x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 533

acessos 103.205

Exame de Suficiência 2014.1 - Técnico - Debates das Questões

Santorini

Santorini

Bronze DIVISÃO 4, Analista Financeiro
há 10 anos Terça-Feira | 8 abril 2014 | 09:58

Na minha humilde opinião 10% das questões da prova do técnico deveriam ser eliminadas, RH/DP não faz parte do curso de contabilidade. Além disso, é um absurdo a prova do técnico ser a mesma do bacharel, algumas questões da prova não são abordados no curso técnico.
Todos sabem que a prova é a mesma, o que muda são as ordens das questões.

CARLOS ANDRE

Carlos Andre

Bronze DIVISÃO 4, Analista Processos
há 10 anos Terça-Feira | 8 abril 2014 | 10:01

Moacir, a legislação diz que pode ser pelo custo ou valor realizável líquido, dos dois o menor...a diferença está ai: "Dos dois o menor"...a seleção deve ser feita produto por produto e não na soma de todos.

Instagram: departamento_legal_societario 
Adriana

Adriana

Bronze DIVISÃO 5, Não Informado
há 10 anos Terça-Feira | 8 abril 2014 | 10:32

Bom dia,

Segundo o gabarito da unisescon a questão nº 15 - alternativa correta letra C.

Porém, acredito que esteja errado pois refazendo a questão encontro como resultado
a letra A.

Segue cálculo se eu estiver errada por favor apontem.

Receita de Vendas 70.000,
(-) Devolução de Vendas (17.500,)
(-) Impostos s/ Vendas (11.156,25) - Icms/Pis/Cofins
(=) Receita Líquida 41.343,75
(-) CMV (33.000,)
(=) Receita Bruta 8.343,75

Obrigada,

MOACIR MARINHO

Moacir Marinho

Bronze DIVISÃO 4, Analista Custos
há 10 anos Terça-Feira | 8 abril 2014 | 10:47

Adriana, bom dia!

Então, efetuei o cálculo igual o seu. Minha opção também foi a letra A, pois como houve devolução de venda, pelo meu conhecimento devemos estornar as despesas com CMV e Impostos.

Os impostos devemos creditar em conta de resultado e debitar em conta do balanço como imposto a recuperar.


At;

Moacir


Adriana

Adriana

Bronze DIVISÃO 5, Não Informado
há 10 anos Terça-Feira | 8 abril 2014 | 11:18


Moacir, acho que o gabarito da Unisescon não está confiável.

Devemos realmente aguardar o do CFC e torcer para que a questão esteja correta 1 pontinho a mais ...

Enquanto isso nos resta apenas resolver questões com os colegas para diminuir a ansiedade!!!!!

Boa sorte!

Adriana,

Denise Costa Nepomuceno

Denise Costa Nepomuceno

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 8 abril 2014 | 13:31

Engraçado,tava vendo todo mundo postar a número um letra A e me assustei porque eu marquei a D,e tinha certeza que estava correta a questão,ai fui ver a correção do vídeo,a minha prova que é técnico,a resposta 1730,00 está na letra D da questão 1. A letra A da minha prova é 1970,00. Eu sou de BH.MG

Contadora na Hope Contábil
https://hopecontabil.com/
Renata Sampaio

Renata Sampaio

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 8 abril 2014 | 13:50

Obrigada Rodrigo pela correção.

Julio Cesar , encontrei apenas o gabarito de Bacharel no site do CTC. Posta o gabarito do técnico ou link.

Vários gabaritos não oficiais estão sendo divulgados na net.... alguém sabe dizer os sites mais confiáveis?

HANIEL SOUZA DOS SANTOS

Haniel Souza dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 8 abril 2014 | 14:07

Pessoal diante mão serão anuladas duas questões do exame de suficiência 2014.1, primeiro a questão 28 tem um erro primoroso que é o valor, ou seja erro de digitação, onde apresenta R$ 48.0000,00 ou seja é 48.000,00 ou 480.000, isso falta clareza na questão, por tanto feri o principio de legitimidade e transparência,

Ja questão 35 ele não pede pra relacionar, ou seja pede para julgar os requisitos do juiz e perito, por tanto serão anuladas.

Ranniel Martins Silva

Ranniel Martins Silva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 8 abril 2014 | 14:08

O gabarito do CTC (Centro de Treinamentos e Cursos) concluiu assim:

01 A - 11 D - 21 A - 31 C - 41 C
02 A - 12 C - 22 D - 32 B - 42 A
03 B - 13 D - 23 A - 33 D - 43 D
04 B - 14 A - 24 B - 34 B - 44 B
05 A - 15 B - 25 B - 35 A - 45 B
06 A - 16 C - 26 C - 36 D - 46 C
07 D - 17 C - 27 B - 37 D - 47 D
08 A - 18 B - 28 A - 38 A - 48 B
09 B - 19 D - 29 B - 39 A - 49 C
10 A - 20 A - 30 C - 40 D - 50 C

Comparativos:

Unisescom, diferentes nas respostas das questões ( 28 D, 33-38-39 C, 44 A)
MereceDestaque, diferentes nas respostas das questões ( 9 A, 42 B, 46 D)
Suficienciacontabil, respostas idêntica.

