x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 4.156

Saldo Bancário Negativo como classificar para DFC?

Ana Niehues

Ana Niehues

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 25 junho 2015 | 15:17

Boa Tarde
Temos uma empresa que possui saldo bancário credor, sendo que no momento em que o saldo fica credor ele é transferido para uma conta do passivo e no momento que fica a débito volta ao ativo, isso ocorre durante o ano todo.

Como devo classificar a conta do passivo no DFC? Esta conta fica como disponibilidade ou integrará diretamente em conta especifica na estrutura da DFC?

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 25 junho 2015 | 15:24

Boa tarde Ana, tudo bem?

Estas "captações" e "liquidações" de recursos não devem ser demonstradas nas atividades de financiamento.

Veja nosso amparo legal:

CPC 03 DFC

8. Empréstimos bancários são geralmente considerados como atividades de financiamento. Entretanto, saldos bancários a descoberto, decorrentes de empréstimos obtidos por meio de instrumentos como cheques especiais ou contas correntes garantidas que são liquidados em curto lapso temporal compõem parte integral da gestão de caixa da entidade. Nessas circunstâncias, saldos bancários a descoberto são incluídos como componente de caixa e equivalentes de caixa. Uma característica desses arranjos oferecidos pelos bancos é que frequentemente os saldos flutuam de devedor para credor.

9. Os fluxos de caixa excluem movimentos entre itens que constituem caixa ou equivalentes de caixa porque esses componentes são parte da gestão de caixa da entidade e, não, parte de suas atividades operacionais, de investimento e de financiamento. A gestão de caixa inclui o investimento do excesso de caixa em equivalentes de caixa.

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 25 junho 2015 | 15:26

Ana Niehues

Esta conta figurará com valor positivo nas operações de financiamento, uma vez que é isto é tratado como empréstimo bancário para efeitos contábeis.

Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.