x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 143

acessos 16.141

Programa Apuração do Estoque MG

Pedro Gennar da Silva Junior

Pedro Gennar da Silva Junior

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 29 março 2016 | 15:21

Pessoal queria mostrar pra vocês melhor.

O que fiz foi o seguinte?

Abri o cadastro da empresa ( no sistema de Apuração de estoque)
Alterei para "Digitar" e salvei
Fui até o local onde digita e la apareceu os produtos que eu tinha tentado importado anteriormente e agora com a coluna "base de calculo".
Voltei novamente no Cadastro, alterei para " Importar de uma planilha Excel" e salvei
Fui la importei a planilha e deu certo.

Queria ajudar mais, mas até o momento o que da pra fazer é tentar passar esse passo a passo ai .

Agora é gerarmos as Guias de ST e FEM para pagar. Alguém sabe se será necessário gerar a Guia do ST por produto ou se podemos gerar uma com o total?
Não esqueçam de informar na Apuração do ICMS e na DAPI os outros créditos e outros débitos bem como o ST pago.

Pedro Gennar
Coordenador Contábil/Tributario
Patricia Fineza

Patricia Fineza

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 8 anos Terça-Feira | 29 março 2016 | 15:56

boa tarde, pessoal

Estou na versão 6 e está dando tudo certo, por enquanto. Ainda não transmitir nenhum arquivo.

Patricia N. Fineza

Terceirização do setor fiscal. 
Apuração do ICMS débito/crédito, simples nacional. apuração PIS/COFINS cumulativo e não cumulativo, IRPJ, CSLL,  apuração ICMS -ST, apuração IPI, envio das declarações acessórias DESTDA, DAPI, Sped ICMS/IPI, Sped contribuições, GIA ST, DCTF. 

Revisão tributária do PIS  e da COFINS a fim de permitir que a empresa pague corretamente os impostos, especificamente nos seguimentos de autopeças, bares, restaurantes, distribuidoras de bebidas, farmácias e drogarias, mercados e minimercados e lojas de cosméticos. Possibilidade do levantamento dos créditos nos últimos 5 anos. 

Contato pelo e-mail: [email protected]
Pedro Gennar da Silva Junior

Pedro Gennar da Silva Junior

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 29 março 2016 | 16:07

Veridiana

Art. 26. O contribuinte que adotar o regime normal de apuração do ICMS, para os efeitos de restituição, deverá:

I - entregar à Delegacia Fiscal a que estiver circunscrito arquivo eletrônico ou demonstrativo, observado o disposto nos arts. 25 e 26 da Parte 1 do Anexo XV do RICMS;

II - transmitir o arquivo digital que deverá conter os dados relativos à Escrituração Fiscal Digital (EFD), se obrigatória, dos registros do Bloco H, incluindo o registro H005, utilizando no campo 04 o motivo 02 “Na mudança da forma de tributação da mercadoria (ICMS)”, bem como o registro H010 e o registro H020;

III - emitir, após verificação das informações pela Delegacia Fiscal, Nota Fiscal, para aposição de visto, contendo as seguintes indicações:

a) como destinatário, o próprio emitente;

b) como natureza da operação, Restituição de ICMS ST/Estoque;

c) como CFOP, o código 1.603;

d) no campo Informações Complementares a expressão: “Restituição de ICMS/ST/Estoque - art. 26 da Resolução nº 4855/2015”.

e) no campo Valor Total da Operação, o valor do ICMS a ser creditado;

§ 1º Na emissão de NF-e deverá ser preenchida como finalidade de emissão “3 - NF-e de ajuste”, conforme Manual de Orientação do Contribuinte, disponibilizado no Portal Nacional da Nota Fiscal Eletrônica.

§ 2º A Nota Fiscal emitida na forma do inciso III do caput será escriturada, no período de apuração de sua emissão, nos registros C100 e filhos da Escrituração Fiscal Digital (EFD), no campo 06, com o código de situação 08, devendo o contribuinte inclusive apresentar o registro C195 correspondente a observação ““Nota Fiscal - art. 26 da Resolução nº 4855/2015” e lançar um ajuste de documento referente a “Outro Créditos” com o código MG10000013 no registro C197, campo 2, e o valor do ICMS creditado, no campo 7.

§ 3º O valor do ICMS a ser creditado será lançado no campo 70 do quadro “Outros Créditos” da DAPI 1.

Pedro Gennar
Coordenador Contábil/Tributario
Liliam Lima

Liliam Lima

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 29 março 2016 | 16:09

Olá

Conseguimos importar a planilha em Excel , porém no momento de gerar surge um erro, e diz que não foi informado a Base de cálculo,
mesmo ela estando na planilha.
O Curioso é que a coluna de Base de cálculo aparece no campo Modo Importação de Excel, só que apagado, como se fosse um campo não utilizável.

Alguém sabe algo sobre isso?

Pedro Gennar da Silva Junior

Pedro Gennar da Silva Junior

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 29 março 2016 | 16:10

Lilian eu falei sobre esse problema em alguns posts atras.

Pessoal queria mostrar pra vocês melhor.

O que fiz foi o seguinte?

