Yennda e pessoal do fórum boa tarde
Eu também tentei esse caminho, mas quando tento excluir as férias de janeiro vem a seguinte orientação:
A programação das férias não pode ser excluída, pois foi enviada remuneração na folha de pagamento de 12/2017 para o trabalhador.
Para continuar, siga os passos:
1) No menu Folha de Pagamento/Dados da Folha de Pagamento, selecione a folha respectiva
2) Clique em "Reabrir Folha", caso esteja encerrada
3) Clique em "Excluir" na coluna "Remuneração Informada" do trabalhador para o qual deseja programar as férias
4) Retorne a esta tela para concluir a programação das férias
5) Encerre a folha reaberta no passo 2
Se necessário, consulte o Manual do eSocial para Empregador Doméstico para mais esclarecimentos.
Então, reabri a folha de dezembro, e quando tento excluir a remuneração de dezembro vem o erro:
A exclusão de remuneração e desligamento não é aceita quando houver pagamento relacionado. Ação Sugerida: Antes de excluir a remuneração ou desligamento exclua as informações de pagamento relacionadas.
Abrindo a folha de dezembro, os valores de férias contam como informação, pois férias a partir de 02/01 são pagas em dezembro (02 dias antes do gozo). Não tem impostos referente as férias para serem recolhidos na competência dezembro, mas a informação das férias está na folha.
Teria o IRRF para recolher em dezembro, caso tivesse dado valor retido nas férias, mas não é o caso.
Enfim, ao tentar encerra a folha de dezembro vem outro erro:
Não é possível retificar o evento. Existe evento de pagamento associado que será impactado pelo evento retificador. Recibos impactados: 2. Ação Sugerida: Retificar ou excluir o evento de Pagamento que contenha o demonstrativo de pagamento que está causando a inconsistência e tentar enviar o evento novamente.
Já reabri tudo de novembro pra frente, mas não consigo excluir as férias nem a remuneração de dezembro, então fica tudo agarrado do mesmo jeito.