x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 34

acessos 67.980

Provisão de 13º e Ferias

PAULO DA COSTA MACHADO

Paulo da Costa Machado

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 17 anos Terça-Feira | 14 novembro 2006 | 08:59

Complementando: Prov. p/ 13º Salário (D)
a 13º Salário (C) e Prov. p/ Férias (D) a Férias a Pagar (C). Estes lançamentos são feitos mensalmente pelas empresas que contabilizam pelo regime de competencia.

Quando o jogo termina o peão e o rei vão prá mesma caixa.
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Terça-Feira | 14 novembro 2006 | 10:23

Bom dia Vanivaldo,,

A provisão para Férias, 13º Salários e respectivos encargos sociais sobre os mesmos, são dedutíveis e devem ser contabilizadas a razão de 1/12 avos ao mês conforme mencionou o Paulo.

No entanto, inadvertidamente, foram demonstrados os lançamentos com as contas invertidas, repensando-os, ficariam assim:

 pela provisão para Férias e Encargos Sociais

D - DESPESAS ou CUSTOS - Férias de Empregados (CR)
D - DESPESAS ou CUSTOS - Encargos Sociais - FGTS (CR)
D - DESPESAS ou CUSTOS - Encargos Sociais - INSS (CR)
D - DESPESAS ou CUSTOS - Encargos Sociais - PIS (CR)
C - PROVISÕES DIVERSAS - Provisão para Férias e Encargos Sociais (PC)


 pela provisão para 13º Salário e Encargos Sociais

D - DESPESAS ou CUSTOS - 13º Salários (CR)
D - DESPESAS ou CUSTOS - Encargos Sociais - FGTS (CR)
D - DESPESAS ou CUSTOS - Encargos Sociais - INSS (CR)
D - DESPESAS ou CUSTOS - Encargos Sociais - PIS (CR)
C - PROVISÕES DIVERSAS - Provisão para 13º Salários e Encargos Sociais (PC)

- A provisão para o PIS sobre Férias e 13º Salários ocorre apenas em Entidades Imunes ou Isentas.

- O Encargos Sociais podem (a seu critério) ser registrados a crédito de subcontas distintas dentro do grupo de Provisões Diversas.

Vanivaldo Avelar
Articulista

Vanivaldo Avelar

Articulista , Contador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 23 novembro 2006 | 17:53

Caro Helds,

e quando não se tem este suporte, como proceder?

Se existir um abismo entre o seu departamento de contabilidade e o Departamento de Pessoal.

Proteja a sua familia, REZE por ela! EU protejo a minha familia, EU REZO POR ELA.
Helds Augusto de Oliveira Cunha

Helds Augusto de Oliveira Cunha

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 17 anos Sexta-Feira | 24 novembro 2006 | 12:09

Caro Vainivaldo!!!

Nesse caso, você mesmo terá que elaborar uma planilha de controle e ficar atento a todas as mudanças de funcionários. Admissões, demissões, baixa de férias, 13º... Se a empresa em que trabalha for de pequeno porte com poucos funcionários, tudo bem, caso contrário, contrate um funcionário só pra ficar por conta desse controle e que consiga atravessar esse abismo até o Dept. Pessoal.

thiago capatto

Thiago Capatto

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 16 anos Sábado | 29 março 2008 | 09:47

Bom, os lançamentos contábeis de provisão de Férias e 13° estão corretos.
Mais eu gostaria de saber como é feita a baixa das Férias e do 13° salário, como eu faço os lançamentos contabeis?
E outra duvida que eu tenho é a seguinte, na folha de pagamento, na parte de proventos, aparece Férias e 13° salário, 13° proporcial, Férias proporcionais, eu gostaria de saber se esses valores devem ser lançados para conta de Férias e 13° salário em Despesas ou Custos (RC) ou devem ser lançadas para Provisão de 13° salário e Ferias (Passivo).
Quem poder me ajudar nessa duvidas eu agradeço!!!

