x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 87

acessos 95.450

TCC em Contabilidade Pública

JOSE DE CARVALHO

Jose de Carvalho

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 9 agosto 2011 | 20:18

Roberta, meu nome é José de Carvalho, tenho um TCC para fazer e vi que tu ofereceu ao Moisés, me interessa muito Contabilidade Publica, se não for muito incomodo gostaria de receber esse E-mail também. De já agradeço! @Oculto, se puder enviar a esse e-mail........
E desculpas se estou sendo incoveniente srsrrssrsrs!!

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 30 agosto 2011 | 09:41

Jose De Carvalho,


Por caridade se tiver alguém ai que tenha um TCC em Licitações e poder me mandar fico grato. tenho que terminá-lo esse semestre!

O Fórum Contábeis é um portal público para troca de informações e conhecimentos sobre contabilidade. Não é um portal para troca de TCC's.

Não é o nosso propósito e também não ajudará em nada no seu aprendizado a simples "doação" de TCC.

Desta forma, aconselho você a desenvolver o seu próprio TCC e, caso tenha alguma dúvida, aí sim procurar o Fórum Contábeis para tentarmos ajudá-lo (e não fazer o seu TCC).

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
JULIO CESAR SILVA COSTA

Julio Cesar Silva Costa

Bronze DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 31 agosto 2011 | 01:27

Leticia,

Sugiro que você pesquise algo relacionado ao princípio da economicidade das compras públicas. Lembro que "licitações" não é bem uma área temática da contabilidade governamental. Trata-se de área mais ligada à gestão de suprimentos na Administração Pública. Todavia, você pode dar um enfoque contábil gerencial, ao analisar as compras/ contratações públicas sobre o enfoque da economicidade. Pode também enfocar a dualidade "fazer vs. terceirizar" na Administração Pública.

Julio Cesar
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 7 setembro 2011 | 22:28

Boa noite, prezados graduandos(as)


É impressionante o interesse de todos em colher material suficiente para a composição de suas monografias, todavia, somos obrigados a considerar certos entraves nestes conceitos.

1 - Para ser redigido o trabalho inicialmente precisamos nomear um professr orientador;

2 - É o professor orientador quem guia nossos passos no decorrer do desenvolvimento do trabalho, sendo importante observar que será o nosso orientador quem nos defenderá dos outros na banca de exposição; os outros componentes da banca de exposição (geralmente 2) querem dar nota baixa, porém, como o trabalho foi feito sob a tutela do orientador, ele pretende puxar a nota do aluno para cima para manter valorizado seu status de bom professor orientador;

3 - Geralmente os centros de estudos (faculdades e universidades) dão maior peso às obras (publicações e trabalhos) de seu acervo em vez daquilo que é obtido fora da biblioteca própria. É aconselhável que o material adicional, de qualquer tipo, só pode ser aquele oferecido pelo orientador, sob o risco da banca de exame desqualificar as obras "estranhas", e por consequencia, não atribuir nota justa.

4 - É necessário estar atento aos direitos autorais. Ao pesquisar pelo google qualquer frase de texto extraída do trabalho , será possível averiguar se está ocorrendo plágio ou não, o que em caso positivo resultaria em nota zero.

Enfim, conclui-se que antes de pedir subsídios por aqui (no Fórum Contábeis) seria muito mais interessante, válido e produtivo escolher o orientador, fazer o projeto de trabalho, ter o tema aceito, fazer o fichamento das obras escolhidas para o bibliografia (preferencialmente do acervo da biblioteca local), receber orientações (e material) do orientador, e enfim começar a redigir a obra mediante a análise do orientador.


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
JOSE DE CARVALHO

Jose de Carvalho

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 20 setembro 2011 | 14:19

Caro Wilson Fernando de A. Fortunato, em nenhum momento pedi para alguém fazer meu TCC, eu só pedi se alguém podesse enviar um tcc em licitações. Iria usar como protótipo, como base, por se tratar do primeiro que iria fazer...... Mas graças a Deus já terminei...............

