x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 22.075

Contabilização de Cooperativas

Flavia Melo

Flavia Melo

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 10 anos Domingo | 13 abril 2014 | 08:56

Bom dia a todos.
Após fazer pesquisa aqui neste fórum maravilhoso , ainda me restou algumas duvidas como contabilizar os ingressos em uma cooperativa . Se alguém puder me dar uma luz rsrsr. A duvida é como eu contabilizo os "repasse" que são feitos aos associados .Este repasse acontece depois que já foi retirado do valor da nota que é emitida , os impostos e as despesas. Vi no balanço do ano de 2012, que o colega estava usando(não sei como ) algumas contas do passivo -

ATO COOPERADO
Receita de Cooperados(PC)
(-) ISS
(-) IR
(-) ALUGUEIS DE IMOVEIS.


(-) Repasse do Ato Cooperado(PC)
Cooperados(PC)

Estaria correto esta contas acima, pois a contabilização da emissão da nota e a recebimento da mesma acho que é assim
Pela emissão da nota
D - Clientes -
C - REceitas de serviços.
Pelo recebimento :
D- Bco .
C- Clientes,

A minha grande duvida é em relação ao repasse, uma das contas é o banco, pois sai dele o dinheiro e qual seria a contrapartida?? Ou usaria as contas que o antigo contador utilizou e que está constando no balanço de 2012.
Mas como eu as utilizaria??? Alguem poderia me mostrar com exemplos....
Muito obrigada desde já...

Tatiane da Cruz

Tatiane da Cruz

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 22 agosto 2014 | 15:00

Flávia Melo, boa tarde. Você conseguiu contabilizar os repasses? estou nessa situação nunca trabalhei com cooperativas e estou meio que perdida. Se puder me ajudar agradeço

formada em contabilidade 2008.2, trabalhando na área desde 2009.
Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 9 anos Sexta-Feira | 22 agosto 2014 | 23:02

oi, segue o site onde encontra-se a norma contábil p/ entidades cooperativas:

portalcfc.org.br


quanto a tributação, segue site:

http://www.portaltributario.com.br/noticias/1tributario050506.htm

>> os lançamentos contábeis do exercício 2012 (acima listados) estão em conformidade c/ a norma do conselho federal de contabilidade, ou seja "ato cooperativo" não transita pelo resultado mas em subgrupo do passivo circulante; logo, somente os atos não cooperativos é que deverão transitar pelas contas de resultado!

> para fins didáticos, vamos imaginar que a cooperativa emitiu uma nota fiscal em 31/07/2014 contendo os seguintes valores:

$ 100.00 serviços prestados pelos cooperados > valor bruto da nf
$ 10.00 valor do imposto sobre serviços
$ 10.00 valor do imposto de renda
$ 10.00 valores dos aluguéis
$. 70.00 valor que deverá, posteriormente, ser repassado aos cooperados.

>> o plano de contas da cooperativa deve possuir, como exemplo, os seguintes grupos e subgrupos de contas:

1 ativo
11 ativo circulante
111 disponível
1112 bancos c/ movimento
11121 banco c/c.
...
2. passivo
21 passivo circulante
215 obrigações tributárias
2151 ir a recolher
2152 iss a recolher
216 contas a pagar
2161 aluguéis a pagar
2162 cooperados a pagar
218 ato cooperativo
2181 receita de cooperados
2182 (-) imposto sobre serviços
2183 (-) imposto de renda
2184 (-) aluguéis dos imóveis
2188 (-) repasse para os cooperados

>> de posse das informações acima, podemos contabilizar a nota emitida contra o cliente "a"

data: 31/07/2014
d- cliente "a" (ativo circulante)
c - receita de cooperados (passivo circulante)
$ 100.00

data: 31/07/2014
d- (-) imposto sobre serviços
c- iss a recolher
$ 10.00

data: 31/07/2014
d- (-) imposto de renda
c- ir a recolher
$ 10.00

data: 31/07/2014
d- (-) aluguéis dos imóveis
c - aluguéis a pagar
$ 10.00

data: 31/07/2014
d- (-) repasse aos cooperados
c - cooperados a pagar
$ 70.00

> quando o cliente faz o pagamento da nota fiscal, a cooperativa tem fundos p/ quitar os impostos, as contas a pagar e de fazer o devido repasse da sobra p/ os cooperados!

data: 01/08/2014
d- banco c/c.
c - cliente "a"
$ 100.00

data: 10/08/2014
d - iss a recolher $ 10.00
d - ir a recolher $ 10.00
d - aluguéis a pagar $ 10.00
d - cooperados a pagar. $ 70.00
c - banco c/c. $ 100.00

obs.: os valores acima são simples exemplos p/ a compreensão a forma de como são os lançamentos contábeis a serem feitos; foram desprezados os respectivos históricos.

>> recomendo a leitura e consulta o livro "contabilidade das sociedades cooperativas aspectos gerais e prestação de contas" dos autores: ariovaldo dos santos, Fernando Henrique câmara Gouveia, Patrícia dos santos Vieira, editora: atlas.

> encontrei uma interessante apostila elaborada pelo conselho regional de contabilidade do rio de janeiro, apenas atente p/ o detalhe de que a mesma foi emitida em 2005, logo está desatualizada, mas entendo que vale a pena dar uma olhada, pois ainda tem algumas informações bem úteis:

http://webserver.crcrj.org.br/APOSTILAS/A0531P0029.pdf

contabilidade para cooperativas de produção e serviços

>> caso algum colega tenha, ou saiba onde tem, material mais recente, ficarei muito agradecido pela indicaçao.

boa noite a todos!

Amanda Léo

Amanda Léo

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 4 dezembro 2015 | 17:24

Boa tarde,

Alguém pode me tirar uma duvida, foi registrado um livro fiscal no cartório para que eu possa registrar na junta é preciso imprimir outro ou registra o mesmo.

Grata

Amanda

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.