x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 31

acessos 12.316

Baixa IE cassada - SP

A. Rodrigues

A. Rodrigues

Prata DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 1 junho 2009 | 22:42

Amigos boa noite.
Estou providenciando a baixa de uma IE cassada mas estou com algumas duvidas que, se puderem me ajudar, agradeço.
Segunda a legislação a data da baixa de uma IE deve ser igual a data da ultima nota fiscal.
Muito bem!
Ocorre que essa empresa foi cassada em 31.12.2002 mas emitiu nfs a consumidor em outubro de 2006
Por certo deverei baixar com a data da cassação mas e o caso das nfs que foram emitidas em outubro de 2006, como proceder?
Outro detalhe, a legislação exige a presentação de livros fiscais dos ultimos 5 anos. Neste caso seriam os livros fiscais anteriores a 2002 ainda que se passaram mais de 5 anos?
Agradeço atenção
At.

Editado por Alessandro Rodrigues em 4 de junho de 2009 às 23:03:20

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16
[email protected]
A. Rodrigues

A. Rodrigues

Prata DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 3 junho 2009 | 22:50

Amigos boa noite.
Por gentileza, alguem pode me ajudar?
Se for possivel fico grato.
at.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16
[email protected]
Tiago Pavão

Tiago Pavão

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 3 junho 2009 | 23:38

Boa noite, Amigo !

"Ocorre que essa empresa foi cassada em 31.12.2009 mas emitiu nfs a consumidor em outubro de 2006", está certa essa sua colocação ??

Deve-se apresentar livros dos últimos 5 (cinco) anos.. mas se estiver tirando NF até hoje, poderia tentar ver para reativar a inscrição.


=============================
CONTMAX - Contabilidade & Consultoria
E-mail.: [email protected]
Cel.: (18) 99715-7364
Skype.: tiago_pavao
https://www.redecontmax.com.br
=============================
A. Rodrigues

A. Rodrigues

Prata DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 4 junho 2009 | 23:02

Tiago,boa noite.
Me perdoe pois não é 2009 mas sim 2002. Acabei de arrumar o post. Obrigado!
A empresa tirou notas so no mes 10 de outubro de 2006.
Nao da para tentar reativação pois para isso ela teria que estar ativa e emitindo nfs, o que não acontece.
Se puder ajudar, agradeço.
Abçs
At.

Editado por Alessandro Rodrigues em 4 de junho de 2009 às 23:05:08

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16
[email protected]
Andre Ávila

Andre Ávila

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 5 junho 2009 | 14:00

Alessandro, essas N.F emitida em 2006, foram tributadas? foi recolhido impostos dela?

Lembre-se, os últimos 5 anos que pede, no meu enteder, e os últimos 5 anos que antecedem a data que for a baixa, caso a baixa se der em 2002, creio eu que sera os ultimos 5 anos que antecedem 2002, caso for 2006, a mesma coisa.

Deve ser assim, pois não a cabimento ser de outra maneira.

Att.

André

André Ávila
A. Rodrigues

A. Rodrigues

Prata DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 5 junho 2009 | 14:08

Justamente Andre, mas ai é que esta o grande problema.
A IE foi cassada mes 12 / 2002. Pela logica deve ser baixada nesta data pois a IE esta cassada. De outra forma, poderia ser reativada SE ficasse voltasse a funcionar normalmente. funcionaou so por um mes em 2006.
A duvida é, como fazer com essas nfs emitidas...
Obrigado
At.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16
[email protected]
A. Rodrigues

A. Rodrigues

Prata DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 8 junho 2009 | 15:57

Jurandyr, boa tarde
A empresa não recolher imposto sobre a Nf...
Grato pela atenção

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16
[email protected]
JURANDYR SIRIANI NETO

Jurandyr Siriani Neto

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 15 anos Segunda-Feira | 8 junho 2009 | 16:24

Alessandro, já que não foi recolhido o imposto, e como provavelmente não foi declarado essa movimentação ao fisco(esqueci de perguntar, mas vamos considerar que não foi)... Pode não ser o correto, mas te aconselho a dar entrada no encerramento como baixa quinquenal com data da cassação, caso o fisco peça os talões, dê os que estão com as notas emitidas como extraviados, ou seja, para todos os efeitos não houve essa emissão de notas.
Pois se tentar corrigir agora, é bem provável que encontre problemas, pois a empresa no meu entendimento, não poderia emitir a NF com a inscrição cassada.

