x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 11

acessos 6.276

Lançamento Contabil

Loreny M S Francisco

Loreny M s Francisco

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 8 maio 2009 | 13:40

Boa Tarde

Um Cliente foi fiscalizado pela Receita Estadual, e foi detectada venda pelo Cartão de Crédito sem contabilizar. Como lanço essa venda na Contabilidade agora em 2009, sendo de 2005?

Desde já agradeço

Loren
Contadora
[email protected]

"Os dias prósperos não vêm por acaso; nascem de muita fadiga e persistência." (Henry Ford)
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Sexta-Feira | 8 maio 2009 | 21:06

Boa noite Loreny

Você deverá elaborar o registro destas vendas em contrapartida da conta "Ajustes de Exercícios Anteriores".

Considerando que os saldos eventualmente existentes nas contas bancárias tenham sido conciliados e estejam corretos, a omissão de receitas deve ser contabilizada a débito da conta "Caixa".

Registros Contábeis
Pelos motivos arrolados acima, o saldo da conta "Caixa" deverá ser corrigido pelo valor recebido das vendas via Cartão de Crédito;
D - Caixa (AC)
C - Ajustes de Exercícios Anteriores (PL)

D - Ajustes de Exercícios Anteriores (PL)
C - Lucros Acumulados (PL)

Reflexos tributáveis
Naturalmente, sobre as receitas omitidas (agora reconhecidas), há a incidência dos tributos e contribuições normalmente devidos, de acordo com o regime tributário adotado pela empresa, que agora devem ser apropriados.

Observe que dependendo da tributação, existem impostos e contribuições incidentes sobre as receitas e aqueles incidentes também sobre o lucro propriamente dito (presumido ou real).

Deixo de demonstrar a apropriação dos impostos, por não saber exatamente qual o regime tributário adotado pela empresa em questão.

Ajuste dos Estoques
A saída de mercadorias pela revenda omitida, provocou (é claro) a diminuição, não reconhecida, dos estoques pelo custo destas mercadorias. Ajustar os estoques, significa ajustar também o lucro efetivamente obtido nestas vendas.

Valer dizer que a despeito de haver incidência normal dos impostos sobre toda receita omitida, não significa que toda esta receita represente lucro, pois nesta venda está "embutido" o custo dos produtos vendidos.

O ajuste destas duas contas patrimoniais (Estoque e Lucro) se dá da seguinte maneira:

D - Lucros Acumulados (PL)
C - Estoques (AC).

...

Editado por Saulo Heusi em 8 de maio de 2009 às 21:06:58

Loreny M S Francisco

Loreny M s Francisco

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 12 maio 2009 | 18:29

Olá Saulo, muito obrigada. Já esclareceu boa parte da minha dúvida...
Mas eu não teria que fazer o lançamento na Conta Vendas de Mercadorias?
A Empresa é tributada pelo Simples, e já retifiquei o IRPJ, e vou preparar os Darfs para Recolhimento.
Grata

Loren
Contadora
[email protected]

"Os dias prósperos não vêm por acaso; nascem de muita fadiga e persistência." (Henry Ford)
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quarta-Feira | 13 maio 2009 | 06:58

Bom dia Loreny,

Estivemos falando de omissão de receitas, neste caso, da omissão de vendas de mercadorias. Se omitimos a saída de mercadorias, na contabilidade nossos estoques estão "maiores" do que os estoques reais, concorda?

Para quaisquer efeitos o resultado do exercicio findo já foi encerrado. Você não pode reabrí-lo a menos (é claro) que opte por refazer a contabilidade daquele ano, ao invés de corrigí-la via Ajustes de Exercícios Anteriores.

Considere que a conta "Vendas de Mercadorias" do grupo de "Receitas" já foi zerada pela apuração do Resultado do Exercício, o vale dizer que do movimento contábil anterior você tem apenas as contas patrimoniais.

Face ao exposto, o ajuste deve ser feito contra a conta de Estoques. Isto porque a omissão de receitas, repito, na realidade significa "omissão de vendas (saídas) de mercadorias que por sua vez diminuiriam os estoques.

Para ajustá-lo você tem que reconhecer esta diminuição, registrando o custo daquela mercadoria vendida a crédito da conta "Estoques" e a débito da conta "Lucros Acumulados".

...

Loreny M S Francisco

Loreny M s Francisco

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 13 maio 2009 | 12:42

Certo Saulo, eu me esqueci que a Conta Vendas de Mercadorias está zerada. Eu também não tenho como refazer a Contabilidade, por ser inviável em termos de tempo dispónível e porque a situação não foi criada por erro meu. Portanto, farei da forma que vc me orientou, e desde já agradeço.

Que deus te abençoe sempre!

Um abraço

Loreny M S Francisco

Loren
Contadora
[email protected]

"Os dias prósperos não vêm por acaso; nascem de muita fadiga e persistência." (Henry Ford)
Loreny M S Francisco

Loreny M s Francisco

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 12 julho 2010 | 12:16

Olá amigos, conforme exposto acima, após fazer todos os lançamentos contábeis, meu Estoque ficou negativo, devido ao ajuste.
Alguém já teve um caso destes? Como devo proceder? Desde já agradeço.

