x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 37

acessos 32.244

CONTABILIDADE IGREJA EVANGELICA

Felipe Gustavo Nascimento de Abreu

Felipe Gustavo Nascimento de Abreu

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 13 anos Quinta-Feira | 31 março 2011 | 19:58

Boa noite.

Gostaria de saber há algum problema de a conta corrente da igreja pode estar no nome de algum obreiro? se há algum problema quais são?

Esta dúvida é antiga e ja procurei em toda a internet e não achei.

Obs.: Antes de alguem pensar em algo, não sou esta pessoa, eu apenas conheço uma igreja que esta nesta situação e gostaria de saber se pode ou não pode.

Obrigado a todos...

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 1 abril 2011 | 06:23

Felipe Gustavo Nascimento De Abreu

Tem. Voce não poderá usar pra fazer a contabilização. O obreiro e a Igreja são, juridicamente, duas pessoas distintas, portanto voce nao pode juntar a contabilidade das mesma, ou seja voce não pode usar documento de uma para fazer a contabilide da outra.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
thyago Ribeiro

Thyago Ribeiro

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 4 abril 2011 | 15:14

Olá, Gostaria de saber, se Pode ser Admitido um Funcionário na igreja
com a Função de Pedreiro?

Li alguns artigos a tempos, que nao podeira, so Bombeiro Hidráulicos, Bombeiro Eletricista, algumas funções q Prestão serviço todos os dias,

Na função de Pedreiro, Devo ter um CEI. da OBRA?

aguardo

Bruno de Oliveira Berbert

Bruno de Oliveira Berbert

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 4 abril 2011 | 17:16

Boa Tarde a Todos do Fórum,

Já trabalho na área Contábil como Analista a algum tempo, porém estou com a responsabilidade de fazer a contabilidade de minha igreja neste ano e é algo novo para mim já que sempre trabalhei com Industria e Comércio. Este site já me tirou praticamente todas as dúvidas no Tópico que está no Arquivo Morto, porém tenho uma dúvida que não achei lá.

Minha Igreja já tem 24 anos, sendo que agora que peguei a contabilidade do antigo Contador descobri muitas falhas, entre elas a inexistência de um Livro Caixa se quer, a questão é, irei fazer os últimos 5 anos (2006, 2007, 2008, 2009 e 2010) de Livro Caixa para termos alguma coisa no mínimo registrada, porém não sei qual numeração de livro começar, e também não sei se irão aceitar e realizar o registro sem um livro anterior, no caso 2005 para tráz.
Alguém sabe me responder essa questão????

Obrigado a Todos desde já.

Aulicio Queiroz dos Santos

Aulicio Queiroz dos Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Controller
há 13 anos Segunda-Feira | 4 abril 2011 | 23:21

Boa Tarde,

Estou com várias dúvidas sobre a contabilidade e de Igreja Evangélica, já li alguns tópicos que elucidaram muitas coisas, mas abaixo apresento uma lista de questionamentos, o que puderem me fornecer de informações, base legal, modelos, enfim... agradeço.

1 - Como controlar as entradas de dízimos e ofertas? Li em certo material, que deveria se ter um tipo de recibo, com assinaturas do tesoureiro e presidente da igreja. Alguém tem algum modelo? A entrada de um cheque pré deve ser computada no momento em que for compensado,ou não?

2 - De acordo com o estatuto da igreja, existe uma diretoria administrativa, o diretor administrativo é diferente do presidente da igreja. Quem deve assinar os recibos de saídas ou entradas?

3 - Saídas de assistência social( como passagens para membros, compra de remédios, gás, entre outros), pode comprová-las apenas com um recibo? O que deveria conter no recibo? Algum modelo disponível? Obtive a informação que a igreja deveria ter tipo um bloco de recibos com várias vias, isso é necessário?