Desconheço outra forma de resolver seu caso.

Caso você queira seguir outro caminho, acredito que somente no Posto Fiscal, você irá conseguir uma orientação segura.

Andre Ávila

Andre Ávila

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 8 junho 2009 | 16:44

Pois é, e o que o Jurandyr falou, não é correto, mais o que resta a fazer é apenas isso, extravio dos talões de N.F.

Então faça o extravio dos talãos que teve N.F emitida após 2002, e vai ser necessario apresentar no estado todos os talões de N.F emitida anteriormente e cassação, juntamente com os livros fiscais, é importante que esteja tudo correto conforme a entrega das Gias ou Declaração do Simples, caso contrario pode indeferir o encerramento.

Geralmente no POSTO FISCAL DE CAMPINAS, pode se fazer o modelo resumido, que pede somente as ultimas 150 nf. emitidas, e os livros fiscais dos ultimos 5 anos, e todas as NF. que nao foram utilizadas (em branco), caso não tenha, e necessario fazer o extravio, e publicar no Jornal, sendo 3 publicações.

Att.

André

André Ávila
A. Rodrigues

A. Rodrigues

Prata DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 8 junho 2009 | 19:23

Pessoal, agradeço e havia imaginado essa como unica solução, porem imaginei que houvesse outra saida.
Mas vamos lá. apresentando a baixa com a data de cassação, terei que apresentar os 5 livros anteriores a 2002?
Não seria os livros da data de hoje, o que na verdade não existe?
Obrigado pela atenção.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16
[email protected]
Andre Ávila

Andre Ávila

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 8 junho 2009 | 19:45

Alessandro, isso ai voce deve verificar no posto fiscal, mais eu acho que não, acho que deve ser antes da cassação, mais vai no posto fiscal entra com a baxa, eles vai analisa os documentos, e caso tiver faltando algo eles vão pedir.

Abraços !

André Ávila
JURANDYR SIRIANI NETO

Jurandyr Siriani Neto

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 15 anos Terça-Feira | 9 junho 2009 | 08:11

Alessandro, pelo menos aqui no PF de Bauru, quando se trata de baixa quinquenal, temos apenas que apresentar uma anexo com atualização de dados cadastrais(se houver), o anexo de baixa quinquenal(expondo que deixa de apresentar documentos pela baixa quinquenal) e o Livro de Reg. Util. Doc. Fiscais e Termos de Ocorrências - mod. 6.
O Extravio dos talões é somente uma garantia... caso o fisco os exigija os talões.
Mas te aconselho a ir até o Pf de sua jurisdição para se informar do que deve apresentar para a baixa quinquenal, pois os procedimentos muitas vezes, mudam de PF a PF.

Editado por Jurandyr Siriani Neto em 9 de junho de 2009 às 08:20:53

Oliveira

Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 8 setembro 2009 | 16:16

Jurandyr,

o anexo de baixa quinquenal(expondo que deixa de apresentar documentos pela baixa quinquenal)


Esse anexo a que se refere é o Anexo III-A?

Eu gostaria de saber se você atualmente procede baixa apenas apresentando o Termo de Ocorrências - mod. 6?

Pela secessão individual
Indicação de leitura: Democracy: The God That Failed, de Hans-Hermann Hoppe

mises.org.br / midiasemmascara.org / http://lucianoayan.com / libertatum.blogspot.com

JURANDYR SIRIANI NETO

Jurandyr Siriani Neto

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 14 anos Terça-Feira | 8 setembro 2009 | 17:13

Oliveira, já faz um tempo que não encerro nenhuma empresa, a última foi em abril do ano passado.

Mas até lá, sim, somente apresento o mod. 6 e o Anexo III-A dando baixa quinquenal. Preencho o anexo normalmente, e nas informações complementares preencho o seguinte:
"Apresenta, em anexo, o livro de Registro de Utilização de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrências.
Deixa de apresentar os demais livros e documentos fiscais, em virtude da prescrição qüinqüenal, prevista na seção I, capítulo IV, artigos 156 e seguintes do Código Tributário Nacional - CTN (Lei 5.172, de 25/10/1966)."

Editado por Jurandyr Siriani Neto em 8 de setembro de 2009 às 17:15:40

Oliveira

Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 8 setembro 2009 | 17:27

Jurandyr,

O caso que tenho aqui é semelhante ao do colega, empresa cassada em 30/06/2007.

