x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 54

acessos 31.168

Dúvidas na DIRF

Verissimo Lomba Oliveira

Verissimo Lomba Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 2 fevereiro 2011 | 10:04

Bom dia a todos!
Recebi de um cliente o Informe de Rendiomentos Financeiros Ano-Calendario de 2010 do Banco Itaú com Rendimento Nominal e IRRF, pergunto-lhes: Esse Informe é para informar na DIRF como faço com os informes de cartão de crédito?

Desde já, muito obrigado a todos!

Verissimo Lomba

"Aqui se aprende muito mais"
Renata Smithy

Renata Smithy

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 2 fevereiro 2011 | 12:00

Boa Tarde,

Meu cliente como tomador recebeu notas de prestação de serviço referente a royalties; tenho que lançar esses valores na DIRF 2011?

Se sim, essa pessoa que emite a nota de prestação de serviço precisa me enviar um informe.

Desde já agradeço a atenção

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 2 fevereiro 2011 | 14:12

Luis Carlos, boa tarde.

O MEI é considerado como contribuinte, e como tal, caso tenha pago ou creditado valores sujeitos a retenção na fonte, é sim obrigado a declarar DIRF.

Este informativo da CIELO refere-se à comissões pagas por seu cliente a administradora de cartões, devendo os valores recebidos no relatório, constar na DIRF.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Queila S. Rodrigues

Queila S. Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 13 anos Quarta-Feira | 16 fevereiro 2011 | 10:07

Oi Bom dia!!Estou com dificuldades em enviar a Dirf 2010/2011,está informando q preciso atualizar o receita net,só q já atualizei várias vezes e nada.Então eu estou gravando a declaração no disket e enviando direto do receitanet,só q ñ consigo imprimir o recibo,ou seja ela ñ fica gravada no programa da Dirf como enviadas.Alguém pode me ajudar em como imprimir esses recido.
Desde já agradeço.

Plante seu jardim e decore sua alma,ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.
Quela S.Rodrigues
Adalberto José Pereira Junior
Consultor Especial

Adalberto José Pereira Junior

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 16 fevereiro 2011 | 11:13

Queila,

Se a Declaração foi enviada através de disquete, o recibo da Declaração vai estar gravado no disquete.

Tente imprimir o recibo no disquete, creio que lhe trará resultados.

Att.
Adalberto

Adalberto José Pereira Junior
Contabilidade
Consultoria/Assessoria Tributária
[email protected]
(16) 99263-0266
Isis D avila

Isis D Avila

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 16 fevereiro 2011 | 12:27

Ou salve o arquivo do recibo na pasta do C:/ onde está a declaração gravada. Quando você abrir o programa, em tese, ele reconhece o recibo. (em tese pois ainda não tentei na versão nova)

Queila S. Rodrigues

Queila S. Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 13 anos Quinta-Feira | 17 fevereiro 2011 | 14:36

Obrigada pessoal! Mas já tentei de tudo p/ imprimir os recibos ,porém sem sucesso algum,então eu entrei na Receita em consulta e imprimi apenas um comprovante de envio q informa q está em procesamento e em "tal" data eu poderia consultar.Será q posso confiar?
Obrgada!

Plante seu jardim e decore sua alma,ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.
Quela S.Rodrigues
Queila S. Rodrigues

Queila S. Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 13 anos Quinta-Feira | 17 fevereiro 2011 | 14:45

Depois da DIRF enviada chegou um outro extrato de cartão,tentei retificar normalmente com o número do recibo mais ñ estou conseguindo.Como funciona a retificadora se tratando de uma DIRF?
Obrigada!

