x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 9

acessos 4.587

Ser empregado ou patrão?

Thallys

Thallys

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 5 setembro 2014 | 15:33

Boa tarde colegas!

Gostaria de compartilhar com vocês o que penso hoje a respeito de nossa profissão e também receber a opinião de vocês com relação a isso.

Moderadores, fiquem a vontade para mover o tópico para o lugar adequado.

Então...

Faz um ano que saí do meu emprego em um escritório contábil para ir trabalhar em outra cidade em uma multinacional, porém me arrependi e resolvi não ir e fiquei sem emprego.

Logo fui indicado para prestar assessoria a vereadores na câmara e atualmente estou trabalhando com Revisão e Auditoria em Prestação de Contas, mas infelizmente não tenho sido bem remunerado.

As vezes animo de montar meu escritório, até consegui uma sala em um preço bem em conta e softwares para começar a trabalhar, porém estou pensando muito antes de começar, pois a responsabilidade é muita e um salário fixo no fim do mês é muito mais fácil.
E também só tenho experiência prática no Fiscal, então estou com um pouco de receio quanto a isso.

Neste tempo que fiquei meio parado, sem emprego de carteira assinada, recebi várias propostas, porém nada que me fizesse aceitar ou compensar a minha troca de cidade por um emprego.

Cheguei a receber propostas de R$ 1700,00, R$ 1100,00, R$ 2500,00, porém o custo de vida na outra cidade era alto (gastaria R$ 1000,00 só de despesas, pagaria R$500,00 de aluguel, que seria dividido com um amigo e R$ 500,00 de combustível, para ir para o trabalho e retornar para minha cidade nos fins de semana).

Na minha cidade não recebi nenhuma proposta, e na cidade vizinha um escritório me ofereceu um salário de R$1000,00, isso mesmo, R$ 1000,00.

Recebi também uma proposta em uma fábrica de cimento, porém quando fui na entrevista me falaram que a vaga era para ajudar a descarregar caminhão e conferir as mercadorias e que o salário era de R$1100,00 como terceirizado.
A pessoa que me entrevistou disse que o trabalho não era mole como era o meu no escritório de contabilidade não, que lá trabalhava mesmo de verdade.
Queria que eu formado em contabilidade trabalhasse como peão de fábrica? Não desmerecendo quem trabalha com isso.
Então me chamaram só pra desvalorizar a nossa profissão, achando que nós que trabalhamos em escritórios não trabalhamos pesado?
E um salário de R$1100,00, não desmerecendo também quem ganha isso.
Logicamente não aceitei a proposta e me arrependi de não ter dado um murro na cara do infeliz.

Conheço pessoas que se formaram em Engenharia de Produção, começaram com um salário de R$3000,00 como Trainee, e hoje já estão ganhando quase R$ 7.000,00 etc, tenho um amigo também que ganhava R$ 5000,00 quando era Trainee, e hoje trabalha embarcado e tira R$ 20.000,00 por mês.

Esses Engenheiros que hoje estão ganhando bem, nem tem tanto tempo de empresa, conheço um que tem 3 anos e já está ganhando mais que R$5000,00 por mês, fora os ótimos benefícios.
E outra, nem trabalham tanto. Estou falando isso porque conheço alguns e eles mesmo me disseram isto.

Enquanto nos oferecem uma merreca de salário por tamanha responsabilidade que temos em nossa profissão.
Acho o mercado de trabalho muito injusta e confesso estar desanimado como Contador.

Até hoje não consegui atuar em nenhuma empresa como CONTADOR mesmo, na carteira, ficam nos contratando apenas como Assistente/Analista, pra nos dar essa miséria de salário.
No escritório que trabalhei, minha função era Digitador de Livros Fiscais, sendo que eu era responsável pelo setor fiscal do escritório.
E era graduado com CRC ativo, agora me diz, pra que ter CRC ativo, pagar anuidade caríssima para ser Digitador? Assistente? Não dão valor a graduação, pós graduação, nem registro no CRC.

Não sei como essas empresas não tem vergonha de oferecer um salário desses para uma pessoa graduada ou pós graduada como eu sou.

