x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 58

acessos 147.383

Plano Referencial ECD/ECF

LUCAS ANTONIO DE OLIVEIRA FARIA

Lucas Antonio de Oliveira Faria

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 9 setembro 2015 | 14:05

Boa tarde Fabiane !!

A Conta de Resultado do Exercício precisa ser vinculada ao Plano Referencial, se ela não for, vai apresentar o erro na ECF, mas se você vincular a conta "Lucros Acumulados e/ou Saldo a disposição da Assembléia (2.03.04.01.01)" ela vai apresentar apenas "ADVERTÊNCIA" e não "ERRO", pois as Naturezas serão diferentes, sendo que a sua conta "Resultado do Exercício" é de Natureza de "RESULTADO ou OUTRAS" e a conta "Lucros Acumulados e/ou Saldo a disposição da Assembléia (2.03.04.01.01)" é da Natureza "PL".
Mas isso não irá impedir você de Transmitir a ECF.

A minha ECF foi transmitida dessa forma, consultei vários colegas, inclusive aqui no fórum e todos estão fazendo isso.

Ainda prolongando o assunto, se você observar o Manual da "ECD"
Seção 3.1.6.2.8. Registro I051: Plano de Contas Referencial
O plano de contas referencial tem por finalidade estabelecer uma relação (DE-PARA) entre as contas analíticas do plano de contas da empresa e um plano de contas padrão. O plano de contas referencial não tem contas de compensação e nem as transitórias (como a de encerramento do resultado). Assim, não informe o registro I051 para elas. Preferencialmente, no campo natureza da conta do registro I050, informe o código 09 (outras) para as contas transitórias.

Ou seja, esta acontecendo uma divergência entre a ECD e a ECF, pois no manual da ECD não precisa ser amarrado(Não tem obrigatoriedade) a Conta de "Resultado do Exercício" ao Plano Referencial, e como recuperamos a ECD para a ECF, se ela não estiver amarrado no Referencial irá acusar erro na ECF e você não conseguirá Transmitir. Então aconselho você amarrar a Conta de "Lucros Acumulados e/ou Saldo a disposição da Assembléia (2.03.04.01.01)" uma vez que o Plano Referencial não POSSUI contas "Transitórias e de Compensação'

Espero ter ajudado.
Atenciosamente,

Lucas Oliveira

CRC MG-110159/O-0 Contador
Oculto Ramal:3035
Skype: lucas_megatron
Cel: Oculto

http://www.megatroncabos.com.br

Silmara Muniz

Silmara Muniz

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 9 setembro 2015 | 15:23

Olá Fabiane, boa tarde!

Na postagem que fiz em "Quarta-Feira, 10 de junho de 2015 às 12:33:41" neste mesmo tópico, eu informo onde relacionei esta conta. E deu certo, sem erro ou advertência.

Vando Luiz dos Santos

Vando Luiz dos Santos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2015 | 17:06

Boa tarde

Pessoal

Estou com a seguinte advertência: "A NATUREZA DA CONTA REFERENCIAL UTILIZADA É DIFERENTE DA NATUREZA DA CONTA CONTÁBIL DO REGISTRO J050. VERIFIQUE SE A SITUAÇÃO ESTÁ CORRETA".

Bem meus caros, já descobri o erro do problema, a informação acima quer dizer que ao vincular meu plano de contas ao plano referencial, a conta referencial que eu vinculei é de natureza 3 - Patrimônio Líquido, porém o meu plano de contas está como 2 - Passivo, portanto, gostaria de saber como eu faço para alterar no próprio programa da ECF?

Vando Luiz
Contador


"A maior recompensa pelo nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma". (John Ruskin).
Jessé César Pinto

Jessé César Pinto

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2015 | 17:22

Vando Luiz dos Santos, se sua ECF estiver em modo de edição,acesse a conta pelo bloco J050 (clicando na advertência no PVA você vai direto para a conta), clicando na seta a direita do código da conta referencial você consegue selecionar outra conta referencial, feito isto é só salvar.

"O sol nasce para todos, mas a sombra é somente para quem merece."_ anônimo

CRC : 1SP297323/O-5

Jessé César Pinto
Vando Luiz dos Santos

Vando Luiz dos Santos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 08:54

Bom dia

Jessé

Valeu pela dica.