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 20 setembro 2011 | 14:36

Jose De Carvalho,

Como sabiamente disse o nosso Moderador Prof. Ricardo C. Gimenez, em sua mensagem "Postada Quarta-Feira, 7 de setembro de 2011 às 22:28:42", "antes de pedir subsídios por aqui (no Fórum Contábeis) seria muito mais interessante, válido e produtivo escolher o orientador, fazer o projeto de trabalho, ter o tema aceito, fazer o fichamento das obras escolhidas para o bibliografia (preferencialmente do acervo da biblioteca local), receber orientações (e material) do orientador, e enfim começar a redigir a obra mediante a análise do orientador".

Usar um TCC de outra autoria, mesmo que simplesmente com o intuito de utilizá-lo "como protótipo, como base", não é aconselhável e não contribui em nada para o aprendizado do aluno.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
SHEILA SANTOS LIMA

Sheila Santos Lima

Bronze DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2011 | 20:03

Caros Colegas Boa noite,
Estou me formando em ciências contábeis e estou querendo seguir a carreira pública. Já estou trabalhando na Secretaria de Educação Municipal e fui para a contabilidade há pouco tempo. Gostaria de sugestões dos senhores que já trabalharam na área pública de temas para serem trabalhados no TCC de preferência tema aplicável a contabilidade do Município.

Agradeço todas as sugestões.

Alex de Oliveira

Alex de Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Escrevente
há 12 anos Domingo | 22 abril 2012 | 15:40

Boa tarde colegas. Estou pesquisando material para o meu TCC sobre Contabilidade Pública. Alguém sabe dizer se existe alguma bibliografia onde eu encontre mais detalhadamente a história do SIAFI? Obrigado.

"Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." Mateus 6:33
IVETE SANTA BÁRBARA DOS SANTOS

Ivete Santa Bárbara dos Santos

Bronze DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 23 abril 2012 | 16:27

Pessoal boa tarde!


Gostaria de tecer alguns comentários acerca de TCC no âmbito da Contabilidade Pública.

Sou de Salvador-Ba e meu tema foi na área de Contabilidade Pública:

'Análise comparativa do endividamento público do município de Piracicaba-Sp antes e pós Lei de Responsabilidade DFiscal"

Observem que não citei que sou de Salavador a toa, só mesmo para chamar a atenção que tive que estudar um município no estado deSão paulo porque infelizmente na Bahia foi inacessível. Apensar da Lei de Responsabildiade Fiscal exigir no seu contexto a transparencia fiscal, não consegui essa transparencia e nem apoio de nenhum gestor das prefeituras que procuramos, logo chamo atenção que existe os entraves e as dificuldade inerentes ao setor.

Mas fiquem a vontade para darem continuidade a idéia e intenção de cada um. Abaixo sugiro alguns temas, contudo todos eles devem ser delimitados e focado em algum âmbito ou municipal, ou estadual ou federal e ainda mais delimitado a um um foco principal.

* FPM-Fundo de Participação dos Municipios (para quem não conhece ou nunca ouviu falar o FPM é uma transferência constitucional (CF, Art. 159, I, b), da União para os Estados e o Distrito Federal, composto de 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). esse pode ser um bom tema;

* Orçamento Público Municipal ( escolher e focar o muncípio para estudo);
* Despesa Pública Municipal (escolher o município para estudo);

8 Saúde Pública - Origens e Aplciações dos recursos

Boa sorte a todos. Espero ter contribuido para pelomenos um ponto de partida.



osvaldo valentim de souza

Osvaldo Valentim de Souza

Bronze DIVISÃO 3, Professor(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 22:24