Plante seu jardim e decore sua alma,ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.
Quela S.Rodrigues
Daniel Pilatti Agostini

Daniel Pilatti Agostini

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Tecnologia
há 13 anos Sexta-Feira | 18 fevereiro 2011 | 16:09

Pessoal
A solução para a impressão do recibo da dirf 2011 é a seguinte, quem gravou no disquete e transmitiu o recibo
ficou gravado junto com o arquivo da declaração, dentro de uma estrutura de diretórios, como pode ser
observado quando se visualiza o disquete.
O que acontece, o programa da dirf 2011 não está preparado para verificar nessa estrutura de diretórios, ele
lê somente o raiz do disquete. Para imprimir o recibo da dirf 2011, tem que copiar os arquivos do diretório para
o raiz do disquete, assim o programa consegue ler o recibo para impressão.
Lembrando que eu fiz isso com a versão 1.2 do programa da dirf 2011.
Fazendo isso eu consegui imprimir o recibo de entrega da dirf 2011.
Att.
Daniel

OSVALDO ASSUNÇÃO JUNIOR

Osvaldo Assunção Junior

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 13 anos Segunda-Feira | 21 fevereiro 2011 | 10:35

Bom dia!

Estou informando os extratos de cartão de crédito (código 8045) na Dirf 2010, mas em alguns meses, tenho Rendimento Tributável e Imposto Retido com valores negativos.
exemplo:

Caso 1) Janeiro Rendimentos (-10,00)... IR (-0,10), Fevereiro 20,00 IR (0,20). Informei em Fevereiro 10,00 e IR 0,10... ou seja, compensei o valor de janeiro em Fevereiro...

Caso 2) Total de rendimentos (-10,00).. Total IR (-0,10)...

Gostaria de saber se no caso 1 eu informei correto, deduzindo o valor de janeiro em fevereiro?
e no caso 2 como eu informaria os valores.. ja que no total vai ficar negativo??


Att... Junior!

Roseli Acosta

Roseli Acosta

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 21 fevereiro 2011 | 10:59

Bom dia pessoal!
Estou com a mesma situação da Queila, ou seja, não consigo imprimir o recibo da dirf, pois gravei em disket.. vi que tem como reverter a situação, mas não sei como fazer, digo, não sei copiar os arquivos do diretório para o raiz do disquete. Alguém poderia me ajudar?

Obrigado

Roseli

MARCOS ANTONIO DE MORAES ROSA

Marcos Antonio de Moraes Rosa

Bronze DIVISÃO 3, Controller
há 13 anos Sábado | 26 fevereiro 2011 | 18:14

Roseli AcostaRoseli Acosta


Crie uma pasta com o numero do CNPJ/Mf da empresa, transferi os arquivo do disquete nesta pasta, esta pasta poderá ser criada no proprio disquete, depois acesso a DIRF2011, que vc ira conseguir imprimir o recibo.

Vc também poderá salvar esta pasta na sua unidade C: pq consta uma pasta de Declarações Gravadas RFBDirf2011, onde tb ira conseguir imprimir o recibo.

Boa sorte

Marcos

Antonio Luis Ferreira da Silva

Antonio Luis Ferreira da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 1 novembro 2011 | 17:22

"Patricia

Voce deve está usando a versão do receitanet incompativel com a versão da DIRF.

DIRF Java com Receitanet Java
DIRF para Windows com ReceitaNet para Windows

Instale os 2 Receitanet e tente por um e depois pelo outro."

Estou retificando uma DIRF 2009/2008 e aparece a mensagem "A unidade selecionada não contém arquivo de declaração válido", já tentei baixar outro Receitanet, mas não tem a versão no sitio da Receita, a minha versão é a mais nova JAVA e no sitio não existe outra. O que faço me ajudem por favor!

Atenciosamente,

Antonio Luís

Fernando Pezan Filho

Fernando Pezan Filho

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2012 | 11:20

Pessoal, estou com duvidas a respeito da DIRF ex. 2012! Alguem pode me ajudar por favor?