No meu caso, dessa empresa cassada, esperar passar o lapso de cinco anos, contando 2008?

Eu pensei o seguinte, livros de 2002 até 30/06/2007, e últimas 150 notas fiscais.

Seria bom não ter que levar nada disto.

Pela secessão individual
Indicação de leitura: Democracy: The God That Failed, de Hans-Hermann Hoppe

mises.org.br / midiasemmascara.org / http://lucianoayan.com / libertatum.blogspot.com

JURANDYR SIRIANI NETO

Jurandyr Siriani Neto

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 14 anos Quarta-Feira | 9 setembro 2009 | 08:45

Oliveira, como seu caso é "semelhante", acredito haver algum problema..... então te aconselho a espertar até 2012 ou 2013....

Ou então dar o extravio dos livros e talões e reativar a inscrição para poder em seguida cancelar. Agora, se não houver nenhum problema, não precisa extraviar nada, é só reativar para encerrar.

Oliveira

Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 9 setembro 2009 | 10:12

Sim, também foi emitido nota de venda e foi comprado com nota (bem, ainda não a eletrônica).

Fui ao PF, a agente disse-me que não tem mais reativação de inscrição, agora tem que baixar a IE.

Eu, até certo ponto não optei por fazer "errado", e publiquei extravio, mas somente do que realmente fora extraviado, seis talões de notas.

Minha preocupação é que terei que recuperar a escrita haja vista não terem trazido livros no período que preciso. (agora penso, que burrada a minha não ter colocado como extravio)

Além do mais, querem fechar a firma de vez - sem esperar até 2000 e tanto.

Agradeço a ajuda.

Pela secessão individual
Indicação de leitura: Democracy: The God That Failed, de Hans-Hermann Hoppe

mises.org.br / midiasemmascara.org / http://lucianoayan.com / libertatum.blogspot.com

Oliveira

Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2009 | 16:30

Continuando...

Enviei o PGD solicitando a baixa da I.E. Minha solicitação não foi atendida.

Contribuinte,

Enquanto o estabelecimento estiver na situação cadastral indicada na mensagem, não será possível ao contribuinte solicitar o pedido de baixa.
A opção é procurar o atendimento presencial, no Posto Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo ao qual o estabelecimento está vinculado.


Alguém já sabe o que eles "pedem". Pergunto porque o PF não é em minha cidade.

Pela secessão individual
Indicação de leitura: Democracy: The God That Failed, de Hans-Hermann Hoppe

mises.org.br / midiasemmascara.org / http://lucianoayan.com / libertatum.blogspot.com

Jenny P

Jenny P

Ouro DIVISÃO 1, Não Informado
há 14 anos Sexta-Feira | 18 setembro 2009 | 09:19

Bom dia pessoal,
fiz um PGD com o evento 604 - Pedido de baixa exclusivamente no Estado, a IE dessa empresa se encontra cassada e o PGD não foi deferido, deu a seguinte mensagem:

"RFB - CNPJ não consta como de interesse do convenente na base da SRF "

O que isso significa?

Mari Tedeschi Nogueira

Mari Tedeschi Nogueira

Iniciante DIVISÃO 5, Advogado(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 15 outubro 2009 | 12:31

Ba tarde
Hoje ao verificar a situação do pedido de baixa da empresa no CNPJ, verifiquei o seguinte:
Sua solicitação não foi atendida pelo(s) motivo(s) abaixo indicado(s):

ÓRGÃO SEFAZ-SP
MOTIVO


"A empresa nao pode ser baixada a pedido do cadastro de contribuintes, por estar na seguinte situacao cadastral: SITUACAO CADASTRAL: INAPTA".

Por favor, se possível, alguém poderia me orientar sobre o que fazer diante desse resultado. A empresa está inativa há 11 anos e todas as IRPJ referentes aos anos de 1998 a 2008 foram devidamente entregues.
Existe algum formulário para ser preenchido para dar baixa na IE?
A empresa está desobrigada de apresentar os livros e demais docs. exigíveis, tendo em vista a prescrição quinquenal?

Antencipadamente agradeço a atenção.

Mari

Oliveira

Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 20 outubro 2009 | 10:00

Mari,

liguei ao posto fiscal e a resposta foi que eu devo ir até lá para saber o que fazer.