Colegas, quanto ao tema contabilidade pública para os TCCs, tomem muito cuidado com o que vocês vão pesquisar. Gostaria de avisá-los que os sugestivos pronunciamentos da sTN, em relação a pseudo-nova contabilidade pública, não tem validade jurídica e está sendo questionada por diversos setores do governo federal. O que está sendo "vendido" como nova contabilidade pública nada mais é do que um arremedo da contabilidade societária. No Brasil, é bom lembrar, temos duas leis para a contabilidade: 6404/76 e 4320/64. Está sendo difundido um conjunto muito grande de absurdos legais e teóricos no campo da contabilidade pública. Exemplo? Então vai aí um: receita púiblica por competência. Não se sustenta. No Brasil a receita pública é pelo regime de caixa. Tá na lei. A teoria contábil não contempla registro de ATIVOS por estimativa, isso não existe. A receita pública não pode ser inscrita como ativo, à partir da expectativa orçamentária. As receitas públicas são "lançadas" mediante ATO ADMINISTRATIVO. ATO ADMINISTRATIVO não pode ser contabilizado como elemento patrimonial, somente os FATOS ADMINISTRATIVOS, isso é erro básico. previsão orçamentária não é fato administrativo. Tomem muito cuidado. A STN não tem autoridade para legislar, somente para regulamentar, e mesmo assim com limitações. Pesquisem. A STN está dando um nó na contabilidade pública do Brasil, vai por mim. Pronto, falei.

Sérgio Dias

Sérgio Dias

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 10 julho 2012 | 17:50

Osvaldo Valentim de Souza, me perdoe se falar alguma besteira, até entendo algumas colocações que foi feita por sua pessoa, mas deixo agora uma pergunta no ar. Todo o Material feito e divulgado pelo STN, foi elaborado por contabilistas do mais alto gabarito e respeito e fundida juridicamente com Advogados do mesmo porte, será que não teve ninguém pra perceber isso? Afinal de contas os tribunais por todo o Brasil já estão instruindo os seus para essa nova contabilização na área pública.

osvaldo valentim de souza

Osvaldo Valentim de Souza

Bronze DIVISÃO 3, Professor(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 11 julho 2012 | 10:09

OK Sergio, obrigado pelo questionamento. A contabilidade pública sempre viveu no marasmo institucional-funcional. Ninguém nunca deu muita bola para a contabilidade governamental. Difícil encontrar um contabilista que tenha aprendido na faculdade debitar, creditar, encerrar o exercício e elaborar todos os demonstrativos, nos termos da LEI FEDERAL Nº 4320/64, ainda em pleno vigor (eu sei fazer tudo isso, após muuuuuito sacrificio, pois ninguém me ensinou na facu). A sua pergunta é muito bôa. Observe que o processo que está em andamento não é democrático. As audiências públicas são mera formalidade. As pessoas que questionaram o processo foram alijadas, procure saber desses fatos. Existem interesses não confessados no andamento do processo. A adesão está sendo processada, observe a adesão, não estamos obrigados (legalmente) a seguir ISSO que está aí. Nós estamos no Brasil, não se esqueça, onde a LEI é só um detalhe. Usando o jargão da periferia, podemso dizer que: TÁ TUDO DOMINADO. O processo não é sério, acredite. Quando mando mensagens para as pessoas envolvidas no processo, questionando a invalidade do processo, elas se restringem a dizer que "preciso estudar mais". Aí está o problema, quanto mais estudo e leio, descubro que está quase tudo errado. Os contabilistas deveriam se interessar mais pela ciência que envolve a contabilidade e não se deixar levar por pseudos messias. Nova Contabilidade Pública é balela da bôa. Vamos pesquisar, vamos ler, e chegaremos à conclusão de que novos rumos devem ser tomados. Não podemos deixar de reconhecer que o momento é bom para a contabilidade pública, mas sem desrespeitar as leis e à própria teoria contabil. Você tem razão: como pode um processo desses ser alinhavado pela STN com o aval do CFC????? Tem gato na tuba.

Prá não perder o costume: receita pública é pelo regime de caixa.

abraço.

Jose Wilson Gonçalves de Oliveira

Jose Wilson Gonçalves de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2012 | 13:02

Estou a me formar em ciências contábeis e estou determinado a seguir a carreira pública. Gostaria de sugestões dos senhores q já trabalharam na área de temas para serem trabalhados no TCC de preferência tema aplicável a contabilidade de um municipio.

Agradeço as sugestões.

José Wilson

para Débora Miranda

é uma pergunta é eu nao sei onde manda a pergunta....

me desculpe

Página 3 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.