Colega Elson, e Antonio, foi muito bem exposto pelo Antonio a situação dos iniciantes, comprometidos com a família e suas responsabilidades, e tambem suas ambiçoes em prosperar pois esse foi seu intuito ao se dedicar aos estudos, parabens aos dois. Algumas dicas de um velho profissional, que ja trilhou os mesmos caminhos que voces. Mantenha-se super atualizado, tenha uma boa apresentaçao sempre, use um linguajar adequado ao seu interlocutor, cuide bem de sua aparencia pessoal, barba feita, roupa adequada a ocasiao, ou seja nem todo cliente avalia a pessoa so pelo visual, mas pelo conhecimento da atividade, prepare*se caso va fazer uma visita a um cliente, programe-se, pois se as perguntas vierem e voce nao ter as respostas, corretas nao fale asneira, pede desculpas e fique devendo para logo responder tao logo consulte a legislaçao, tome o compromisso e realmente logo que houver a resposta correta informe ao pretenso cliente. Leia bastante alem dos informes necessarios, procure aumentar sua cultura geral, numa reunião, procure escutar mais , mas fale tambem, acautele-se, pois voce nao conhece os participantes em suas peculiaridades, politicas e religiosas.
Vou contar o que minha experiencia me ensinou, pratique sempre as palavras magicas, com licença, por favor, obrigado, e também, antes de um contato analise como devera se apresentar, tem clientes ultra formais, se voce nao for de paletó e gravata, nao lhe consideram, outros nao se ligam nisso, mas va ao menos de um blaizer. Nunca va com barba por fazer, tenha sempre que possível referencias de outro cliente, demonstre calma, em toda a conversa, nao fique ansioso, se chegar a questão de honorários , explique a existência do contrato, e as formalidades do mesmo. Mas o principal mesmo e saber bem o serviço a que esta se prestando a fazer, faça cursos , e mais cursos, nao vilependie seus honorarios , fique dentro da media, ou seja o justo, explique que pode começar por x mas ao avaliar o volume poderão sentar novamente para um ajuste, e importante frisar ao cliente que esse ajuste pode ser para menos ou para mais, demonstre compreender a situação que podera ocorrer com o cliente como com voce. Ja fiz muito isso, baixei , subi, o negocio e manter sua carteira fiel. Nossa atividade depende basicamente do Boca a Boca, entao capriche ao maximo nos seus serviços. Na medida que for evoluindo crie um site, faça um boletim, participe de foruns debates, e o sucesso chegara. Ao apresentar um Balanço, ou uma relação de faturamento par cadastro bancário, faça uma pequena analise da evolução da empresa,. e se possivel periodicamente mande um relatório, dando posicionamentos e orientações. Nosso escritorio tem toda essa estrutura, e visito constantemente os clientes pessoalmente, uns eu vou de tenis, outro de terno completo , e outros ate de bermuda , pois ja os conheço a anos e esse comportamento para eles e normal. Nas repartições, va sempre adequadamente apresentável e seja sempre humilde e use e abuse das palavras mágicas. Nao tenho nada contra quem usa brincos, ou tatuagens, mas em nosso meio nao e adequado. Quando puder mande fazer além dos cartões , alguns folders, apresentando seus serviços, dependendo de sua localização, faça alguns baner, específicos tipo época do imposto de renda etc. Nao demore em atender as demandas de seus clientes, e caso va demorar por motivos A e B, voce liga e posiciona sempre. Quando tiver mais alguma necessidade nos procure, aqui tem muita gente boa, disposta a ajudar, o Antonio e muitos mais pode ter certeza. Boa sorte a todos voces dois em suas carreiras.
Sds. Ribeiro. Seja feliz e faça os outros também, nessa jornada estamos todos juntos.