Saí do escritório uma vez para trabalhar em uma multinacional em outra cidade, porém saí logo, saía da empresa todo dia tarde, tarde mesmo, por exemplo 23h e chegava antes das 8h e nem ganhava tanto.
Ao contrário, o pessoal da engenharia 17h já estavam todos indo embora e com um excelente salário, super valorizados enquanto nós da contabilidade / fiscal, éramos quase escravos.
A minha supervisora chegava a pedir pra eu fechar meu ponto e continuar na empresa.

Gostaria de saber a opinião de vocês quanto a isso e se acham que é melhor para nossa profissão ser autônomo (ou montar um escritório contábil) ou ser empregado pro resto da vida conformado com o triste salário.

Desculpem pelo desabafo e pelo imenso texto, espero que todos leiam e compartilhem suas opiniões comigo.

Todo e qualquer tipo de conselho será muito bem vindo.

Obrigado e boa sorte a todos em nossa profissão!

Fábio

Fábio

Prata DIVISÃO 3
há 10 anos Sexta-Feira | 5 setembro 2014 | 17:41

Boa tarde Thallys,

Acabei também de desabafar em um post agora pouco e me deparei com o seu. Entendo perfeitamente sua angústia em relação ao reconhecimento de nossa carreira de contabilista.

Eu comecei a fazer o curso de engenharia, mas larguei no último ano da faculdade para fazer ciências contábeis, pois herdei o escritório familiar e após isso venho sofrendo diariamente como empreendedor e contabilista. Se você for realmente montar um escritório, é necessário muita bagagem e força de vontade, pois TUDO que nós fazemos é muita dor de cabeça, isso estou dizendo o que está acontecendo comigo, embora tem muitos que se deram bem com escritórios. O problema é que no meu caso, talvez não tivesse um suporte, estrutura e conhecimento suficientes para tocar o negócio de forma saudável.

Diariamente sou exposto as adversidades, seja na escrita fiscal, contábil, dep. pessoal. É tanta informação que temos que saber, que p/ mim, único contador, fica sobrecarregado. Preciso pensar nos salários dos colaboradores, clientes que só reclamam e nada ajudam, legislação, limpeza, compra de materiais e tudo que envolve um empreendimento.

Talvez eu não tenha um perfil empreendedor, mas tento aprender todos os dias, seja em palestras ou lendo apostilas. Já fui em várias palestras sobre SPED, DCTF, PERCOMP, IRPF, E-Social, ICMS, Substituição Tributária, etc.... mesmo assim é muita informação e fora o sistema fiscal/contábil que não ajuda. Desde o simples cadastramento de produtos até as estruturas de balanços tenho que pensar, e não estou dando conta.

Muita responsabilidade e penalidades que sofro, para pouco retorno financeiro, mas o que me move é o sonho de crescer e tornar-se referência. Eu tento acreditar que fazendo minha parte agora, vou conseguir chegar lá. Mas diversas vezes pensei em desistir.

Sobre ser funcionário, acredito que você deva trabalhar em uma empresa de contabilidade e não em escritórios, a não ser que você tenha a possibilidade de trabalhar no escritório para ser sócio no futuro. Na empresa como as Big Four (Pwc, Delloite, KPMG, Ernst&Young) você poderá crescer, até chegar no topo e ganhar um ótimo salário, mas leva tempo, mínimo 10 anos nessas grandes empresas, com inglês fluente, pós, etc.

Única saída para crescer nessas empresas é fazer especializações, seguir uma área específica e investir em uma outra língua. Nos escritórios dificilmente chegará a um bom salário, talvez como contador na média de 5 mil reais.

Sobre essa vida de funcionário e empresário, já pensei seriamente em desistir e prestar concurso para ser auditor fiscal da receita, até juntei um dinheiro para parar de trabalhar e estudar por 2 anos em tempo integral, mas a frustração seria se eu não passasse, não estou sendo negativo, só não estava tão confiante e botando fé nesse projeto.

O que você pode fazer no momento é fazer uma planilha, montar primeiro todas as opções que você queira fazer, analisar os pós e contras, o que irá precisar para atingir esses objetivos e refletir nessas possibilidades. Mas nessa vida temos que achar uma coisa que nos toquem a ponto de correr atrás. Porque viver o resto da vida apenas com o salário no fim do mês em um trabalho desmotivador, levará a depressão.

Escolhemos ser contabilistas, essa escolha já foi um desafio. Mas não é o ponto final e nunca é tarde para recomeçar;

Boa sorte cara !

