x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 35

acessos 78.690

Depreciação de Bem Usado

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Sexta-Feira | 22 janeiro 2010 | 20:20
HELENA ALVES

Helena Alves

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 12 fevereiro 2010 | 16:41

Boa Tarde a todos

Em julho de 2008 foi adquirido um veiculo tipo varredeira ano/mod.2002, o qual o mesmo já estava totalmente depreciado. (vlr. aquisição 183.000,00)
Em 11/2009 o mesmo foi vendido por 250.000,00, estou fazendo os seguintes lançamentos:
D-depreciação acumulada(Redutora do Ativo)...183.000,00
C-veiculos (AI)
pela receita:
D-caixa ou bco (AC)....250.000,00
C-Alienção Ativo Premanente (receitas não operacionais)
pela baixa do veiculo
D-Bens Ativo (despesas não operacioansi)...250.000,00
C-Veiculo (AI)

Estão corretos estes meus lançamentos?
Desde já agradeço a atenção

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Sábado | 13 fevereiro 2010 | 18:32

Boa tarde Helena,

Vamos analisar seus registros:

1º Lançamento
D - Depreciação Acumulada (ANC)
C - Veiculos (ANC) - 183.000,00

Lançamento correto porque:

- ao debitar a conta "Depreciação Acumulada" que tem natureza credora, você está dando baixa da depreciação do veiculo em questão.

- ao creditar a conta "Veículos" pelo valor total de aquisição, também está dando baixa do veículo no grupo "Atiivo Imobilizado"

2º Lançamento
D - Caixa (AC)
C - Alienação de Ativo Permanente (RNO) - 250.000,00

Lançamento correto porque:

- ao debitar a conta "Caixa" está aumentando seu saldo pelo recebimento do valor da alienação do veículo,

- ao creditar a conta "Alienação Bens do Ativo Permanente" (corrija o nome da conta) está registrando o valor da alienação do veiculo como Receitas não Operacionais. Neste caso, está registrando o ganho de Capital.

3º Lançamento
D - Bens Ativo (DNO)
C - Veiculos (AI) - 250.000,00

Este lançamento é desnecessário porque nos anteriores você já registrou a baixa do veiculo e a depreciação acumulada, o recebimento e o lucro obtido na operação, logo:

- debitar a conta "Bens Ativo" em Despesas Não Operacionais, não está correto porque esta conta registra o custo de veiculo e ele (quando da venda) tem custo zero porque está totalmente depreciado,

- creditar a conta "Veiculos" no Ativo Imobilizado, não está correto porque você já deu baixa deste veiculo (nesta conta) quando efetivou o primeiro lançamento. Creditá-la agora, significa deixá-la com valor negativo.

Conclusão
Seus dois primeiros registros contábeis estão corretos e devem ser o únicos a ser efetivados. A empresa apurou um ganho de capital tributável no valor de R$ 250.000,00, pois o bem estava totalmente depreciado (custo zero).

Não imagine que ao detalhar meu raciocinio, minha intenção tenha sido outra que não a de apenas facilitar o entendimento e justificar a eiminação do terceiro e último lançamento.

...

Franklin de Vasconcelos Silva

Franklin de Vasconcelos Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 28 maio 2010 | 09:17

Saulo,

Estive lendo todos seus post e fico admirado com o seu conhecimento, você está de parabéns.

1º Por gentileza, me faça um registro de bens com valores hipoteticos de bens que ainda restam a depreciar e foi vendido e houve ganho e outra com perda.

2º A contabilização da baixa do bem totalmente depreciado, que foi jogado no lixo por ter queimado ou qualquer outro sinistro.

Grato

LEILA AP. DE ANDRADE

Leila Ap. de Andrade

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 6 outubro 2011 | 14:07

Meu cliente é optante pelo lucro presumido: comprou um veiculo usado (ano 2001), em 30/04/2010, por r$ 120.000,00, nao contabilizou despesas de depreciacao periodicamente, está vendendo o mesmo em outubro/2011, por r$ 130.000,00, devo considerar a depreciacao mesmo nao contabilizada, para calculo do ganho de capital ?

Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.