Abri o cadastro da empresa ( no sistema de Apuração de estoque)
Alterei para "Digitar" e salvei
Fui até o local onde digita e la apareceu os produtos que eu tinha tentado importado anteriormente e agora com a coluna "base de calculo".
Voltei novamente no Cadastro, alterei para " Importar de uma planilha Excel" e salvei
Fui la importei a planilha e deu certo.

Queria ajudar mais, mas até o momento o que da pra fazer é tentar passar esse passo a passo ai .

Agora é gerarmos as Guias de ST e FEM para pagar. Alguém sabe se será necessário gerar a Guia do ST por produto ou se podemos gerar uma com o total?
Não esqueçam de informar na Apuração do ICMS e na DAPI os outros créditos e outros débitos bem como o ST pago.

Pedro Gennar
Coordenador Contábil/Tributario
Pedro Gennar da Silva Junior

Pedro Gennar da Silva Junior

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 29 março 2016 | 16:52

Disponha Liliam.

Veridiana, no caso da restituição o procedimento é aquele mesmo.
Agora da apuração normal, "Aumento de Alíquota", " St que era tributado" e o credito do que era St e passou a ser tributado acredito que devemos informar na DAPI e no SPED os totais, pois no meu caso aproveito o saldo de ICMS normal da empresa mais o credito gerado para abater os débitos gerados em estoque.
No seu caso é simples Nacional ou não tem mercadorias que passaram a ser tributadas?..

Se eu estiver errado alguém ai me corrija por gentileza, porque estou fazendo tentando acertar também.

Pedro Gennar
Coordenador Contábil/Tributario
Larissa Oliveira

Larissa Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 8 anos Quarta-Feira | 30 março 2016 | 08:34

Bom dia Pedro Gennar,
A planilha importa normal , porem qndo vou gerar o xml aparece o seguinte erro :

" caractere invalido encontrado no texto:
< ds_prodmerc><![CDATA[CURVA GALV. FOG."

E nem tem mais esse produto na planilha.

Att.

Pedro Gennar da Silva Junior

Pedro Gennar da Silva Junior

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 30 março 2016 | 09:08

Larissa Oliveira

Bom dia

Provavelmente tem alguma linha após as outras com preenchimento que ele esteja importando.
Vá até a planilha e exclua algumas linhas no final da planilha, onde termina as células preenchidas e tente importar novamente.
Caso não dê certo, o caso é alguma descrição de produto com caracteres ou algo do gênero.

Pedro Gennar
Coordenador Contábil/Tributario
VALDICE DA SILVA SOUZA

Valdice da Silva Souza

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 8 anos Quarta-Feira | 30 março 2016 | 16:45

Boa tarde a todos.

Estou com uma grande dúvida aqui em relação a essa apuração de estoque, é a primeira vez que faço e estou perdida.

Já tenho a relação do estoque do dia 31/12/2015, e já instalei o programa para fazer a apuração.

Agora vem a parte mais crítica, o estoque eu tenho em XML e CSV, qual seria melhor importar?

Se importar vai aparecer todos os itens inclusive os que não tem nada a ver com a situação, o ramo de atividade é uma loja de conveniência tem bastante item.

Ou devo informar manualmente 1 por 1 direto no programa.

Por favor, caso alguém puder me dá uma auxilio agradeço, desde já.

Grata.

Valdice

Abdenio ramos de souza

Abdenio Ramos de Souza

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 30 março 2016 | 16:56

Valdice da Silva Souza , BOA TARDE

Se realmente é uma grande quantidade, sugiro que você faça a importação, mas antes leia o manual, pois tem que configurar o CSV, de acordo com os padrões do programa, pois se não vc não vai conseguir importar.

Agora se optar por digitar tudo manualmente, fique atenta as informações, como a base de cálculo e o NCM.
Não se desespere, é a primeira vez para todos nós, esse programa é novo.

Flavio Hitiro

Flavio Hitiro

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 8 anos Quarta-Feira | 30 março 2016 | 17:07

Boa tarde pessoal, já importei a planilha e estou na parte de transmitir o arquivo, porém quando esta transmitindo pelo TEDSEF aparece a seguinte mensagem:

Não foi possível conectar ao servidor.
Possíveis razões da falha:
-A máquina transmissora está sem acesso a internet
-A máquina transmissora esta conectada na internet mas sua conexão esta sendo compartilhada por outros aplicativos acarretando perda de perfomance (Ex: programas de e-mail ou dowloads múltiplos)
-A máquina transmissora utiliza proxy e ele não foi informado.
-O servidor da SEF esta temporariamente fora do ar.
Favor entrar em contato com o suporte da SEF para maiores instruções.
HTTP/1.1 503 Service Temporarily Unavailable.

Aconteceu com alguém esta situação ?

Veridiana Soares

Veridiana Soares

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 30 março 2016 | 17:14

Valdice, boa tarde!

Eu fiz da seguinte forma, solicitei ao cliente uma planilha com os saldos em estoque somente dos produtos que tiveram aumento na aliquota, e alinhei conforme a grade do programa, você informando nessa sequencia da certinho.

NR. REGISTRO CD_SPED CD_NCM CD_EAN13 DS_PRODMERC TP_UNIDADE QT_PRODMERC VR_BC ALQ_ICMS_ST

Espero que lhe ajude.

At.

Veridiana

Página 3 de 5
1 2 3 4 5

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.