x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 88

acessos 136.249

Livros Diário e Razão

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 29 agosto 2011 | 23:49

Maria Inez,
boa noite.

A numeração do Livro Diário deverá obedecer no máximo, a um exercício.

Para empresas com pouco movimento, permite-se encader vários exercícios num só livro, desde que em cada um deles contenha termo de abertura e encerramento para cada ano correspondente.

Porém, há de se lembrar que perante a legislação do Imposto de Renda, o registro do Livro Diário deverá ser feito até o prazo para entrega tempestiva da declaração anual.

Att
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
JULIANA dUPRÉ

Juliana Dupré

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 setembro 2011 | 12:56

boa tarde.

alguém poderia me ajudar. estou escriturando o livro diário da empresa da família e peguei o livro a partir de 2003 e no mesmo livro diário consegui escriturar até março de 2007.

quando fui autenticar o livro diário de número 4 um rapaz da jucerja falou para pegar a in 107/2008 e nela vem dizendo que no termo de encerramento deve conter o período a que se refere o livro. como o livro contém vários exercícios, o que devo escrever nesse período? o livro contém 200 páginas e não tenho idéia de quantos exercícios caberão nele.

o que faço?


obrigada

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 7 novembro 2011 | 08:21

Bom dia Michele !

Verifique se o Capital Social foi integralizado, se houve movimento financeiro, porque pode não ter tido faturamenmto, mas com certeza houve algumas despesas por conta da abertura da empresa, bem como de impostos prediais, energia eletrica, água ou aluguéis, etc...

Precisa fechar o balanço ou livro caixa, com os livros de Saídas, Entradas ou Prest. Serviços sem movimento.

Abraço.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Ailton Morais

Ailton Morais

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2011 | 08:55

Bom dia colegas do forum, tenho varias empresas que estou fechando o livro diario desde 2006 a 2010 todos lucros presumidos. A duvida que tenho é sobre o registro, na Jucesp é so pagar o gare e registra-lo, não estou entendendo o prazo que esse livros tem que ver com a RF, terei que pagar alguma multa para RF referente aos livros atrasados ? Tentei localizar alguma resposta nesse topico e não consegui.

Abraços

Atenciosamente
Ailton Morais
Almir Vieira

Almir Vieira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2011 | 09:32

Bom dia Ailton...Não tem que pagar nenhuma multa, só a taxa de registro. O que ocorre com a RFB é que na entrega da DIPJ é solicitada a informação das paginas do diario em que foram transcritas o Balanço bem como o nro do registro do diario e o nro do Diario.

Abraço

Almir

Almir Vieira

Almir Vieira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2011 | 09:45

Não na minha opinião. Pois essa é uma informação que não gera erro e sim aviso que não impede o envio na hora da entrega. Fica a seu critério. Abraço.

Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sábado | 18 fevereiro 2012 | 10:58

Bom Dia
Gostaria de uma confirmação por parte dos colegas. Eu troquei de programa no mes de junho de 2011. Agora necessito fechar os livros Diario Razão e Analitico e Balanço etc. Quando troquei de programa, fechei tudo inclusive o balanço. A minha duvida é a seguinte; fiz o correto, fechando um livro na metade do exercicio e começando outro para encerramento em 31.12.2011 em outro programa. Será que estou correto? aguardo.....abraços

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Domingo | 19 fevereiro 2012 | 12:34


Osvaldo,
boa tarde.

Determina o Art. 4º, II, § 2º da IN 102/2006 - DNCR:

§ 2º O livro não poderá ser dividido em volumes, podendo, em relação a um mesmo período, ser
escriturado mais de um livro, de acordo com as necessidades do empresário ou da sociedade empresária.


Dessa forma, o procedimento por voce adotado está correto.

Porém, outra alternativa (mais prática, até), seria gerar somente o balancete de encerramento no programa antigo, sem o encerramento das contas de resultados e lançando os saldos dessas contas na abertura do seu novo sistema.

