x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 10.556

Empréstimo: Ajuste a Valor Presente

Kelem de amorim

Kelem de Amorim

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 16 dezembro 2015 | 15:07

Boa Tarde!

Pessoal de acordo com o CPC 12 . Mensuração item 11 relata a seguinte questão sobre Ajuste a Valor Presente de Empréstimos?

11. Com relação a aos empréstimos e financiamentos subsidiados, cabem as
considerações a seguir. Por questões das mais variadas naturezas, não há
mercado consolidado de dívidas de longo prazo no Brasil, ficando a oferta de
crédito ao mercado em geral com essa característica de longo prazo
normalmente limitada a um único ente governamental. Assim,
excepcionalmente, até que surja um efetivo mercado competitivo de crédito de
longo prazo no Brasil, passivos dessa natureza (e ativos correspondentes no
credor) não estão contemplados por este Pronunciamento como sujeitos à
aplicação do conceito de valor presente por taxas diversas daquelas a que tais
empréstimos e financiamentos já estão sujeito
s. Não estão abrangidas nessa
exceção operações de longo prazo, mesmo que financiadas por entes
governamentais que tenham características de subvenção ou auxílio
governamental, tratadas no Pronunciamento Técnico CPC 07 Subvenção e
Assistência Governamentais.

Sendo assim empréstimos adquiridos não estão sujeitos a Ajuste a Valor Presente?

Poderiam me ajudar na forma correta quando há AVP dobre empréstimos?

Atc. Kelem

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 16 dezembro 2015 | 16:25

Boa tarde Kelen! Tudo bem?

Empréstimos não são mensurados pelo Ajuste a Valor Presente.

De forma geral, os empréstimos devem ser reconhecidos inicialmente pelo Valor Justo e posteriormente pelo custo amortizado utilizando o método de juros efetivos.

Dá uma lida no CPC 38 e CPC 46.

Abraço.

Kelem de amorim

Kelem de Amorim

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 17 dezembro 2015 | 08:05

Maurício, Bom dia!

Tudo bem,

Não quero parecer abusada (kk), mas vc já conseguiu identificar quais tipos de empréstimos é exigido o Ajuste a Valore Presente? Em várias matérias que li, dizem que não precisará ajustar os empréstimos a VPL, porém há exceções , quais seriam os emprestimos obrigados a AVP?

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 17 dezembro 2015 | 09:15

Não quero parecer abusada (kk), mas vc já conseguiu identificar quais tipos de empréstimos é exigido o Ajuste a Valore Presente? Em várias matérias que li, dizem que não precisará ajustar os empréstimos a VPL, porém há exceções , quais seriam os emprestimos obrigados a AVP?


Bom dia Kelen,

Não tem problema! Estamos todos aqui para aprender com os demais.

Leia o CPC 06 que trata sobre as operações de arrendamento mercantil. Lá existem situações que tratam sobre o reconhecimento pelo Valor Presente.

* Apenas uma dica... Valor Presente não é a mesma coisa que Valor Presente Líquido. VPL está mais direcionado a um fluxo de caixa estimado com entradas e saídas de recursos.

Kelem de amorim

Kelem de Amorim

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 18 dezembro 2015 | 09:38

Bom dia Mauricio, desculpe por ter publicado outra pergunta em outra tópico, mas me confundi. Meu caso não tem nada haver com arrendamento mercantil. Estou com dúvidas se meu empréstimo vai ter que ser ajustado a valor presente ou não? Vc teria exemplos claros de quais empréstimos são mais comuns serem ajustado a valor presente?

No reconhecimento inicial desa obrigação foi contabilizado em separado a parcela de longo e curto prazo tanto do valor principal quanto os juros incidentes nessa operação. Sendo assim, poderia afirmar que o empréstimo contabilizado de forma correta segundo as novas normas contábeis?

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 18 dezembro 2015 | 16:26

Estou com dúvidas se meu empréstimo vai ter que ser ajustado a valor presente ou não? Vc teria exemplos claros de quais empréstimos são mais comuns serem ajustado a valor presente?


Olá Kellen! Veja que eu já lhe respondi a sua dúvida. Veja abaixo:


Boa tarde Kelen! Tudo bem?

Empréstimos não são mensurados pelo Ajuste a Valor Presente.

De forma geral, os empréstimos devem ser reconhecidos inicialmente pelo Valor Justo e posteriormente pelo custo amortizado utilizando o método de juros efetivos.

Dá uma lida no CPC 38 e CPC 46.


Não tenho como te dar exemplos de quais empréstimos são ajustados a VP porque empréstimos não são mensurados a VP.

Quem sabe você nos passa os dados de um dos empréstimos e faremos a contabilização por aqui??? Acho que vai ficar visualmente mais claro!!!

Poste aqui as seguintes informações:

- Valor do contrato
- Valor liberado em conta corrente
- Custos da transação (TAC, cartório, etc)
- Taxa de juros contratual
- Prazo
- Valor das parcelas

No aguardo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.