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 4 agosto 2009 | 08:50

Thiago Capatto

As férias e 13º Sálario que aparacem na folha de pagamento como proventos, sejam elas quais forem, são contabilizadas a Débito das suas respectivas provisões quando as mesma são feitas.

Com relação as férias alem de baixar da provisão, as férias pagas, tem que ficar atento se não houve redução do número de dias de férias por motivo de faltas. Havendo redução dos dias aquisitivos tem-se que estornar a provisão de férias referentes as faltas.


Fernanda

No forum existe um tópico onde voce irá encontrar uma planilha de provisão de Férias, não analisei está planilha.

Veja se a planilha serve. Não servindo me avise que solicitarei a um colega do forum para anexar uma planilha feita por mim. A minha planilha, alem de fazer os estornos da provisão refentes as faltas nas férias, ela chama atenção para o período aqusitivo. Por exemplo, a partir de 90 dias antes de vencer a 2ª férias, ela avisa que está vencendo a segunda. Em suma a planilha faz:
-Provisão das Férias por funcionário;
-Estorno das provisão referentes as faltas;
-Provisão do INSS sobre as férias;
-Provisão do FGTS sobre férias;
-Aviso da Situação de Férias.

Editado por M Messias Santos em 4 de agosto de 2009 às 08:59:31

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Irineu Luiz Merisio

Irineu Luiz Merisio

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 2 setembro 2009 | 09:02

Fernanda

duas colegas pediram esta planilha, para cálculo de prov de ferias e decimo terceiro. as planilhas fazem o calculo por funcionário e centro de custo/departamento, e tem outro para o controle do saldo acumulado da provisão e baixa.
e elas estão disponiveis no forum; veja no link:
www.forumcontabeis.com.br

"As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram
as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam."
(George Bernard Shaw)
Acesse o Fórum Contábeis
http://www.forumcontabeis.com.br
KELLY CRISTINA TRENTINI

Kelly Cristina Trentini

Bronze DIVISÃO 5, Não Informado
há 14 anos Quinta-Feira | 28 janeiro 2010 | 15:20

Prezados, estou com duvida quanto a contabilização e baixa das provisões de férias e 13º Salario, trabalho em previdência privada e necessariamente eu preciso que as minhas conta de Resultado zerem ao final do exercício junto com as devidas provisões feitas no passivo, segue abaixo a minha demonstração, por favor verifique se estou correta;

Provisão
D - Provisão/conta de Resultado
C - Provisão/passivo

Adiantamento
D - Adiantamento /Ativo
C - Disponível

Na Folha de Pagamento ao final do mês
D - Provisão /Passivo circulante
C - Adiantamento/Ativo
C - Provisão/conta de Resultado
D - Provisão/passivo

Os lançamentos serão feitos tanto para a rubrica remuneração como para encargos, veja que eu preciso zerar ao final do exercício a conta de Provisão do 13º e das Férias.
Estou fazendo os lançamentos corretos ?

Georgia Schmidt

Georgia Schmidt

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 4 maio 2010 | 16:17

Qual a real necessidade de provisionar férias e 13º salário em empresas optantes pelo Simples Nacional e Lucro Presumido?
No escritório onde trabalho isso não é feito e a falta deste procedimento me deixa com dúvidas quanto a qualidade do nosso serviço.
Por outro lado o tempo gasto nas provisões mensais, podem onerar o resultado do escritorio, sabendo ainda que a maioria dos nossos clientes não utilizam as Demonstrações Contábeis nas tomadas de decisão.
Gostaria que alguem comenta-se o assunto.
Obrigada
Geórgia

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 5 maio 2010 | 15:47

Boa tarde, Georgia Schmidt


Bem-vinda ao Fórum Contábeis.

Infelizmente ao longo do tempo alguns profissionais contábeis abandonaram a contabilidade científica e passaram a adotar apenas as influências e restrições que o fisco exige.