Isso porque as consolidações gerais do BP, DRE, dar-se-ão em dezembro e voce teria dessa forma, as contas consolidadas para tal finalidade.

Prevalecendo a sua opção, será mais trabalho para o fechamento anual, já que terá que utilizar dois livros diários.

Dessa forma, eu agiria conforme segunda sugestão, de gerar balancete e emitiria o Livro Diário somente no final do exercício.

Att
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 20 fevereiro 2012 | 09:27

Bom Dia Hugo

Eu realmente fechei o balanço e transferi as contas ao novo sistema, então seria correto eu anexar o balanço encerrado em junho e imprimir o livro de julho de 2011 para frente:

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
R.obson

R.obson

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 1 março 2012 | 14:24

Olá Priscila,
ainda que sem movimento, os livros devem ser impressos.
Então, imprima o 2007 e 2008 e numere-os de acordo, passando a partir de 2009 continuar a numeração.


PS.: Li a primeira página apenas, por isso respondi, desculpem

BERNARDINO CARMO DE SOUZA

Bernardino Carmo de Souza

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 1 março 2012 | 18:43

Ilustres companheiros, estou entrando na era digital agora. Adiquiri um programa de contabilidade (optima/gescom), mas estou tendo dificuldade de fazer os lançam,entos iniciais por processamento de dados. gostaria que me ajudassem, como devo proceder:

Uma empresa X fez os seguintes movimentos:
capital inicial de 50.000
Compras a vista no periodo (01/2012) R$ 35.000,00
Compras a prazo R$ 18.000,00
Vendas a vista R$ 40.000,00
Vendas a Prazo 8.000,00
Pagamento de folha R$ 3.000,00
Quais os lançamentos corretos que deverei fazer.
Agradeço aqueles que me ajudarem.

BERNARDINO CARMO DE SOUZA

Bernardino Carmo de Souza

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 2 março 2012 | 08:20

eu postei ontem à noite um pedido de ajuda nos lançamentos do livro diario por processamento eletronico de dados. como sou novo no ramo estou tendo dificuldades para fazer os lançamentos iniciais, apurando é claro o cmv. exemplificando apenas um mês eu captarei o restante do periodo. uma empresa nova, com capital de r$ 50.000,00. compra a vista, compra a prazo, vendas a vista e vendas a praazo. pagamento da folha e do simples nacional. alguem se candidata a me ajudar?

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 2 março 2012 | 08:23

Bom dia Bernardino !

A forma que você descreveu esta movimentação está parecendo um exercício de Faculdade, pois ficou bem resumido e os lançamentos devem ser feitos através dos documentos individualmente.

O Capital Inicial, precisa saber se foi ou não totalmente integralizado através do Contrato Social ou Registro de Firma Individual, e depois o que foi integralizado onde foi depositado, no caixa ou banco.

O lançamenteo é simples: D - Caixa/Bancos e C - Capital Inicial.

As compras devem ser registradas pelas notas fiscais, observando se a empresa faz apuração mensal do ICMS ou se não aproveita o crédito pos ser Simples Nacional.

D - ICMS à Recuperar (AC)
D - Compras de Mercadorias (CR)
C - Caixa/Bancos ou Fornecedores (PC)


As vendas também devem ser registros individualizados:

D - Caixa/Bancos ou Duplicatas a Receber (AC)
C - Vendas de Mercadorias (CR)
C - ICMS à Recolher (PC)

Você citou só o pagamento da Folha, mas precisa apropriar toda a Folha de Pagamento e as contribuições e descontos, pesquise aqui no Fórum sobre este assunto que vai encontrar tópicos com os lançamentos completos.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 2 março 2012 | 08:56

Olá Bernardino !

Fique atento às regras do Fórum, uma delas é não escrever o texto inteiro em Caixa Alta (Caps Lock).

