x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 67

acessos 16.617

ECD - Lucro Presumido

sybraga

Sybraga

Prata DIVISÃO 2
há 9 anos Sexta-Feira | 19 junho 2015 | 11:36

Bom dia,
Tenho uma empresa que tem que enviar a ECD. A minha duvida é referente a assinatura digital do livro.Tem dois socios administradores.Precisam os dois assinarem junto com a contadora ou somente um e a contadora?
Obrigada

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 19 junho 2015 | 11:40

Rosylene,

Como vi você também é do ES. Aqui a Junta obriga apenas um dos sócios, ou seja o procurador perante a RF já assina digitalmente, no entanto você pode optar pela assinatura dos dois também, mas isto é opcional. Lembrando que tem que ser por e-CPF A3.


Att,
Sds.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
RUBENS PEREIRA

Rubens Pereira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 19 junho 2015 | 11:54

Bom dia a todos,

Do que estou sabendo a ECD e ECF precisam serem transmitidas com as duas assinaturas dos representantes das empresas com a Certificação Digital e-cpf, tipo A-3, caso alguém tenha alguma informação diferente solicito a gentileza de retificarem a minha informação.

RUBENS PEREIRA DA SILVA FILHO - Contador
Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 19 junho 2015 | 13:18

Só retificando minha resposta, o que eu explanei foi a despeito dos sócios, fora a assinatura do contador. A assinatura do contador é obrigatória!

Sds.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
sybraga

Sybraga

Prata DIVISÃO 2
há 9 anos Sexta-Feira | 19 junho 2015 | 14:49

Obrigada, Kaik
Só estava na duvida realmente da assinatura dos socios, pois do contador sabia que era obrigatoria.Fiquei só na duvida se poderei ser somente um deles, no caso o que consta com o CPF na receita.
Vc sabe sobre a procuração que pode ser feita na junta comercial para que o contador possa assinar pelo socio, sem a necessidade deste socio possuir o e-cpf?
O modelo é padrão ou posso fazer o meu modelo?
Mais uma vez,, obrigada

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 19 junho 2015 | 15:08

Rosylene ,

A JUCEES aceita modelo simplificado, basta reconhecer firma levar pessoalmente e protocolar.
Já o da RF segue link para preenchimento: clique aqui

Novamente venho aconselhar aos colegas do fórum, que colocar o Contador como procurador não é procedimento mais viável, pois, voltando a cultura antiga no livro físico o contador assinava para com sócios? Não! Então digitalmente deve-se seguir a mesma cartilha, como um nosso colega aqui do fórum me disse uma vez: "Seria como se dar-se-a um tiro no próprio pé".

Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
sybraga

Sybraga

Prata DIVISÃO 2
há 9 anos Sexta-Feira | 19 junho 2015 | 15:38

Mais uma vez obrigada,Kaik
Mas tb, como disse uma outra contadora do forum, parece máfia dos certificados digitais com a receita, pois a empresa já possui o e-cnpj e agora o sócio tem que ter o e-cpf que tb é ele que assina?
Mas essa empresa , como é familiar, vamos fazer assim.
Obrigada

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 19 junho 2015 | 15:46

Rosylene,

Em minha opinião:
Não é bem assim. O e-CNPJ é para empresa efetuar suas operações como entidades onde sócios e cooperados possuam acesso, ex: NFe, Rescisão, Pendências, Consultar pagamentos, dentre outros. Sabemos que este certificado é de cadastro da empresa e não do sócio, o sócio apenas tem poderes de resolver os "problemas" da empresa, mas o princípio da entidade já nos diz lá antigo que empresa x sócio são duas coisas distintas. O e-CPF é de serventia para que o sócio reconheça as operações ocorridas na empresa, assim sendo uma assinatura individual do sócio, ou seja, que ele reconhece sua responsabilidade onde que apenas ele tem acesso, sendo como ele estivesse assinando presencialmente, no entanto na atualidade de maneira virtual/digital.