É oportuno observarmos que não se deve tocar no assunto de onerar o resultado do escritório ou não (conforme suas palavras), pois, se um escritório é contratado para levantar demonstrações contábeis, obrigatoriamente, de acordo com a Ética Profissional, estes documentos precisam seguir os Princípios Fundamentais, as Normas Brasileiras de Contabilidade Técnica e os Pronunciamentos Técnicos do Conselho de Pronunciamentos Contábeis, além das Resoluções do CVM e também as disposições legais em geral.

Portanto, visto que a escrituração contábil é indiferente ao regime de tributação de uma empresa (simples, presumido, real, arbitrado, etc.), basicamente em obediência aos Princípios de Oportunidade e de Competência qualquer profissional que se preze deve mensalmente contabilizar as obrigações trabalhistas com férias, 13º salário e seus respectivos encargos sociais.

Enfim, quanto a clientela aproveitar ou não os dados das demonstrações para tomada de decisões, depende apenas do escritório orientá-los, pois um escritório geralmente é chamado para oferecer consultoria e assessoria, não apenas a expedição de guias de pagamentos de impostos (os "darfeiros").

Reflita sobre esta opinião e considera que somente a exibição de trabalhos de qualidade (e de acordo com as normas legais e profissionais) tendem a valorizar a atuação do profissional.


Bom trabalho

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Georgia Schmidt

Georgia Schmidt

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 7 maio 2010 | 08:29

Obrigada Ricardo, concordo contigo sobre tudo o que comentou.
Porém, percebo que na prática, outras questões além da ética são levadas em consideração. Situações como esta me deixam insatisfeita com o trabalho que desempenho hoje e é por este motivo que estou em constante busca por uma oportunidade de trabalho com a qual eu me sinta realizada profissionalmente. Realização profissional, abrange muito mais do que conquistar uma boa remuneração. Estou na luta...
Tenha um bom dia e até mais.
Geórgia

Octávia Eliza Moura Abrahão

Octávia Eliza Moura Abrahão

Iniciante DIVISÃO 3, Psicólogo(a)
há 13 anos Terça-Feira | 21 dezembro 2010 | 14:20

Gente, estou com uma dúvida sobre o 13º salário.
Meu noivo tem o salário de 4.000,00. Ele entrou nessa empresa nova dele dia 17/05/2010 e recebeu dia 30/11 um valor referente ao 13º de 1.339,47 e agora em dezembro recebeu a 2º parcela de 789,70. Tem alguma coisa errada não tem? Ele não deveria receber a mais não? Pelas minhas contas, ele teria que receber pelo menos 200,00 a mais. Tá certo ou tá errado isso gente? Por favor, me ajudem é urgente!!!

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 21 dezembro 2010 | 14:40

Boa tarde, Octávia


A sala correta para dirimir dúvida deste tipo é a de "departamento pessoal e recursos humanos" e não é esta que se dedica exclusivamente à "Contabilidade em Geral", no sentido da contabilidade cietífica.

Mesmo assim, esclarecimentos para este assunto já foram indicados por Pedro Remonti, exclusivamente para você, neste tópico.

Portanto, sugiro-lhe reconsultar o tópico que indiquei (e inclusive teve sua participação) e fazer os cálculos normalmente para conferência, lembrando-se de consultar a tabela de retenção de constribuição previdenciária e de imposto de renda na fonte porque estes rendimentos são superiores aos de lá.


Saudações


Nota:

Quando precisamos de algo com urgência geralmente contratamos um profissional competente para tanto, pois quando o serviço é pago temos condições de impor nossas exigências.