Outra dica que poss dar, é que procure pesquisar aqui no site do Fórum mesmo sobre estes assuntos de lançamentos contábeis e até outros temas, pois já existem muitos tópicos com as mesmas perguntas e respostas já formuladas.

Isso vai agilizar sua busca e evitará também vários tópicos com a mesma resposta.

Abraço

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
BERNARDINO CARMO DE SOUZA

Bernardino Carmo de Souza

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 5 março 2012 | 18:34

Gostaria de tirar algumas dúvidas. recentemente pedi informações a cerca de lançamentos no Livro Diário. Fui Correrspondido dentro do exemplo que expus. Fiz os lançamentos como orientado e o balanço não fecha, dá diferença entre o ativo e o passivo. e A DRE não apareçe. Qual é o motivo? eu lançei errado ou o mei programa não corresponde?
Os lançamentos são os seguintes. Empresa Nova optante do SIMples:
Capital social integralizado totalmente R$ 55.000,00
Compras a vista R$ 33.000,00
compras a Prazo R$ 20.000,00
Vendas A vista R$ 30.000,00
Vendas a Prazo R$ 12.000,00
Pagamento Luz R$ 130,00
Pagamentoi água R$ 45,00
Depósito Bancário BB R$ 20.000,00
Retirada pro Labore R$ 1.000,00
Fis esses lançamentos e o Balanço não Fechou. Quem poderá me ajudar? Abraços

Almir Vieira

Almir Vieira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 6 março 2012 | 09:39

Use o o bom e velho razonete que voce aprendeu na escola e monte uma planilha básica no Excel para poder visualizar melhor a situação. Lembre que não há lançamento sem a devida contrapartida. Tente aprender a operar melhor seu sistema de contabilidade, pois voce está falhando em algum ponto. Na situação que voce citou o resultado final a grosso modo ficaria assim:

Balancete D C Caixa 30.825,00 Bancos 20.000,00 Duplicatas a Receber 12.000,00 Fornecedores 20.000,00 Capital 55.000,00 Vendas 42.000,00 Compras 53.000,00 Despesas 1.175,00 Total 117.000,00 117.000,00

Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 26 julho 2012 | 11:32

Bom Dia

é obrigatorio colocar no termo de abertura e encerramento o numero do registro e data e o nome do cartorio onde foi efetuado o registro.

aguardo obrigado

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 26 julho 2012 | 13:26

Librandi

Técnicamente os termos de abertura e de encerramento já trazem na sua configuração tais informações, isto porque os sistemas de contabilidade já pussuem essas informações quando cadastramos uma empresa/entidade.

Via de regra, segue memorial descritivo daquelas informações constantes dos termos:

Conteúdo dos termos:

A) O "Termo de Abertura" deverá conter:

Nome empresarial completo;

Número de Identificação do Registro de Empresas (NIRE ou equivalente);

Data de arquivamento do ato constitutivo da empresa na Junta Comercial ou de ato de conversão de sociedade simples em sociedade empresária (IN 107 Art. 9 - B)ou em Cartórios de Registro de Pessoas Juridicas;

Município da sede ou filial;

Finalidade a que se destina o instrumento de escrituração mercantil;
obs.: se o instrumento de escrituração referir-se a alguma obra (canteiro de obras) ou fundo de investimento, informar tal finalidade.

Número de ordem do instrumento de escrituração mercantil;

Número (quantidade) de:

Folhas, se numeradas apenas no anverso;

Páginas, se numeradas no anverso e verso;

Fotogramas, se microfichas;

Registros, se livro digital;

Número do CNPJ;

Local e data de assinatura;

Assinatura com tradução e respectiva função, do empresário, administrador da sociedade empresária ou procurador da empresa;

Procuração (original ou cópia autenticada), com firma reconhecida se instrumento particular, caso o termo seja assinado por procurador. A procuração deverá ser arquivada na Junta Comercial e deverá ter poderes para a prática do ato ( IN 107 § 4º Art 10) e posteriormente ser apresentada no setor próprio anexada ao livro;

Assinatura com sua tradução, do contabilista legalmente habilitado, com indicação do n° de sua inscrição no Conselho Regional de Contabilidade - CRC.