Consultei um colega de profissão e ele sempre tem serviço de baixa no Estado, porém também não soube informar.

Ainda nesse mês pretendo fazer a tão enfadonha viagem até ao Posto de minha região.

Obtendo resposta, trarei ao colegas.

Pela secessão individual
Indicação de leitura: Democracy: The God That Failed, de Hans-Hermann Hoppe

mises.org.br / midiasemmascara.org / http://lucianoayan.com / libertatum.blogspot.com

Eric Medeiros

Eric Medeiros

Prata DIVISÃO 5, Gerente Operacional
há 14 anos Segunda-Feira | 24 maio 2010 | 11:01

Srtª Mari

Bom dia

Quando recebi esta mensagem no PGD, compareci ao posto fiscal da SÉ que no caso é de minha jurisdição e tenho uma certa amizade com todos os fiscais de lá.

Perguntei ao fiscal responsavel e o mesmo me passou, que se for para encerrar definitivamente a empresa, nada se deve fazer, pois essas mensagens aparecem para todas empresas que não estão cadastradas no banco de dados do PFE. Ou seja, não existe no sistema.

Porem se for reativar a empresa, devera apresentar todos os documentos da empresa que se pediria em uma baixa de nscrição cassada sem movimento, ou seja, fazer um Anexo III-A como sendo totalmente sem atividades, sem pedido de notas, sem ativo nem passivo (uma empresa que abriu e nunca fez nada).

Mas como cada Posto tem suas exigencias, lhe recomendo ir tirar as duvidas no Posto Fiscal de sua Jurisdição.

Eric Medeiros
Assessoria Empresarial em Geral
Meus links
https://linktr.ee/ericpdemedeiros
Márcio Aparecido da Cunha

Márcio Aparecido da Cunha

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 18 junho 2010 | 11:14

bom dia a todos,
gostaria de saber se alguem tem o formulário citado no Anexo III-A, para dar baixa em I.E., pois não consegui localizar, ou até mesmo o link, para que eu possa imprimir, haja visto que meu PF não fica tão próximo assim da minha cidade. Desde já agradeço pela atenção e pela ajuda.

Jenny P

Jenny P

Ouro DIVISÃO 1, Não Informado
há 14 anos Sexta-Feira | 18 junho 2010 | 12:04

MODELO



ANEXO III - A
(Acrescentado pelo artigo 2º da portaria CAT - 14/06, de 10-03-2006)

DECLARAÇÃO RELATIVA À SUSPENSÃO OU BAIXA DE INSCRIÇÃO NO CADASTRO DE CONTRIBUINTES DO ICMS
(a que se refere o inciso III do artigo 6º do Anexo III)

AO CHEFE DO POSTO FISCAL DE:

CONTRIBUINTE:
CNPJ:
INSCRIÇÃO ESTADUAL:
RECEITANET N.º:
ENDEREÇO:

Eu,....................................., portador do RG n°.................... e do CPF n°........................, profissão............................., residente e domiciliado à.................................., n°................, cidade...................., Estado...................., representante legal do estabelecimento acima qualificado,

1 - () comunico a suspensão das atividades do estabelecimento acima identificado.
2 - () solicito a baixa de inscrição do estabelecimento acima identificado no Cadastro de Contribuintes do ICMS.

Declaro ter lavrado termo no Livro de Registro de Utilização de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrências, Modelo 6 quanto à baixa/suspensão da inscrição; o último documento fiscal emitido, por modelo, série e subsérie foi:

N°. da AIDF MODELO SÉRIE NÚMERO DATA DA EMISSÃO
------ ------ ---- ------ --/--/---

Declaro ainda ter inutilizado os seguintes impressos fiscais em branco, por modelo, série e subsérie:

N°. da AIDF MODELO SÉRIE - NUMERO INICIAL NUMERO FINAL
------ ------ ---- --------- ---------

Assumo inteira responsabilidade civil e criminal por esta declaração, estando ciente dos crimes previstos no artigo 299 do Código Penal (falsidade ideológica) e nos artigos 1º e 2º da Lei nº. 8.137, de 1990 (crimes contra a ordem tributária).

INFORMAÇÃOES COMPLEMENTARES EM CASO DE BAIXA DE INSCRIÇÃO

Baixa a partir de: dia/mês/ano.