Thallys

Thallys

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 8 setembro 2014 | 15:15

Fábio
, boa tarde!

Obrigado pelos conselhos.
Sinceramente, tudo isso que escrevi não foi questão de momento ou estar de cabeça quente.
Tenho me deparado com isso várias vezes por dia e por vários dias, quase um ano.

Moro em uma cidade pequena, não tem muitos campos de trabalho, nem essas empresas contábeis como você citou(Kpmg, EY, etc).
Vou fazer 3 anos de formado agora no fim do ano e só tenho experiência em apenas uma área, que é a Fiscal, como falei.

Não sinto-me preparado plenamente para abrir meu escritório, mas estou começando a ver que não terá outra saída.
Penso da seguinte forma, se for para ajudar os donos de escritórios daqui a ganharem dinheiro e eu mesmo não sendo valorizado, eu faço isso para mim mesmo, correndo os riscos.

A minha situação é que sou novo, tenho 24 anos, moro com meus pais, mas sinto que a minha vida deu uma estagnada.
Vejo pessoas andando pra frente, prosperarem, mesmo com toda crise financeira no país, e eu ficando parado, sempre num aperto, financeiramente falando.

Meu pai me deu força pra montar meu escritório, disse que se eu quiser ele já colocaria a empresa dele pra eu fazer.
Mas eu me deparo com a seguinte situação:

Eu nem sei mesmo por onde começar, não sei como funcionam os processos burocráticos com relação a legalização das empresas, nem mesmo sei como fazer a prática da contabilidade e do departamento pessoal. Não sei como funcionam as rotinas nem fazer planejamento tributário para ver qual regime é mais viável para a empresa.
Infelizmente só com a teoria da faculdade não tenho segurança.
Fico com receio de aparecerem algumas empresas pra eu fazer mas nem mesmo sei como fazer, por onde começar.
Apenas tenho a prática da área Fiscal.
Fico com medo de assumir responsabilidades com os clientes que surgirem e depois ser prejudicado com multas, etc, por conta da minha falta de conhecimento profundo no assunto.

Vontade eu tenho e muita de ter meu escritório, é quase um sonho mesmo. Cheguei até fazer um site, página no facebook, logomarca e estou com meu panfleto na gráfica já pra fazer, só falta o endereço certo que ainda não fechei com o dono da sala.

Porém, bancar os custos com aluguel de sala, software, consultoria (coad), internet, material de escritório, luz, telefone, etc, não sei se conseguiria e ainda sobrar para o meu sustento.

Por isso estou aguentando mais um pouco pra ver o que vou fazer, mas já faz um ano que estou parado e quero dar um basta nisso.
Preciso resolver essa situação pra ter a minha vida normal.
Jamais imaginaria que chegaria nessa crise assim com tão pouco tempo de profissão.

Gostaria muito de ver a opinião dos outros colegas, porém acho que o post ficou um pouco grande então não chegaram a responder.

Breno Duarte

Breno Duarte

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 8 setembro 2014 | 16:00

Prezado Thallys,

Cara deveriam postar esse seu comentario como um artigo de cunho não cientifico, mas uma critica bem humorada e politicamente correta quanto as dificuldades da profissão contabil, o nivel do emprego no Brasil e outras coisas mais..

Confesso que lendo seu texto ri e chorei ao mesmo tempo. Te chamaram pra descarregar caminhão?? kkkk `triste mano. Olha já passei por essa mesma situação e creio que seja uma relaidade a todos os funcionarios contabilistas: Muito conheicmento, pressão, responsabilidade e pouca grana.

Resumindo: Se for pra ganhar pouco e ter responsabilidade é melhor trabalhar pra vc. É horrivel trabalhar em contabilidade de escritorios dos outros ou em contabilidades internas de empresas.






Sds,
_______________________________________________________________________
Breno Eduardo G. Duarte
Contador
Thallys

Thallys

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 8 setembro 2014 | 17:41

Prezado Thallys,

Cara deveriam postar esse seu comentario como um artigo de cunho não cientifico, mas uma critica bem humorada e politicamente correta quanto as dificuldades da profissão contabil, o nivel do emprego no Brasil e outras coisas mais..