Tenho um cliente com seis funcionários.
3 tiveram retenção de IR na fonte, e foram logicamente relacionados na DIRF.
3 deles não tiveram retenção na fonte, mas o valor anual de cada um deles, foi superior a 6.000,00 e inferior ao limite anual de isenção. Devo incluí-los também na DIRF 2012, por terem utrapassado 6.000,00?

Obrigado.

Fernando

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2012 | 13:41

Boa tarde Fernando,

06 - Pergunta: Quais os rendimentos pagos ou creditados pelas pessoas físicas e jurídicas a beneficiários domiciliados no País e no Exterior que estão obrigados a constar na Dirf?

Resposta:
Os seguintes rendimentos pagos ou creditados pelas pessoas físicas e jurídicas a beneficiários domiciliados no País estão obrigados a constar na Dirf:

1 - do trabalho assalariado, quando o valor pago durante o ano-calendário for igual ou superior a a R$ 23.499,15 (vinte e três mil, quatrocentos e noventa e nove reais e quinze centavos), inclusive o décimo terceiro salário;

2 - do trabalho sem vínculo empregatício, de aluguéis e de royalties, acima de R$ 6.000,00 (seis mil reais), pagos durante o ano-calendário;


Fonte: DIRF 2012 Resposta a Pergunta 06

...

PATRICIA MARA DA SILVA

Patricia Mara da Silva

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 13 fevereiro 2012 | 11:33

Pessoal estou com a mesma dúvida de alguns colegas, em relação a alguns informes com beneficiários de comissão de cartão, 8045, com valores negativos, tem alguma forma de deixar o valor mensal negativo ou teremos que abater em algum mês o valor ou simplesmente não informar o que der negativo para fazer o total do rendimento e do IR bater com o do comprovante?
Obrigada.

Patricia Mara da Silva
Contadora
CRC: 1SP316877/O-2
https://www.patriciasilvacontabilidade.com.br
[email protected]
PELLICCI

Pellicci

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 13 fevereiro 2012 | 15:10

Olá,

Esse é o primeiro ano que vou informar a DIRF e estou com uma dúvida.

A gerenciadora das máquinas de cartão mandou um extrato com os valores mensais de retenção ...


A questão é a seguinte.

Eu devo informar esses valores na DIRF?

Obrigado..

Joao Batista de Oliveira

Joao Batista de Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 13 fevereiro 2012 | 15:18

Boa tarde a todos,

Estou em dúvida com relação à informações de juros s/ o capital próprio (DARF de código 5706) na DIRF 2012 (ano-base 2011). Em 31/12/2011 foi calculdo o valor de R$ 20.000,00 de JCP e IRRF (15%) de R$ 3.000,00. O IRRF foi recolhido na data de 04/01/2012 (3o. dia útil ao término do decêndio de apuração). A empresa possui dois sócios com 50% de participação para cada. O valor líquido de R$ 8.500,00 para cada sócio foi creditado no mês de dezembro de 2011 e pago em janeiro de 2012. Entendo que na DIRF do ano-base 2011 deverão constar os valores da remuneração de capital e do IRRF (fato gerador dezembro de 2011, inclusive o DARF foi informado na DCTF do mês 12/2011). Na declaração de IR do sócio o valor líquido será informado na ficha tributação exclusiva/definitiva e discriminado em bens e direitos (coluna 31/12/2011) como crédito de valor não recebido.
Estou correto nessas afirmações? A contabilidade que elaborou a DIRF entende que os juros calculados em dezembro (não remunerados nesse mês) deverão ser informados somente na DIRF 2013 (ano-base 2012). Muito obrigado pela atenção.

MARIA ADRIANA DOS SANTOS CORREA

Maria Adriana dos Santos Correa

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 29 fevereiro 2012 | 14:27

pessoal boa tarde!

Se a empresa iniciou a atividade em Novembro de 2011 houve apenas um valor de prolabore devo informar a DIRF?

Contadora na Empresa Integra Assessoria Contabil
Abertura,Alterações, Encerramento de Empresas, Contabilidade em Geral.
Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.