Sds.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
MARELICE SOARES

Marelice Soares

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 22 junho 2015 | 09:36

Bom Dia,

Alguém sabe me dizer como resolver problemas com o Java em relação ao ECD versão 3.2.0, estou com os arquivos validos sem erros e em advertências, mas quando peço para gerar o arquivo em TXT para passar para próxima faze no validador, esta dando mensagem de erro em relação ao java. já diz de tudo e não consigo resolver o problema.

Se alguém souber como revolvo isto por favor me ajude.

Jorge Fernandes

Jorge Fernandes

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 22 junho 2015 | 09:41

Já tentou atualizar o JAVA?

Estou usando a versão 8.45 e esta enviado normalmente.

Caso esteja atualizado, desinstale todos os Javas que estão no seu computador e instale novamente.

Atc.

O trabalho renova e engrandece a alma.
MARELICE SOARES

Marelice Soares

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 22 junho 2015 | 10:01

Bom Dia Jorge,

Já estou com a versão 8.45 , mas continua dando erro.

Qual o windows que vc usa? Creio que o problema seja ai , eu uso o 7 e baixei os programas pelo google chrome .

Obrigado

MARELICE SOARES

Marelice Soares

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 22 junho 2015 | 10:09

Data: 22/06/2015 - 10:09:56 -Sistema: SPED-CONTABIL -Versão: 3.2.0 -Sistema Operacional: Windows 7 -Arquitetura SO: 32 -Versão Java: 1.7.0_80 -Arquitetura JVM: 32

contabilpva.acj: Erro ao gerar arquivo para entrega
at contabilpva.aci.a(ControleGerarArquivoV1.java:130)
at contabilpva.tf.c(ActionGerarArquivoParaEntrega.java:61)
at contabilpva.tf.actionPerformed(ActionGerarArquivoParaEntrega.java:40)
at javax.swing.AbstractButton.fireActionPerformed(Unknown Source)
at javax.swing.AbstractButton$Handler.actionPerformed(Unknown Source)
at javax.swing.DefaultButtonModel.fireActionPerformed(Unknown Source)
at javax.swing.DefaultButtonModel.setPressed(Unknown Source)
at javax.swing.plaf.basic.BasicButtonListener.mouseReleased(Unknown Source)
at java.awt.AWTEventMulticaster.mouseReleased(Unknown Source)
at java.awt.Component.processMouseEvent(Unknown Source)
at javax.swing.JComponent.processMouseEvent(Unknown Source)
at java.awt.Component.processEvent(Unknown Source)
at java.awt.Container.processEvent(Unknown Source)
at java.awt.Component.dispatchEventImpl(Unknown Source)
at java.awt.Container.dispatchEventImpl(Unknown Source)
at java.awt.Component.dispatchEvent(Unknown Source)
at java.awt.LightweightDispatcher.retargetMouseEvent(Unknown Source)
at java.awt.LightweightDispatcher.processMouseEvent(Unknown Source)
at java.awt.LightweightDispatcher.dispatchEvent(Unknown Source)
at java.awt.Container.dispatchEventImpl(Unknown Source)
at java.awt.Window.dispatchEventImpl(Unknown Source)
at java.awt.Component.dispatchEvent(Unknown Source)
at java.awt.EventQueue.dispatchEventImpl(Unknown Source)
at java.awt.EventQueue.access$300(Unknown Source)
at java.awt.EventQueue$3.run(Unknown Source)
at java.awt.EventQueue$3.run(Unknown Source)
at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)
at java.security.ProtectionDomain$1.doIntersectionPrivilege(Unknown Source)
at java.security.ProtectionDomain$1.doIntersectionPrivilege(Unknown Source)
at java.awt.EventQueue$4.run(Unknown Source)
at java.awt.EventQueue$4.run(Unknown Source)
at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)
at java.security.ProtectionDomain$1.doIntersectionPrivilege(Unknown Source)
at java.awt.EventQueue.dispatchEvent(Unknown Source)
at java.awt.EventDispatchThread.pumpOneEventForFilters(Unknown Source)
at java.awt.EventDispatchThread.pumpEventsForFilter(Unknown Source)
at java.awt.EventDispatchThread.pumpEventsForHierarchy(Unknown Source)
at java.awt.EventDispatchThread.pumpEvents(Unknown Source)
at java.awt.EventDispatchThread.pumpEvents(Unknown Source)
at java.awt.EventDispatchThread.run(Unknown Source)
Caused by: contabilpva.jg: Erro ao copiar Stream.
at contabilpva.ka.run(CopiaStreamComHashAcaoProgressiva.java:106)
Caused by: contabilpva.akg: Erro ao gerar linha do arquivo
at contabilpva.acm.b(InputStreamGeradorArquivoComTotalizadorContabil.java:112)
at contabilpva.alb.a(InputStreamGeradorArquivo.java:134)
at contabilpva.alb.read(InputStreamGeradorArquivo.java:157)
at contabilpva.alb.read(InputStreamGeradorArquivo.java:162)
at contabilpva.ka.run(CopiaStreamComHashAcaoProgressiva.java:99)
Caused by: java.io.FileNotFoundException: {\rtf1\adeflang1025\ansi\ansicpg1252\uc1\adeff31507\deff0\stshfdbch31505\stshfloch31506\stshfhich31506\stshfbi31507\deflang1046\deflangfe1046\themelang1046\themelangfe0\themelangcs0{\fonttbl{\f0\fbidi \froman\fcharset0\fprq2{\*\panose Oculto5020304 (O sistema não pode encontrar o caminho especificado)
at java.io.FileInputStream.open(Native Method)
at java.io.FileInputStream.<init>(Unknown Source)
at contabilpva.acm.a(InputStreamGeradorArquivoComTotalizadorContabil.java:124)
at contabilpva.acm.b(InputStreamGeradorArquivoComTotalizadorContabil.java:86)
... 4 more

