECD no ano de 2015 referente informações de 2014:
muito cuidado para quem preenche os parâmetros da ECF manualmente e recupera a ECD pois a mesma ocasiona muitos erros na ECF. Como na ECD não é obrigatório vincular o plano de contas ao plano referencial da Receita Federal, vi muitos escritórios de contabilidade transmitirem a ECD sem a respectiva vinculação e ao recuperar no ECF ocasionar mais de mil erros dependendo o tamanho do plano de contas pois no ECF é obrigatório vincular o plano de contas utilizado ao plano referencial da receita federal.

- Presumido dispensada da entrega da ECD no ano de 2015 referente informações de 2014:
ao gerar a ECF manualmente ao informar a forma de escrituração como Contábil o PVA solicitará a recuperação da ECD só que temos que analisar a seguinte situação pois a empresa pode estar dispensada da entrega da ECD mas sua escrituração é Contábil e não Livro Caixa, isso fica meio confuso pois assim concluímos que para empresas desobrigadas a entrega da ECD temos que informar que ela é Livro Caixa.

- Lucro Real:
bom a lucro real entrega ECD a anos já he he, temos que analisar algumas situações pois por exemplo, as empresas que levantam balancete de suspensão e redução efetuam o zeramento contábil anual, logo possuem uma DRE e um Balanço Patrimonial correspondente ao ano, só que na ECF essa informação deverá aparecer de forma mensal já que a empresa levantou o balancete de suspensão e redução. Muitos sistemas contábeis possuem o módulo LALUR que é fundamental para gerar as informações da ECF para empresas nesse regime de tributação.

OBS: ao recuperar uma ECD no caso das empresas presumido o PVA inicialmente aceitava uma escrituração assinada, na versão atual temos que verificar pois em um curso que fui ainda em 06/2015 o palestrante nos informou que ainda estava liberado mas que futuramente o ECF iria recuperar apenas ECD que estivesse na base de dados da receita, ou seja, validada, assinada e transmitida.
Muitos sistemas de contabilidade estão gerando a ECF com informações do sistema, sem necessitar gerar ele manualmente e recuperar a ECD. Gerar diretamente dentro do sistema é bem mais tranquilo.

Espero ter auxiliado, uma ótima noite a todos e boa sorte na geração do ECF, futura E-Financeira e outros Sped e declarações que aparecerem por aí.

Felipe Antonio da Rosa Bittencourt.

Técnico em Contabilidade.
Bacharel em Ciências Contábeis.
Diego

Diego

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 25 agosto 2015 | 17:09

Boa tarde alguém conseguiu resolver esse erro "A conta referencial utilizada e sintética. O mapeamento deve ser com uma conta referencial analítica" ??

Vando Luiz dos Santos

Vando Luiz dos Santos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 25 agosto 2015 | 17:27

Boa tarde

Diego

Me informe a conta referencial!

Vando Luiz
Contador


"A maior recompensa pelo nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma". (John Ruskin).
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 25 agosto 2015 | 17:50

Boa tarde alguém conseguiu resolver esse erro "A conta referencial utilizada e sintética. O mapeamento deve ser com uma conta referencial analítica" ??

Diego,

Boa tarde!

Por acaso o seu sistema contábil é o da Domínio Sistemas??
Passei por este mesmo problema e, a resolução do problema está no próprio site do SPED.

Dê uma lida no item "2. Recuperação de ECD Sem Mapeamento para o Plano Referencial".

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
edson caloni

Edson Caloni

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2015 | 09:32

Rafael,
pode me esclarecer uma duvida?
Preenchi a ecf porém qdo indicar os certificados digitais, o meu tudo bem o sistema reconheceu mas não reconheceu da sócia signataria.
Usarei o certificado da empresa e o meu.
No registro 930 (signatários) devo indicar o signatário como sendo a empresa ou o sócio dela? O outro sou eu como contabilista.
Obrigado por sua anteçaõ

edson caloni

Edson Caloni

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2015 | 09:54

Muito obrigado Rafael, era oq eu imaginava mas precisaria ter certeza absoluta, afinal nos contabilistas se cometermos 1 erro pode haver consequências terríveis, então somos exigidos como totalmente perfeitos. Obrigado por sua ajuda.

Página 22 de 22

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.