Vando Luiz
Contador


"A maior recompensa pelo nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma". (John Ruskin).
Gilberto Eugênio Noronha Fernandes Ferreira

Gilberto Eugênio Noronha Fernandes Ferreira

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 23 setembro 2015 | 16:56

Osmara Ferreira, eu não consigo anexar um arquivo aqui. Mas se quiser eu tenho um plano referencial comentado é muito bom. Posso mandar para você, só deixar seu e-mail. é melhor você passar do que eu colocar um código aqui e não for para o seu caso. Que tem compra de mercadoria para revendas, fabricação e etc...

Vando Luiz dos Santos

Vando Luiz dos Santos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 23 setembro 2015 | 17:13

Boa tarde

Pessoal

Alguém que teve que entregar a ECF de empresa Lucro Presumido que não foi obrigada a entrega da ECD teve problemas de advertências com o Registro K155? Referente aos saldos credores e devedores do trimestre? E se não for pedir muito, alguém conseguiu de maneira simples a resolução para esta situação? Eu sei que são apenas Advertências, mas gostaria de saber como resolver...

Vando Luiz
Contador


"A maior recompensa pelo nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma". (John Ruskin).
Gilberto Eugênio Noronha Fernandes Ferreira

Gilberto Eugênio Noronha Fernandes Ferreira

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 23 setembro 2015 | 17:22

Vando Luiz dos Santos, acho que tem alguma coisa que não condiz. Pois se a empresa não foi obrigada a entregar o ECD, não tem o porque dela esta pedindo esses campos, que são do Balanço e da DRE. E esses campos somente importa quando você restaura o ECD. Mas essa diferença pode ser pela o fato do fechamento do balanço. Pois no ECD você fecha o balanço anual e na ECF por se tratar de Fiscal ela irá fechar no trimestre o que vai dar diferença. Para você ver a diferença soma o Ativo e Passivo e veja a diferença. Depois disso olha na DRE do valor do saldo da conta de resultado. Que provavelmente irá fechar os valores. Para corrigir voce tera que criar uma conta no passivo para que esse valor seja trasportado para lá. Ou gerar um ECD retificadora fechando dentro do trimestre e importa no ECD e somente assinar e restaurar no ECF.

Espero ter ajudo e que conseguir passar de maneira simples.

Túlio Henrique

Túlio Henrique

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 8 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2015 | 10:59

Bom dia a todos,

Estou vinculando algumas contas ao plano referencial e minha dúvida é quando as Amostras saindo da empresa e as que estão entrando, alguém poderia me ajudar em relação a este problema ?

Grato.

osmara ferreira

Osmara Ferreira

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2015 | 11:19

bom dia agora estou com problema no registro k355 campo obrigatório não preenchido onde a empresa teve movimento a partir do terceiro trimestre mai q importação puxou o segundo trimestre em branco como faço pra corrigir??

alguém pode me ajudar??

Luciana Dias Barros

Luciana Dias Barros

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 25 setembro 2015 | 14:28

Boa tarde colegas.
Bom dia colegas.
Recebi um cliente de outro escritório.
Ainda não foi enviado o ECF, mas o empresário me informou que também não foram enviados os EFD do ano passado.
Gostaria de saber se receita irá cobrar os EFD não apresentadas, como cobra as DCTF´s quando enviavam a DIPJ?

At.

Luciana Dias Barros Martins
Contabilista
Empresária Contábil


Dias & Dias Contabilidade
diasdiascontabilidade.com.br
[email protected]
diasdiascontabilidade.blogspot.com
Vando Luiz dos Santos

Vando Luiz dos Santos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 28 abril 2016 | 16:42

Boa tarde

Masquilieu

Na minha opinião sim, é obrigatório, mas vai depender da legislação a qual a sua empresa se enquadra, isso se tratando de empresa Lucro Real. Agora se a empresa for Lucro Presumido não necessariamente, pois, vai depender das condições que a legislação estabelece, mas você consegue sim entregar a ECF sem a necessidade de entregar a ECD.

Mas sugiro que você leia estas instruções normativas para se orientar melhor;
http://www1.receita.fazenda.gov.br/sistemas/sped-contabil/legislacao.htm
http://www1.receita.fazenda.gov.br/sistemas/ecf/legislacao.htm

Vando Luiz
Contador


"A maior recompensa pelo nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma". (John Ruskin).
Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.