Jorge Fernandes

Jorge Fernandes

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 22 junho 2015 | 10:13

Marelice.

Na segunda linha já podemos ver o erro "Arquitetura SO: 32 -Versão Java: 1.7.0_80 -Arquitetura JVM: 32". Tem um java antigo instalado no seu computador, vá no painel de controle>> Programas e Recursos>> Desinstalar um Programa e remova outro Java que não seja o 8.45.

O trabalho renova e engrandece a alma.
MARELICE SOARES

Marelice Soares

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 22 junho 2015 | 10:21

Ok vou chamar o meu técnico em informatica para ele ver isto pra min, porque ele me garantiu que não tinha mais nem uma java instalado. Eu não entendo nada de TI.

Se der certo te digo.

Fico super agradecida

Joilson P. Muniz

Joilson P. Muniz

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 22 junho 2015 | 10:21

Boa tarde uma empresa no lucro presumido que nao fez a retirada acima da presunção e obrigada a entregar ECD? as empresa imunes e isentas estas desobrigada de enviar não teve movimento durante o período.

grato


Joilson

"Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios." Salmo 103.1-2
Jorge Fernandes

Jorge Fernandes

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 22 junho 2015 | 10:28

Sr. Joilson.

Na condição passada pelo mesmo a empresa não esta obrigada a entregar a ECD. No caso das isentas e imunes, quando não houver obrigação da entrega da EFD-Contribuições. Na primeira pagina deste tópico foi repassado o fundamento legal, favor ler ele.

O trabalho renova e engrandece a alma.
SATNER BRITO

Satner Brito

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar
há 9 anos Segunda-Feira | 22 junho 2015 | 10:32

Bom dia a todos

Pergunta 1: Em relação a pergunta feita pelo Sr. Rubens e foi respondida a que segue abaixo. esta correta este "exato"?


Tenho empresas do Lucro Presumido que não distribuiram Lucros, nesse caso devo entregar o ECF?

Resposta dada: Exato.

