Wedson
Bronze DIVISÃO 4, Analista ContabilidadeMuito obrigado Carlos Henrique!
respostas 68
acessos 394.719
Wedson
Bronze DIVISÃO 4, Analista ContabilidadeMuito obrigado Carlos Henrique!
Carlos Henrique Botelho
Prata DIVISÃO 3, Cortador(a)Disponha. Espero ter conseguido ajudar.
Rogerio de Souza Santos
Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade Kely,
Toda empresa, seja ela lucro real, presumido, arbitrado, simples e etc,
deverá fazer a provisão de todas as obrigações ocorridas no mês base ou apuração, que serão pagas no próximo mês ou posteriormente, para fins contábeis.
Siga o raciocinio, se você pega um balanço de 31.07., voce vai saber o que tudo que aconteceu na empresa até aquela data, como também as obrigações tributárias(impostos), com terceiros, fornecedores e etc, você terá uma demonstração real da situação da empresa naquela data, por isso é que é exigida as provisões.
Esta é a minha opinião, se alguém tiver mais alguma coisa ou até mesmo diferente, pode se pronunciar.
Um abraço,
Cleusa Gim
Prata DIVISÃO 3 Olá !
ainda sobre a contabilização da Provisão de IRPJ/CSLL, no lucro presumido, tenho dúvida em que grupo das contas de resultados devo utilizar. No inicio deste tópico o colega Saulo, citou que deve ser contabilizada no grupo Despesas Tributárias, gostaria de saber se para 2012 permanece o mesmo raciocínio:
Lucro Presumido
Nas empresas o lucro é aquele determinado pela aplicação dos percentuais de presunção ditados em lei.
Estes impostos não são deduções da receita bruta, posto que não incidam sobre esta, e sim sobre lucros apurados presumidamente, então são despesas. Portanto, devem ser contabilizados como tal.
Registros na contabilidade:
D - Despesas Tributárias (CR)
C - IRPJ a Pagar (PC)
C - CSLL a Pagar (PC)
obrigada !
Luciana Ferreira
Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)Boa tarde, por favor preciso esclarecer uma duvida, no calculo do IRPJ e CSLL de uma empresa presumido não foi considerado na base de calculo as outras receitas, só que eu inclui na dipj e na provisão no balancete esta a menor,como posso proceder neste caso, posso fazer a provisão dessa diferença no ano posterior?
Giselly Carlos de Moura
Prata DIVISÃO 1, Contador(a) Boa tarde! tem uma empresa que tem movimentação em uma conta poupança. Todo mês tem os seguintes lançamentos nessa conta: um credito referente a "Juros poupança corrente" e um debito referente a "Imp renda poupança corrente". Esses valores interferem diretamente no saldo da conta. Minha dúvida é, devo utilizar esses valores para apuração de imposto de renda da empresa?
PS:Essa empresa é do lucro presumido.
Vando Luiz dos Santos
Prata DIVISÃO 5, Contador(a) Boa tarde
Pessoal
Gostaria de saber ser meus lançamentos estão corretos do IRPJ e CSLL lucro presumido de Prestadora de Serviços:
Da contabilização/lançamento:
D - IRPJ à recuperar - (AC)
C- IRPJ à recolher -(PC)
Do momento da Baixa:
D - IRPJ à recolher - (PC)
C- Bancos - (AC)
Pois isto, foi o meu Chefe/Contador que falou para fazer desta forma, mas até onde entendo seria desta forma:
D - IRPJ Presumido - (CR)
C - IRPJ à recolher - (PC)
D - IRPJ à recolher - (PC)
C- Banco - (AC)
Por favor, qual desses lançamentos é o correto?
At.
Laís de Matos
Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade Vando Luiz dos Santos;
Boa tarde;
Seu lançamento esta correto,
A Conta IRPJ a Recuperar, apenas será utilizada quando de fato houver valor a ser recuperado (crédito).
Vando Luiz dos Santos
Prata DIVISÃO 5, Contador(a)Muito Obrigado Laís de Matos
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.