Motivo da baixa:
1 - () Extinção do estabelecimento, pelo encerramento, por liquidação voluntária;
2 - () Extinção do estabelecimento, pelo encerramento do processo de falência;
3 - () Extinção do estabelecimento, pelo encerramento do processo de liquidação extrajudicial;
4 - () Transferência do estabelecimento, a qualquer título, para terceiro (venda, doação, permuta, ou outra forma permitida em direito, que resulte na transferência da titularidade do estabelecimento);
5 - () Incorporação do titular do estabelecimento, por outra empresa;
6 - () Cisão total do titular do estabelecimento;
7 - () em razão de unificação das inscrições filial;
8 - () Baixa de inscrição de estabelecimento no Cadastro de Contribuintes do ICMS em razão do mesmo não mais se encontrar obrigado a inscrição nos termos do artigo 19 do RICMS - Regulamento do ICMS, por ter alterado as atividades realizadas;
9 - () outro caso não previsto anteriormente (descrever). Nos casos em que houver continuidade das atividades do estabelecimento e alteração de sua titularidade, como nas hipóteses 4, 5, e 6; o contribuinte deve indicar os dados do sucessor

(nome ou denominação social, CNPJ, e endereço).

EM CASO DE SUSPENSÃO DE ATIVIDADE

Suspensão a partir de: dia/mês/ano

Motivo da suspensão (descrever)

Duração prevista da suspensão das atividades

EM CASO DE EXISTÊNCIA DE SALDO CREDOR DE ICMS NA DATA DA BAIXA

Saldo de crédito simples de ICMS do estabelecimento na data da baixa:
R$ ---------- (VALOR POR EXTENSO)

Saldo de crédito acumulado de ICMS do estabelecimento na data da baixa
R$ ---------- (VALOR POR EXTENSO)

Número do último DCA - Demonstrativo de Crédito Acumulado apresentado:

EM CASO DO ESTABELECIMENTO POSSUIR REGIME ESPECIAL

Relação dos Regimes Especiais concedidos pela Secretaria da Fazenda ao estabelecimento.

DECLARAÇÃO RELATIVA a LIVROS e DOCUMENTOS FISCAIS

Declaro que estou ciente da obrigação de conservar os livros e documentos fiscais durante o prazo previsto na legislação, em especial no artigo 202 do RICMS, e que estes estarão de posse da pessoa abaixo qualificada:

NOME:
CPF:
RG:
ENDEREÇO:
TELEFONE:
E-MAIL:
PROFISSÃO:
RELAÇÃO COM o ESTABELECIMENTO:
RELAÇÃO DOS LIVROS e DOCUMENTOS FISCAIS RELATIVOS AO ESTABELECIMENTO
DECLARAÇÃO DO DEPOSITANTE: declaro que assumo a responsabilidade de conservar os livros e documentos fiscais acima relacionados, na qualidade de depositante, pelo prazo previsto na legislação.

ASSINATURA DO DEPOSITANTE
ASSINATURA DO REPRESENTANTE LEGAL DO ESTABELECIMENTO."( NR).

Melina Moura

Melina Moura

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 11 agosto 2010 | 20:06

Boa noite, gostaria de saber se alguém pode me ajudar na seguinte questão: estou dando baixa numa empresa com inscrição estadual cassada, preencho no Anexo III A data de baixa com a data do efetivo término de atividade , ocorrida em 01/04/1993? E a empresa não possui nenhum documento ou livro fiscal nem foi feito publicação de extravio em jornais, resolve o problema apresentar essa declaração:
DECLARAÇÃO DE EXTRAVIO DE DOCUMENTO - ANEXO II
(a que se refere o item 1 do § 2º do artigo 1º da Portaria CAT 17/2006)

Eu, , portador do RG nº e do CPF nº , profissão , residente e domiciliado à Endereço, n° , cidade , Estado declaro ter extraviado os seguintes documentos: (além dos documentos, informar razão social, endereço, I.E. e CNPJ da empresa, data do extravio e motivo).
Assumo inteira responsabilidade civil e criminal por esta declaração, estando ciente das penas do crime de Falsidade Ideológica (art. 299 do Código Penal Brasileiro) e sua eventual subsunção ao crime contra a ordem tributária (arts. 1º e 2º da Lei nº 8137/90).



Nome:

Assinatura: ____________________________

Desde já agradeço a atenção.

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.