x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 55

acessos 29.664

Transformação de individual em ltda mantem CNPJ

Julio Nakano

Julio Nakano

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 22 janeiro 2010 | 10:29

Meu processo foi deferido pela Receita Federal, alterado a razão Social e a natureza juridica para 206-2, no entanto no consulta Comprot, está como "em andamento".

Processo Jucesp deferido em 08/2009
Processo Receita Federal em 11/09/2009

CNPJ modificado em 01/2010

Não recebemos comunicação da Receita, mas o CNPJ está correto.

Espero ter ajudado os colegas

Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 14 anos Sexta-Feira | 22 janeiro 2010 | 10:38

Bom dia Julio,
Então o processo demora mesmo, estou com um em andamento mas ainda está na Jucesp.
Obrigada pelas informações.

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
Cristina

Cristina

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 22 janeiro 2010 | 11:24

Bom dia,

Consultando pelo link, Consulta ao Andamento de Processo-Comprot, o processo está parado.
Mas como o Julio disse, consultei o CNPJ, e foi deferido.
Agora só falta na Sefaz-SP.

Obrigada Julio

Jenny P

Jenny P

Ouro DIVISÃO 1, Não Informado
há 14 anos Sexta-Feira | 22 janeiro 2010 | 18:10

Tenho alguns processos que já foram concluídos há muito e muito tempo, consulto no comprot e até hoje diz que está em andamento.

Rodrigo de Castro Teixeira de Freitas

Rodrigo de Castro Teixeira de Freitas

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 29 janeiro 2010 | 16:37

Boa tarde Elaine.

Então, no meu caso eu algumas vezes na Receita fazer o que eles chamam de vista do processo.

Lá na Receita da rua Augusta, que é a central.

A fiscal me falou que, devido ao fato de ser novo essa possibilidade da mudança da natureza jurídica, sobrecarregou eles em número de processo, por ser feito via requerimento, e eles terem de analisar um a um.
E ela também falou que fazendo assim, da pra "dar uma acelerada", pelo fato de mostrar interesse sabe. Ela foi muito atenciosa comigo.

Leva o protocolo lá na Receita e da uma olhada no andamento do processo.

Abraço.

Cristina

Cristina

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 29 janeiro 2010 | 17:18

Boa tarde Robrigo,

Estava consultando somente pelo protocolo (comprot), que aliás, continua em andamento.
O Julio Nakano também tinha um processo e soube do deferimento consultando o CNPJ. Fiz o mesmo, e descobri que já estava alterado.

Obrigada

Luis Paulo Oliveira

Luis Paulo Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 2 março 2010 | 17:31

Boa Tarde


Entrei em contato com setor técnico da Receita Federal, eles falaram q o CPJ versao 3.0, ja permite fazer essa alteração via DBE,

Estou Precisando fazer uma alteração desse tipo de 2135 para 2062, faz mais de tres meses, e nao consigo. Ja fiz a alteração na JUCEB no meu caso na BAHIA, e to quebrando a cabeça para alterá-la na RECEITA.

Alguem pode me ajudar?

Agradecido

Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 14 anos Quarta-Feira | 3 março 2010 | 16:01

Boa tarde Francisco.

1º - baixar os programas PGD 3.0 e receitanet (está atualizado)
2º - codigos de evento são os seguintes:
220;
225;
230;
247;
257;
QSA com inclusão de todos os sócios (incusive o empresario individual)

Enviei um hoje e já saiu o DBE.

Espero ter ajudado.

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 14 anos Quinta-Feira | 4 março 2010 | 14:11

Boa tarde,

Só para informação aos colegas...

Minha transformação já foi deferida pela RFB hoje, tenho o cnpj atualizado.

Agora falta a SEFAZ SP.

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
RENIVALDO DE CAMPOS

Renivaldo de Campos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 27 maio 2010 | 08:56

Caros amigos,
bom dia!

uma dúvida que não encontrei apos pesquisar, o CNPJ continua o mesmo, mas a data de abertura, será a data de constituição do empresario ou a data da alteração para sociedade?

Obrigado

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 27 maio 2010 | 09:01

Bom dia Renivaldo de Campos!


Uma dúvida até interessante esta sua...


Acabei de fazer a verificação aqui e, a data de abertura da empresa (assim como o nº do CNPJ) continua inalterada, ou seja, a data de abertura será a "a data de constituição do empresario".

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 27 maio 2010 | 13:35

Wilson e
Renivaldo,

Nas Juntas Comerciais, as datas de Registro e as de Início de Atividades, tem conotações distintas; no caso específico de transformação de sociedade em Empresário, a data do registro da sociedade será a do arquivamento da transformação, já a data de início das atividades é que será a da constituição do Empresário.
Não sei se consegui expressar-me claramente...