Confesso que lendo seu texto ri e chorei ao mesmo tempo. Te chamaram pra descarregar caminhão?? kkkk `triste mano. Olha já passei por essa mesma situação e creio que seja uma relaidade a todos os funcionarios contabilistas: Muito conheicmento, pressão, responsabilidade e pouca grana.

Resumindo: Se for pra ganhar pouco e ter responsabilidade é melhor trabalhar pra vc. É horrível trabalhar em contabilidade de escritorios dos outros ou em contabilidades internas de empresas.


Obrigado pela contribuição Breno.

Exatamente, é a pura realidade do que acontece atualmente.
Não chamaram diretamente pra descarregar mas disse que se fosse preciso ia ter que pegar junto, conferir os materias, etc.

Hoje estou me sentindo confuso, estou meio sem saber o que fazer da vida diante dessa situação, só sei que assim não pode continuar, isso tem que mudar logo.

Breno Duarte

Breno Duarte

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 8 setembro 2014 | 18:10

Pare alguns dias, nem que seja somente um fim de semana. Reflita sobre o que você gosta de fazer e pense. Tem um ditado que diz que Quando vc faz o que você gosta você acaba não trabalhando. Isso porque é que você faz é tão prazeroso que nem parece um trabalho.

cara, experiencias e dicas é só o que tem aqui nesse portal.

- Ja vi postagem de gente dizendo que trabalhou por dois ano para alguém mesmo que detestando, somente pra comprar os equipamentos e montar o escritorio.

- Já vi gente falando que o conhecimento serviu pra tentar fazer concurso.

- Gente disendo que um dia vc acha a empresa dos senhos e outras disendos que devemos transformar essa empresa e o ambiente...

Enfim.. Você deve refletir, pegar um caminho, e seguir... Acho que trabalhando pra alguem, trabalhando sozinho ou tentando concurso qualquier desses tem a possibilidade de dar certo ou errado.. E muitas vezes o retorno não vem a curto prazo.

Boa sorte meu amigo.






Sds,
_______________________________________________________________________
Breno Eduardo G. Duarte
Contador
Thallys

Thallys

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 8 setembro 2014 | 18:32

Breno, obrigado pelas palavras mais uma vez.

Eu estou parado, como disse, trabalho só com algumas revisões de prestações de contas assessorando um vereador, porém não tenho ganhado bem, nem chega a um salário.
Reflito sobre isso o tempo inteiro, 24 horas por dia, mas ainda não cheguei a uma conclusão.
Arriscar montar meu escritório com os recursos que tenho, mesmo sem ter a experiência necessária nas outras áreas ou ser empregado, o que no momento não vejo chances de ser contratado aqui na minha cidade.

Assim que chegar a uma conclusão, ou quem sabe, aparecer uma oportunidade legal, aviso aqui.
Espero que isso aconteça logo e que seja algo muito bom e que eu possa ser verdadeiramente feliz com a minha profissão e alcançar a realização pessoal, independente se for ter meu escritório ou trabalhar em uma ótima empresa, sendo devidamente recompensado.

Breno Duarte

Breno Duarte

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 8 setembro 2014 | 18:50

Amigo, sugiro que vc infelizmente rale um pouco mais em escritorios de contabilidade. Se já manja no setor fiscal, procure vagas nos setores contabil e pessoal. Isso vai te dar conheicmento e experioencia base pra começar. Outra opção é vc formar uma sociedade com alguem para sanar sua deficiencia nessas areas.

Boa sorte.






Sds,
_______________________________________________________________________
Breno Eduardo G. Duarte
Contador
Thallys

Thallys

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 10 setembro 2014 | 19:46

Amigo, sugiro que vc infelizmente rale um pouco mais em escritorios de contabilidade. Se já manja no setor fiscal, procure vagas nos setores contabil e pessoal. Isso vai te dar conheicmento e experioencia base pra começar. Outra opção é vc formar uma sociedade com alguem para sanar sua deficiencia nessas areas.

Boa sorte.


Boa noite, Breno!

Obrigado pelos conselhos e dicas.
Espero que as coisas melhorem, pois não me vejo fazendo outra coisa sem ser relacionado a nossa profissão, acho que realmente é o que gosto.

Breno Duarte

Breno Duarte

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 11 setembro 2014 | 15:13

Estou as ordens no que precisar meu amigo






Sds,
_______________________________________________________________________
Breno Eduardo G. Duarte
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.