No entanto, como o Fórum Contábeis não é um site de consultoria virtual gratuita, e sim, um portal de troca de experiências entre os interessados, principalmente os profissionais da área contábil, e considerando que as dúvidas são esclarecidas voluntariamente e de acordo com o tempo disponível de cada um, percebe-se que é incoerente solicitar auxílio desta maneira por aqui.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Mykland Sá

Mykland Sá

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 21 dezembro 2010 | 18:22

Amigos,

Verifiquei nas respostas acima e surgiu uma duvida.
Não entendi quando disseram que todos os proventos relativos a férias tem que ser lançadas a debito das provisões.
Sempre provisionei ferias + 1/3 todos os meses.
Mas o abono pecuniario eu nao provisiono, então lanço para a despesa, pois se eu lançar a debito de passivo dará diferença na minha conta.
Se eu estiver errado, como provionar o abono?

"A duvida é o princípio da sabedoria".
Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 22 dezembro 2010 | 13:06

Oi Mykland Sá. O termo a débito das provisões, refere se a débito da conta despesas com provisões, e não no passivo. E abono pecuniário é o mesmo que 1/3. pelo que entendi, você esta fazendo correto. é importante lembrar, que tem também os encargos sobre esses valores provisionados (INSS)

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
RAFAEL MENDONÇA MARQUES

Rafael Mendonça Marques

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 14 janeiro 2011 | 13:35

Ola pessoal do forum, estou com a seguinte dúvida, para realizar a baixa das provisões de 13º e férias, qual o lançamento correto para se lançar? Já que no no plano de contas da empresa a mesma possui contas como Férias a pagar e 13º Salário a Pagar e o mesmo é lançado para pagamento?
Obs. Empresa é um industria de montadora e lucro real.

Rafael Mendonça Marques
CRC: AM-012689/O-0
Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 14 janeiro 2011 | 17:30

Boa tarde Rafael.

Quando ocorre a despesa, você faz a provisão debitando despesas ou custo e creditando as contas do passivo - 13 a pagar ou férias a pagar.

quando ocorre o pagamento, você debita a conta que foi provisionada e credita o caixa opu banco.

Exemplo:

pelo pagamento do 13. salário

DEBITE: 13. SALÁRIO A PAGAR
CREDITE: CAIXA/BANCO.



Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 20 janeiro 2011 | 09:07

Bom dia Vivian. Seria redundância de minha parte descrever como se provisiona férias, visto que vários colaboradores ja resumiram, inclusive na primeira postagem deste tópico e outras que seguem. Acrescentio apenas, que se você tiver um programa de folha de pagamento, o sistema fará todos os calculos, incluindo abono e os encargos que também devem ser provisionados a parte. Quanto a IR, incide com base na tabela progressiva, e é um encargo bancado pelo empregado, certo?

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 20 maio 2011 | 14:02


Base de Calculo do 13º no mês de maio R$ 1.200,00

Provisão 13º no mês de Maio R$ 100,00 (1200/12)

Provisão INSS 13º Salario R$ 23,00 (20%+3% *)

Provisão FGTS 13º R$ 8,00

* 3% Varia de acordo com o grau de risco da empresa

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 4 outubro 2011 | 08:05

Bom dia, Deise


Na provisao de ferias, eu provisiono só 1/3 das ferias ou 1/3 das ferias + 1/12 do salario?

Pelo Princípio da Competência, e de acordo com as determinações do Regulamento do Imposto de Renda, você deve reconhecer (e não provisionar) todas as despesas incorridas com:

Férias (01/12)
Terço de Férias (1/3 de 1/12)
13º Salário (01/12)
Contribuição Previdenciária Patronal s/ Férias e Terço
Contribuição Previdenciária Patronal s/ 13º salário
Contribuição Previdenciária Patronal (outras entidades) s/ Férias e Terço
Contribuição Previdenciária Patronal (outras entidades) s/ 13º salário
FGTS s/ Férias e Terço
FGTS s/ 13º salário

Em nossos arquivos há várias opiniões sobre a contabilização de férias, terço, 13º salário e os respectivos encargos sociais, e também a diferenciação entre provisão e reconhecimento de obrigações.


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.