Pergunta 2: Desta forma, caso a pessoa jurídica imune ou isenta não tenha apurado as três contribuições incidentes sobre receitas (PIS, Cofins e CPRB) em montante superior a R$ 10.000,00 reais, está dispensada da apresentação, no correspondente mês, da EFD-Contribuições.


A minha dúvida é: E as entidades que recolhem o PIS-FOLHA DE PAGAMENTO? Quais critérios para analisar a obrigatoriedade de entrega da ECD?

Pergunta 3: Qual é a base de calculo de isenção da distribuição de Lucro, qual a forma de calculo? Qual o valor que tenho que me basear como "isenção" de entrega de ECD? Tem variaçoes com empresas que são Prestadoras de Serviços, Representantes Comerciais? Como Faço este calculo tendo como exemplo uma empresa que faturou no primeiro Trimestre R$-33.700,00 e anualmente R$- 140.000,00. como faço este calculo???

Por favor preciso muito dessa respostas.
Obrigado

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 22 junho 2015 | 10:40

Satner Brito

Pergunta 1: Sim este exato está correto, o ECF é a DIPJ para as empresas de Lucro Real, Presumido, Arbitrário e Entidades obrigadas ao EFD- Contribuições.

Pegunta 2: Sim, a legislação é bem específica quanto a isto.

A minha dúvida é: E as entidades que recolhem o PIS-FOLHA DE PAGAMENTO? Quais critérios para analisar a obrigatoriedade de entrega da ECD?

Esta, segue se a empresa tiver apurado no ano calendário 2014 valor somado de todos meses superior a R$ 10.000,00 estará obrigada.

Pergunta 3:
Neste tópico tem o cálculo de como é apurado o limite de isenção: clique aqui

Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
RICARDO MARTINS FERNANDES

Ricardo Martins Fernandes

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 24 junho 2015 | 17:47

Entendi o calculo acima explicado, mas pelo que entendi, tem que ainda colocar o ISS, e tb o inss patronal, o de terceiros e o valor do FGTS, SENDO assim a vou poder colocar um indice baixo para a distribuicao de lucro, cerca de aproximadamente uns 8% do fat bruto,

aguem pode me ajudar

grato ricardo

Jorge Fernandes

Jorge Fernandes

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 25 junho 2015 | 09:21

Ricardo.

FGTS não entra no calculo, observe. "IN 1420, Art 3, II "...diminuída de todos os impostos e contribuições...". FGTS não é imposto nem contribuição.

O trabalho renova e engrandece a alma.
Dirlete

Dirlete

Iniciante DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 26 junho 2015 | 10:59

Pessoal...continuo com duvidas ainda com relação a ECD.
Na seguinte situação:

Uma empresa que no de 2014 faturou 300.000,00
Essa referida empresa efetuou uma distribuição de lucros em dezembro de 2014 no valor de R$ 250.000,00 proveniente da conta de Lucros Acumulados dos anos anteriores que possuía um saldo de 750.000,00.
Nessa situação descrita, há a obrigatoriedade da entrega da ECD?

RAFAEL PINTO

Rafael Pinto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 26 junho 2015 | 11:34

Bom dia Dirlete,

Em um curso que participei, a consultora informou que não haveria a necessidade porque a Receita em nenhum momento fala sobre lucros anteriores ao de 2014.

Porém, ela aconselhou a neste caso, se a empresa estivesse em dia com a contabilidade, realizar a transmissão do ECD, isto para não precisar depois em caso de notificação pela receita e ter que se explicar e não convencer.

Espero ter ajudado.

Jorge Fernandes

Jorge Fernandes

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 26 junho 2015 | 11:44

Dirlete.

Também aconselho a fazer a ECD, até porque na legislação fala de "distribuição de lucros", não fala-se em "lucro auferido a partir de". Logico que devemos observar o período no qual a legislação esta vigente, porem como o ato de distribuição esta sendo feito dentro da vigência da mesma, esta tem de ser acatada.

O trabalho renova e engrandece a alma.
Página 2 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.