B) O "Termo de Encerramento" deverá conter:

Nome empresarial;

Finalidade a que se destinou o instrumento de escrituração mercantil;
obs.: se o instrumento de escrituração referir-se a alguma obra (canteiro de obras) ou fundo de investimento, informar tal finalidade;

Período à que se refere a escrituração, indicando o dia, mês e ano do início e do término da escrituração;

Número de ordem do instrumento de escrituração;

Número (quantidade) de:

Folhas, se numeradas apenas no anverso;

páginas, se numeradas no anverso e verso;

Fotogramas, se microfichas;

Registros, se livro digital;

Local e data de assinatura;

Assinatura com sua tradução e respectiva função, do empresário, administrador da sociedade empresária ou procurador da empresa;

Procuração (original ou cópia autenticada), com firma reconhecida se instrumento particular, caso o termo seja assinado por procurador. A procuração deverá ser arquivada na Junta Comercial e deverá ter poderes para a prática do ato ( IN 107 § 4º Art. 10) e posteriormente ser apresentada no setor próprio anexada ao livro;

Assinatura com sua tradução, do contabilista legalmente habilitado, com indicação do n° de sua inscrição no Conselho Regional de Contabilidade.

Saudações.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Andréia Lenzi Marassi

Andréia Lenzi Marassi

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 3 agosto 2012 | 14:25

Boa Tarde!
Com certeza estou sendo repetitiva, mas ainda não compreendi muito bem a questão dos Livros Razão e Diário.
Por favor, me esclareçam a seguinte dúvida:
Se eu precisar gerar mais de um livro em um mesmo período, como seria a forma correta de proceder? O livro tem 650 paginas.

1) Livro 1 - volume 1 - pagina de 01 à 500 (termo de abertura pag 1 e encerramento pg 500)
Livro 1 - volume 2 - pagina 501 à 650 (termo de abertura pg 501 e encerramento pg 650).

2) Livro 1 - volume 1 - pagina de 01 à 500 (termo de abertura pag 1 e encerramento pg 500)
Livro 1 - volume 2 - pagina de 01 à 150 (termo de abertura pag 1 e encerramento pag 150)

3) Livro 1 - pagina de 01 à 500 (termo de abertura pag 1 e encerramento pag 500)
Livro 2 - pagina de 501 à 650 (termo de abertura pag 501 e encerramento pag 650)

4) Livro 1 - pagina de 01 à 500 (termo de abertura pag 1 e encerramento pag 500)
Livro 2 - pagina de 01 à 150 (termo de abertura pag 01 e encerramento pag 150)

Qual a resposta correta entre as quatro hipoteses??
Agradeço à ajuda.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 3 agosto 2012 | 16:25

Boa tarde, Andréia Lenzi Marassi


A opção correta é a seguinte:


4) Livro 1 - pagina de 01 à 500 (termo de abertura pag 1 e encerramento pag 500)
Livro 2 - pagina de 01 à 150 (termo de abertura pag 01 e encerramento pag 150)

Faço esta afirmação porque de acordo com os §§ 2º e 3º do Art. 4º da IN DNRC 107/2008:

§ 2º O livro não poderá ser dividido em volumes, podendo, em relação a um mesmo exercício, ser escriturado mais de um livro, observados períodos parciais e seqüenciais, constantes dos respectivos Termos de Encerramento, de acordo com as necessidades do empresário ou da sociedade empresária.

§ 3º A numeração das folhas ou páginas de cada livro em papel ou microficha observará ordem seqüencial única, iniciando-se pelo numeral um, incluído na seqüência da escrituração o balanço patrimonial e o de resultado econômico, quando for o caso.


Bom trabalho

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Página 3 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.