4- Quando o " comprovante recebido" foi um "papel qualquer", qua não uma nota fiscal, como devo registrar na contabilidade? Por exemplo, compra de copos, ou almoço para alguém, no relatório financeiro (gerencial) da igreja, isso entrou como despesa de material de consumo, e refeição respectivamente. E a contabilidade como deve proceder?E a tesouraria, que não tem como conseguir comprovante idoneo, poderá fazer uma comprovante de saída, só para organização dos documentos ( identificação da saída), quem deve assinar? Se caso existir, alguém poderia disponibilizar o modelo?

5 - Deve-se assinar a carteira de um obreiro/pastor/bispo/apóstolo/etc...?
Estes cargos possuem vínculo empregatício ? Tem que regularizar ?
Se a igreja decidisse assinar, esta isenta da cota patronal, como funciona?
OBS: No caso da igreja aqui, esta paga os salários dos pastores e cia através de depósitos em conta corrente dos próprios e faz o recolhimento do IRRF em nome deles. Quais as consequencias disto ?
Se um dos membros desejar comprovar renda para devidos fins, o que ele pode apresentar? Informaram a ele algo chamado " pre benda".

8- Tudo que os pastores e cia, compram de particular, ou cartões de créditos a igreja paga e fica com cópia do comprovante para comprovar tais despesas. Isso pode ? Quais as consequencias ?
Acho isso muito estranho !

7 - A igreja não realizou a contabilidade do último ano, mas tem o regitro de caixa, e também não apresentou a declaração de pessoa jurídica? Qual a multa? E as consequências disto?

8 - Devido problemas financeiros enfrentados durante alguns meses, a igreja optou por pagar o salário do seu único funcionário,mas não teve como pagar os encargos. Devido a isto, quando o funcionário foi retirar seu Pis, não pode, de acordo com a caixa era necessário apenas informar o CNPJ, para obter o dinheiro. Se a igreja não fez a RAIS e nem os pagamentos dos encargos, pode pagar ao funcionário o valor do pis, por fora. E a igreja acertar seus encargos? Ou a igreja primeiro deve acertar o devido, para que o funcionário receba seu pis?

9- Os funcionários devem possuir carteira assinada ? E os funcionários devem possuir conta bancária, para recebimento do seu salário?

10- Foi realizada uma compra de um computador para igreja, porém, o lugar não aceitou os cheques da igreja, e o pastor acabou comprando em seu nome, e a igreja reembolsa este valor. Como a contabilidade deve tratar tal situação, já que o imobilizado é da igreja?

11- O presidente é um apóstolo, e este possue empresas particulares em nome dele. Todas as despesas destas empresas particulares são pagas com o dinheiro da empresa. Isso pode, por ele ser o presidente ? As empresas possuem ligação com boas ações na comunidade: tipo, creches para crianças dos fiéis e pessoas necessitadas, empresa de turismo para a venda de pacotes mais baratos para cidades religiosas, empresa de transporte para transportar os fiéis para as diversas igrejas do grupo, empresa de marketing para fazer as propagandas e publicidades das igrejas, enfim nesse rumo.
Isso é viável, ou não ?
Quais são as consequencias?
Sei primeiramente dos proncípios contábeis, que isso jamais seria permitido, pois primeiramente uma empresa nunca se confunde com seus sócios, muito menos com outras empresas. Mais....

Obrigado pela atenção e toda ajuda será válida.
Se alguém possuir um modelo de relatórios financeiros para igreja, ou souber de algum software para igreja ( custo zero, ou baixo), modelos de recibos, idéias, rotinas contábeis e financeiras,favor informar.
Bom, estou entrando nesse meio contábil filantrópico agora e por isso estou verde demais. Esta igreja que me refiro acima, está me contratando para fazer a contabilidade e não sei nada, porém preciso ajuda-los a corrigir muitos erros, que no meu ver são muitos...

EDSON GOIS

Edson Gois

Iniciante DIVISÃO 1, Diretor(a) Marketing
há 12 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2011 | 14:21

Olá Amigos,

Quero saber se há possibilidade de existirem dois presidentes em um estatuto (ou registro de igreja), pergunto isso pois já fusão de ministériosCristãos Evangélicos.
Podem duas pessoas terem o mesmo poder de decisão dada cumunmente ao presidente?

Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.