x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 40

acessos 13.129

Falta de escrituração contábil

Antonio P. Bezerra

Antonio P. Bezerra

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 29 março 2016 | 21:41

O Marcos expressou muito bem duas coisas importantantes,
A desunião da classe e o fato dos órgãos fiscalizadores serem omissos. (Desculpa Marcos, mas foi assim que interpretei)
Caso haja erro no que entendi, fique à vontade e me corrija.
Creio que a prática, o dia a dia é bem relativo. Depende da região, onde vivo, venho tentando fazer um trabalho neste aspecto, tentando ajudar os proprietários de empresas que tenho como clientes sobre a importância da contabilidade para a empresa deles, no entanto como falei em um comentário anterior, e isso corrobora com o que o Marcos falou, a desunião da classe, "na esquina há quem cobre menos por menos" e caso não haja uma certa flexibilidade corro um grande risco de fazer parte dos números de desempregados. Entende Michele? Não se trata de captar, trata-se de estratégia de mercado. Só para exemplificar melhor, se o meu campo de trabalho fosse apenas 13 km de diferenca seria outra realidade. Da pra imaginar a distorção de valores.? Então fica a mesma questão, os órgãos não cobram, a legislação é dúbia, e ao menos por aqui, temos uma batalha complicada.
Vou encerrar com um exemplo real, bem clássico, um contribuinte chegou pra mim, desejoso em ter os meus trabalhos, fiz uma entrevista com ele, e descobri que o contador do qual ele vinha, cobrava à ele o equivalente a R$ 150,00 (dá pra acreditar?) descobri também que a insatisfação dele era que o "colega" havia empurrado ele para um buraco, depois de muita conversa, falei pra ele, estou sem espaço pra admitir qualquer outra empresa, é melhor você fazer as pazes com o teu contador.

Marcos, Michele, muito boa noite, rsrsrsrs
Sinceridade, almejo muita a chegada da minha aposentadoria. Rsrsrsrsrsr

Marcos V. Lubave

Marcos V. Lubave

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 30 março 2016 | 08:39

Bom dia,

É bem isso Antonio. A questão do honorário é a melhor prova da desunião da classe contábil. Acho que cada um pode fazer seu preço, mas dentro do razoável. Fui a um curso esses dias, e o ministrante do curso falou o seguinte:
"Muitos de você acham que não dá de fazer a contabilidade, que pelo honorário cobrado, não dá de ter ganho descente. Isso porque vocês cobram somente para a folha e emitir as guias. Lembre-se que são vocês que tem que fazer o preço do honorário e não o cliente".

Michele os empresários conversam entre si e acabam trocam informações sobre os contadores. Como a contabilidade está deturpada, eles enxergam os contadores como custo e que ter controle (contabilidade) só trara mais custo. Já escutei cliente dizer que o contador trabalha para o governo e também já escutei clientes acharem que as guias (impostos) que pagam é para o contador.
Vamos demorar para mudar essa visão. Mas o jeito é ir trabalhando e mostrando os benefícios financeiros que a contabilidade pode proporcionar e os problemas financeiros se não efetuada de forma correta. Eles geralmente entendem melhor quando algo afeta o bolso.

Vamos trabalhar para levar a contabilidade novamente para o caminho certo, que é o controle do patrimônio e gerar informações estratégicas para a tomada de decisões.

Att.
____________________
Marcos Volpato Lubave
Contador
Antonio P. Bezerra

Antonio P. Bezerra

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 30 março 2016 | 14:56

Marcos, fico feliz, parece que o amigo me compreendeu.
Diante dessas mudanças atuais e com a probabilidade de uma fiscalização mais rigorosa
venho fazendo um trabalho neste aspecto.

muito obrigado por participar conosco desta discussão sadia.

Nicole

Nicole

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 24 junho 2016 | 20:46

Gente voltando ao assunto da falta de escrituração contábil, chegou uma empresa sem escrituração, foi constituída em 1995 e só agora em 2016 terá a escrituração, minha pergunta é:

No balanço de abertura a ser apurado e registrado na Junta devo colocar a data como 01/01/2016 ou 31/12/2015? Se for 01/01/2016 poderei registrar esse balanço de abertura e depois o balanço patrimonial normalmente ao final do exercício? E caso seja 31/12/2015 a transcrição dos lançamentos do livro diário serão no de 2015? E então deverei registrar o livro diário de 2015 somente com esses lançamentos do balanço de abertura?

Agradeço os esclarecimentos...

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 24 junho 2016 | 22:14

Nicole:
Faça lançamentos das contas patrimoniais em 01/01/2016.

Não há o que se falar em registro desse balanço de abertura, servirá apenas para que seja dado início à escrituração contábil do contribuinte.

Se nesse balanço de abertura resultar em Lucros, este será meramente simbólico, ou seja, não poderá ser distribuído aos sócios.

RESUMO Deverá registrar o Livro Diário nº 01 após concluir lançamentos de 2016.

Att

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Antonio P. Bezerra

Antonio P. Bezerra

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sábado | 25 junho 2016 | 09:18

Hugo Ribeiro,
se o amigo puder responder agradeço,

sempre tenho visto postagens concernente ao balanço de abertura, onde o pessoal salienta a necessidade da criação de uma conta transitória com este nome. Pergunto, não poderia ser inicializado da seguinte forma?

Exemplo:

Contas Únicas: Saldo de Caixa no Período anterior, digamos, 2015 R$ 10.000,00
Capital Social. ........................................................ R$ 40.000,00


C - R$ 40.000,00
D - R$ 10.000,00

C - Lucro Apurado em 2015 = R$ 30.000,00

Nicole

Nicole

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Sábado | 25 junho 2016 | 11:25

Muito obrigada Hugo!

Esse fórum sempre nos auxiliando nas dúvidas de diversos assuntos, muitas vezes nem é preciso postar, basta ler..., explicam muito bem nos detalhes.

Abs,

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Sábado | 25 junho 2016 | 20:49

Boa noite.

Nicole,
Essa é uma das idéias do Forum Contábeis.
Passar conhecimento do (tão) pouco que sabemos, para que que os recebedores da informação a repasse a quem sabe um pouco menos que a gente.

Antonio,
Exatamente. Por praticidade, não utilizo contas transitórias. Mas é apenas uma das formas.

Pelos dados hipotéticos por você citados, lanço da seguinte forma:
D - Caixa..................10.000,00
C - Capital Social. ....30.000,00

A pergunta que devemos fazer ao lançar as contas patrimoniais de abertura seria:
O fechamento dessas contas seria como lucro ou prejuízos acumulado?
No caso em questão, pede-se uma conta devedora, ou seja, PREJUÍZO.

Dessa forma, os lançamentos completos seriam:
D - Caixa..................10.000,00
C - Capital Social.....30.000,00
D- Prejuízos Acum...20.000,00

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.