x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 11.751

Rotinas contabeis de uma Grafica

GERSON LUIS SANTOS DE SOUSA

Gerson Luis Santos de Sousa

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 16 anos Quinta-Feira | 20 março 2008 | 09:14

Bom dia a todos, por favor, será que alguém tem algum material sobre as rotinas contabeis de uma Gráfica, nunca fiz a contabilidade de Gráficas e conforme pesquisas, como trabalha na transformação do papel no produto acabado é considerada indústria, seria muito complicado fazer a contabilidade?
É uma EPP, Lucro Presumido, já tirei a licensa da CETESB, JÁ CADASTREI O CNPJ, se alguém possuir algum material de consulta será benvindo. OBRIGADO

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Quinta-Feira | 20 março 2008 | 10:17

Bom dia Gerson,

As gráficas só são consideradas indústrias, quando elaboram produtos que devam ser vendidos em prateleiras de papelarias e casa especializadas no ramo, ou seja, quando não se trata de impressão gráfica por encomenda.

Assim, por exemplo, se a gráfica produz calendários não personalizados, cadernos, agendas, cartões de Natal de Felicitações etc., são equiparadas à indústria gráfica.

Por outro lado, as receitas decorrentes da confecção de Blocos de Notas Fiscais, Panfletos, Cartões de Visita etc., por encomenda (personalizados) serão consideradas prestação de serviços.

Uma vez determinada a "diferença" entre as duas receitas, fica fácil o entendimento da forma de contabilização.

Estou certo de que você não encontrará dificuldade alguma na elabora desta contabilidade.

...

GERSON LUIS SANTOS DE SOUSA

Gerson Luis Santos de Sousa

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 16 anos Sexta-Feira | 28 março 2008 | 11:02

Sr. Saulo, obrigado pela resposta
A gráfica trabalhará somente com encomendas, com sua instrução aonde encontre detalhes amparo legal para classifica-la como "prestadora de Serviço"
Se compro determinado produto e em minha empresa eu transforme este produto, isso não será considerado industrialização? POr exemplo a empresa comprará papel e fará a impressão, sobre encomenda, e entregará para o cliente. Essa empressa efetuará impressão para colocar nas caixinhas de CDs de músicas, conforme solicitação dos artitas.
Será que alguém teria um modelo de plano de contas e rotinas contabeis uma Gráfica. Obrigado

REGIANNE TERRA NETO

Regianne Terra Neto

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 14 anos Sexta-Feira | 2 outubro 2009 | 15:11

Boa tarde Saulo,
então estou com uma duvida sobre a grafica.
tem um cliente que me procurou para afezr abertura de empresa na parte grafica cartão de casamento, aniversario, tudo sobre encomenda.
será que você me ajudar.
se precisa de cesteb, se seria prestação de serviço.
vc tem um enbasamento legal onde eu possa consultar?
agradeço desde já pela atenção.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Sexta-Feira | 2 outubro 2009 | 20:37

Boa noite Regianne,

Uma vez que a atividade a ser explorada por esta empresa será a prestação de serviços gráficos por encomenda, ou seja, não para venda em Papelarias (balcão), não será considerada indústria gráfica e sim prestadora de serviços gráficos.

Face ao exposto, poderá aderir à sistemática no Simples Nacional e sujeitar-se-á às alíquotas do Anexo III.

Este é também o entendimento exarado por Chefes de Divisões de Tributação da Secretaria da Receita Federal de várias Regiões Fiscais em respostas à Solução de Consultas, tais como as que abaixo transcreco:

Solução de Consulta Nº 250, de 19/12/2008
9ª Região Fiscal - RFB - DOU de 03/10/2008
Assunto: Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte - Simples Nacional

A atividade de composição gráfica será considerada atividade industrial quando resultar em produtos de prateleira, assim considerados a produção de bens em série, de forma padronizada, vendidos em larga escala, sem distinção quanto ao usuário.

De igual modo, a industrialização por encomenda efetuada pelas pessoas jurídicas optantes pelo Simples Nacional que tenham por atividade a composição gráfica será considerada atividade industrial sempre que constituir etapa relativa à industrialização ou comercialização.

As atividades industriais serão tributadas na forma do Anexo II, da Lei Complementar Nº 123/2006.

A atividade de composição gráfica, para as pessoas jurídicas optantes do Simples Nacional, será considerada prestação de serviços quando resultar em impressos personalizados, tais como notas fiscais e cartões de visitas, elaborados mediante encomenda e destinados ao uso ou consumo do próprio encomendante.

Nessa hipótese, os tributos devidos deverão ser recolhidos na forma do Anexo III, da Lei Complementar Nº 123/2006.

Dispositivos Legais: Lei Complementar Nº 123/2006, Artigo 13, Artigo 18, § 4º, II e III; § 5º, I e VII.


...

Solução de Consulta Nº 68, de 21 de Maio de 2008.
6ª Região Fiscal - RFB - DOU 02.06.2008

Assunto: Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte - Simples Nacional

A atividade gráfica pode configurar-se como industrial, comercial ou de prestação de serviços. As atividades industriais serão tributadas na forma do Anexo II da Lei Complementar.

Dispositivos Legais: Lei Complementar Nº 123/2006, Artigos 13 e 18, §§ 4º e 5º, I e VII; Decreto 4.544/2002 - RIPI, Artigo 5º c/c Artigo 7º; ADI RFB Nº 26/2008 e Resolução CGSN Nº 13/2007.

Sandro Luiz de Aguilar
Chefe da Divisão de Tributação


Quanto as exigências para constituição da empresa, aconselho-a a repetir seu questionamento na sala Registro de Empresas , certamente obterá as respostas que procura.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.