Loren
Contadora
[email protected]

"Os dias prósperos não vêm por acaso; nascem de muita fadiga e persistência." (Henry Ford)
MILTON DONIZET RESENDE RODOVALHO

Milton Donizet Resende Rodovalho

Iniciante DIVISÃO 3, Sócio(a) Gerente
há 14 anos Segunda-Feira | 12 julho 2010 | 14:21

Minha duvida é:
Um cliente meu, no lucro presumido vai emitir no mes varias n.fiscais de serviços prestados para uma outra empresa que esta no SIMPLES que contratou o serviço, se o valor ficar abaixo de r$ 5.000,00 só é retido I.R. a 1,5%, contudo o somatorio das n.fiscais vai ultrapassar a r$ 6.000,00, pela legislacao acima de r$ 5.000,00 tem-se que reter CSLL 1,0%, COFINS 3,0% e PIS 0,65% alem é claro do I.RRF de 1,5%.

Pergunto neste caso vamos reter todos os impostos citados??
Pela empresa estar no simples ela nao é isenta desta retencao??
Muito obrigado pela colaboracao.

MILTON RODOVALHO



Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Segunda-Feira | 12 julho 2010 | 15:02

Boa tarde Milton,

A retenção da CSRF não é bem sobre a emissão de Notas Fiscais cujo total mensal ultrapasse R$ 5.000,00 e sim sobre sobre os pagamentos que efetivados no mesmo mês que ultrapassem este valor. (§ 3º, Artigo 1º IN SRF 459/2004 )

As empresas optantes pelo Simples Nacional não sofrem tais retenções (IRRF e CSRF) enquanto prestadoras dos serviços, entretanto, se tomadoras, estão obrigadas (quando for o caso) a reter e recolher tais tributos e contribuições sobre os serviços que lhes forem prestados.

...

Loreny M S Francisco

Loreny M s Francisco

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 12 julho 2010 | 16:28

Olá Saulo, vejo que vc entrou neste tópico, por favor, gostaria que vc me ajudasse com relação ao Estoque Negativo, cujo assunto nos falamos em Maio de 2009, conforme transcrevo:

"Estivemos falando de omissão de receitas, neste caso, da omissão de vendas de mercadorias. Se omitimos a saída de mercadorias, na contabilidade nossos estoques estão "maiores" do que os estoques reais, concorda?

Para quaisquer efeitos o resultado do exercicio findo já foi encerrado. Você não pode reabrí-lo a menos (é claro) que opte por refazer a contabilidade daquele ano, ao invés de corrigí-la via Ajustes de Exercícios Anteriores.

Considere que a conta "Vendas de Mercadorias" do grupo de "Receitas" já foi zerada pela apuração do Resultado do Exercício, o vale dizer que do movimento contábil anterior você tem apenas as contas patrimoniais.

Face ao exposto, o ajuste deve ser feito contra a conta de Estoques. Isto porque a omissão de receitas, repito, na realidade significa "omissão de vendas (saídas) de mercadorias que por sua vez diminuiriam os estoques.

Para ajustá-lo você tem que reconhecer esta diminuição, registrando o custo daquela mercadoria vendida a crédito da conta "Estoques" e a débito da conta "Lucros Acumulados"."

Então, meu Estoque ficou Negativo, devido a Baixa no Estoque. Como devo proceder? Grata

Loren
Contadora
[email protected]

"Os dias prósperos não vêm por acaso; nascem de muita fadiga e persistência." (Henry Ford)
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 13 julho 2010 | 09:21

Bom dia Loreny,

Não "entrei neste tópico" entretanto a impressão é de que eu tenha mesmo entrado, pois provavelmente estava online quando "me viu".

Se seu estoque ficou negativo após a baixa pelo reconhecimento das vendas efetivadas com Cartão de Crédito, certamente deve ter ocorrido uma das seguintes situações:

- você deu baixa do mesmo pelo valor da venda de mercadorias e não pelo de custo, ou

- não houve o reconhecimento da entrada destas mercadorias quando de sua aquisição.

Verique qual das duas hipóteses ocorreu e se houver dúvidas em relação as providências que devam ser tomadas para regularizção, torne a entrar em contato.

...

Loreny M S Francisco

Loreny M s Francisco

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 13 julho 2010 | 13:37

Olá Saulo, boa tarde.

Achei que você "entrou" no tópico, porque acima, logo após meu pedido de ajuda, o Milton Rodovalho lançou uma questão e você respondeu, por isso tive essa impressão.
Bem, quanto ao Estoque, eu lancei o valor total da Venda:
D - Lucros Acumulados
C - Estoques
E quando chegou no final do ano, a Saída ficou maior que a Compra no ano. Por isso estou precisando de ajuda.
Outro problema é com relação aos Impostos Federais. De 2005 a 2007, a Empresa era tributada pelo Simples, e de 2007 em diante Simples Nacional. Já estive na RF, mas até hoje não fui orientada em como retificar as Declarações do IRPJ, afinal, mudou todo o programa, e nem como recolho estes impostos.
Desde já lhe agradeço, e que Deus continue te abençoando e iluminando sua caminhada.

Loren
Contadora
[email protected]

"Os dias prósperos não vêm por acaso; nascem de muita fadiga e persistência." (Henry Ford)
Eloisa

Eloisa

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 14 julho 2010 | 12:49

Caros amigos do Fórum.

Sou nova na área contábil, e se alguém puder me ajudar agradeço.

Quando a empresa compra mercadorias sem nota fiscal e paga o boleto bancário em nome da empresa que lhe vendeu a mercadoria, como faço esse lançamento na contabilidade na data do pagamento da duplicata?

Desde já agradeço.

Eloisa

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.