Leandro Chaves

Leandro Chaves

Iniciante DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 14 julho 2010 | 23:42

Posso questionar, resumindo, sem querer ser repetitivo ?
o Art. 10 da Lei Complementar nº 128/2008, autoriza a transformação da forma jurídica EMPRESÁRIO (213-5) em SOCIEDADE LTDA (206-2) e, o § 3º do art. 968 da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 - Código Civil, passou ter nova redação, a saber:

"Art. 968. ......................................................................

§ 3º Caso venha a admitir sócios, o empresário individual poderá solicitar ao Registro Público de Empresas Mercantis a transformação de seu registro de empresário para registro de sociedade empresária, observado, no que couber, o disposto nos arts. 1.113 a 1.115 deste Código."


A minha pergunta reside no fato de, ao fazer esta transformação, o número do NIRE vai ser modificado, em razão do "tipo de registro"; e o CNPJ, a Inscrição Estadual e Municipal, sofrerão mudanças, ou permanecerão os mesmos, apenas, modificando "a natureza jurídica" e o NIRE ?

Julio Nakano

Julio Nakano

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 15 julho 2010 | 08:34

Leandro

Sim, o Nire vai mudar, somente ele.

CNPJ, Inscrição Municipal, Inscrição Estadual, continuam o mesmo.

No DBE, voce solicita alteração de:

Mudança de NIRE
Inclusão de socio
Alteração da Natureza Juridica
Alteração da Razão Social
Alteração do Capital social

Abs

Cristiane Fernandes Mattos

Cristiane Fernandes Mattos

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 14 anos Sábado | 24 julho 2010 | 14:38

Boa tarde a todos, gostaria de mais uma informação referente a essa transformação.
Gostaria de saber:
Quando uma empresa individual tem algum Refiz ou divida de qualquer natureza com SEFAZ SP e RFB se é possivel tal transformação.
Caso seja possivel, sobre a sucessao de divida ativa e passiva, se a divida passa ser de responsabilidade dos novos socios e em qual prazo os socios remanecentes assumem na totalidade as dividas.
Explico: Tenho uma cliente (Senhora de idade) empresária individual que deseja vender seu comércio a troco da divida, (esta devidamente negociada e esta sendo pago tal divida nos devidos vencimentos)... Vi nesta transformação tal possibilidade, onde 2 pessoas (Pai e Filho) irão adquirir a Empresa Individual e assumir o Ativo e Passivo dessa Senhora que Empresária Individual.
Grata, Cristiane.

Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 14 anos Domingo | 25 julho 2010 | 16:01

Cristiane,

Em relação à parte da Junta Comercial:

. Caso a Individual (Empresário) não esteja enquadrada na Junta Comercial na condição de ME ou EPP, vc deverá anexar ao processo de transformação, Certidões Negativas do INSS, FGTS, RFB e DAU;
. Uma das cláusulas do Contrato de transformação, estabelece que "..Esta sociedade se responsabilizará pelo Passivo e Ativo do Empresário ...."
. No processo de transformação, a titular do Empresário ora transformado em sociedade, NÃO pode retirar-se. Arquivado o ato na Junta Comercial, aí sim,a retirada dela da sociedade pode ser efetivada por Alteração Contratual - já da sociedade.
Arrematando, a possibilidade que vc viu de "repassar" um tipo de empreendimento até bem pouco tempo intransferível como era o Empresário, não tenha dúvida que serviu para muita gente Brasil afora. O que antes só podia ser "extinto", agora serve como moeda de troca - como devem ser todos os negócios.

Pesquise mais um pouco e
Boa sorte!

Cristiane Fernandes Mattos

Cristiane Fernandes Mattos

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 26 julho 2010 | 09:50

Jacyara, muito obrigada pelo esclarecimento, concluiu como eu imaginava ser possível.
Postei em um outro Tópico sobre o prazo em que o Ativo e o Passivo sejam transferidos definitivamente aos novos sócios. A informação que eu possuo é que o prazo seria de 2 anos.
Qual o prazo que esta em vigor atualmente?
Obrigada, Cristiane.

Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 26 julho 2010 | 20:53

Cristiane,

Leia o Art. 1003 e seu § único do Código Civil; não acredito que tenha havido modificação quanto ao prazo nele estabelecido embora já tenha ouvido falar em "5 anos..."
Seria interessante pedir que um advogado explique com mais clareza o assunto...

Boa sorte!

ANTONIELSON RODRIGUES DE SOUSA JR

Antonielson Rodrigues de Sousa Jr

Bronze DIVISÃO 3, Sócio(a) Proprietário
há 13 anos Segunda-Feira | 7 março 2011 | 14:49

Olá boa tarde.
tenho uma empresa individual, que está no simples no anexo IV; se nao me engano.
no dia 28 eu vendi 50% do capital social da empresa para um outro socio, cujo o mesmo e eu decidimos fazer a alteração e transformação para daqui a 90 dias.
eu fazendo a transformação de individual para limitada, mesmo o outro socio tendo participação em outra empresa, a gente corre o risco de ser excluido do simples?

Antonielson R'
Contador
E-mail: [email protected]
Whatsapp (66)9690-9110
Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.