Vale ressaltar que as respostas da CTC são as únicas com fundamentações.

Ranniel Martins Silva (@rannielms)
centrodetreinamentosecursos.blogspot.com.br
rannielms.blogspot.com.br

Élvio Boranga

Élvio Boranga

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 8 abril 2014 | 14:19

Pessoal!!!

Alguém postou que seriam duas provas de técnico ( Prova 1 e Prova 2 ), está correto isso?..

em relação aos comentários de quer seriam anuladas duas questões (28 e 35)... ou é de bacharel (este tópico é para técnico), ou realmente trata-se de prova 1 ou 2 , já nas minhas questões 28 e 35 nada tem a ver com o que estão postando.

abraço!!!

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 8 abril 2014 | 14:34

Ranniel,

Pelo gabarito publicado no CTC eu obtive 32 acertos,

Verificando com as diferenças entre outros sites, como você mesmo mencionou, o mínimo foi 30 acertos.

Penso que consegui ser aprovado. Agradeço ao empenho dos professores, pois a ansiedade é grande, com esse trabalho voluntário nos ajuda a ter uma direção sobre a situação de nossas respostas.

Pessoal, as questões sobre a prova de bacharel estão sendo postadas aqui, pois a página sobre a prova de bacharel foi trancada e direcionada para esta.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
Janaína de Oliveira

Janaína de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 8 abril 2014 | 14:35

segue minhas respostas....agoniada pra saber o gabarito oficial.
1-b
2-c
3-a
4-b
5-a
6-c
7-b
8-c
9-c
10-a
11-a
12-a
13-a
14-d
15-c
16-d
17-b
18-c
19-c
20-c
21-b
22-c
23-b
24-c
25-c
26-b
27-b
28-a
29-d
30-c
31-d
32-a
33-a
34-c
35-d
36-c
37-a
38-d
39-b
40-a
41-c
42-a
43-d
44-d
45-d
46-d
47-c
48-b
49-c
50-c

Santorini

Santorini

Bronze DIVISÃO 4, Analista Financeiro
há 10 anos Terça-Feira | 8 abril 2014 | 14:44

Todos aqui acham normal a prova do técnico ser a mesma do bacharel, porque o que muda é a ordem das questões.
Questões de DP/RH vocês também acham normal?

Adenilson Ribeiro

Adenilson Ribeiro

Prata DIVISÃO 1, Assistente Advocacia
há 10 anos Terça-Feira | 8 abril 2014 | 14:45


Pessoal deem uma olhada nestes gabarito são de tecnico e bacharel ok

fonte merecedestaque.com Caros internautas leitores do Blog Merece Destaque, baseados em uma análise rápida das questões da prova do Exame de Suficiência 2014.1, divulgamos aqui gabaritos extra-oficiais.

Lembrando que estes gabaritos não devem ser levados em consideração para certeza de aprovação ou reprovação. Ainda falta algumas questões serem analisadas mais profundamente. Você, contador e técnico em contabilidade que participou do exame neste domingo (06), fique atento que estaremos atualizando esta postagem em caso de novidades, para que vocês possam conferir seus possíveis acertos.

Acesse o link http://www.merecedestaque.com/2014/04/gabarito-da-prova-do-exame-de.html

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 8 abril 2014 | 14:57

Santorini,

Se você pegar o Edital do exame, verá que são várias matérias em comum as provas de técnico e bacharel,

Veja que, até profissionalmente falando, o técnico exerce quase as mesmas funções do contador, fora algumas que são únicas dos profissionais de nível superior, como auditoria e perícia.

Note que as matérias que apenas os contadores podem exercer não são exigidas na prova de técnico.

Portanto, não há nada de errado em questões iguais sendo exigidas por técnicos e bacharéis. O que não poderia é questões pertinentes a contadores sejam cobradas para técnicos.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
Santorini

Santorini

Bronze DIVISÃO 4, Analista Financeiro
há 10 anos Terça-Feira | 8 abril 2014 | 15:09

Kleber Ribeiro
você esta correto e se comentei isso é porque peguei o Edital do exame, mas não acho normal provas idênticas e assim esta sendo desde o início. Se as provas são idênticas mudando somente a ordem das questões então o técnico esta respondendo questões que seriam direcionadas a auditoria e perícia.

Sem contar as questões direcionaras ao departamento fiscal e DP/RH que não é contabilidade, a contabilidade necessidade de informações desta área mas não pode ser cobrada por conhecimento deste assunto .

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 8 abril 2014 | 15:24

Santorini,

Dp/RH é questão essencial para qualquer técnico saber.

Esta prova não é exame de contabilidade, é exame de suficiência para exercer profissão contábil. Todo profissional contábil deve saber DP.
Imagina um cliente chegar em um técnico contábil e este não entender as rotinas do DP?

Em relação a auditoria e perícia, você está enganado, não tem relação nenhuma as questões apresentadas por você, sendo de perícia ou auditoria.

Minha intenção foi apenas responder a um questionamento que você mesmo colocou, e não abrir discussão.

Desculpe se me entendeu errado, não foi minha intenção.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
Página 3 de 19

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.