x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 8.433

Escrituração contábil Matriz e filiais

Debora Maria Goulart Nunes

Debora Maria Goulart Nunes

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2009 | 16:47

Oi Pessoal,

Preciso de um help!
Alguem tem experiência em escrituração contábil de empresa comercial que possui filiais?
Estou com uma empresa que é uma loja de roupas femininas e ela tem 2 filiais.
Minha dúvida é:
Os lançamentos no sistema tem que ser feitos centralizados na matriz, discriminnado através de centro de custo o que é matriz e o que é filial?
Ou devo abrir uma cadastro no sistema para cada CNPJ indicando em uma conta de operações entre matriz e filial e remessa de estoque entre elas.
Sendo que no final do exercício o lucro das filiais é transferido atraves desta conta de operações entre matriz e filial para a matriz?

Se souberem de algum site onde eu possa tirar essas dúvidas tb serve.

Obrigada.

Debora Nunes

Tópico movido por Claudio Rufino para esta sala em 10 de setembro de 2009 às 16:58:07.

ANNA PAULA CORREIA

Anna Paula Correia

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2009 | 17:15

Boa tarde Debora,

Tenho duas empresas que tem Filiais...

A contabilidade de cada uma é feita individualmente, como Caixa, Bancos, Estoques, Obrigações...
No entanto, o Faturamento é centralizado na Matriz...

O que muda é que depois de contabilizada toda a movimentação de cada empresa, voce terá de Consolidar as movimentações...
Inclusive, se a empresa for enquadrada no Lucro Real, para apurar os impostos você tera de ter o valor do Lucro de todas juntas para apurar os Impostos...

Espero ter ajudado, mas se ainda sim permanecer alguma dúvida, é só perguntar!!

Att,


Anna Paula.

Editado por Anna Paula Correia em 11 de setembro de 2009 às 08:29:16

Anna Paula
Alcir braz brighenti

Alcir Braz Brighenti

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2009 | 17:53

Debora.

Os lançamentos no sistema tem que ser feitos centralizados na matriz, discriminnado através de centro de custo o que é matriz e o que é filial?


Pela Legislação do IRPJ não há necessidade de separar as despesas de Matriz e Filial, mas voce poderá faze-lo para fins gerenciais.

Ou devo abrir uma cadastro no sistema para cada CNPJ indicando em uma conta de operações entre matriz e filial e remessa de estoque entre elas.


Aqui no forum mesmo, tem varios topicos sobre lançamentos de transferencias de mercadorias entre M e F, da uma procurada.

Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus! Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!
Debora Maria Goulart Nunes

Debora Maria Goulart Nunes

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 29 setembro 2009 | 15:28

Oi amigos!
Agradeço Anna Paul a Alcir pela ajuda, mas ainda tenho algumas dúvidas:

Optei por fazer a contabilidade centralizada na matriz identificando por centro de custos, mas agora preciso de ajuda para criar um plano de centro de custos.
Neste caso como é apenas para diferenciar matriz e filias, posso apenas criar os 3 centros de custos?
Mais uma vez obrigada pela ajuda.

Att,

Debora Nunes

ADRIANO

Adriano

Prata DIVISÃO 2, Analista
há 15 anos Terça-Feira | 29 setembro 2009 | 15:42

Boa tarde Debora,

Nesse caso sim, criaria um plano de contas com 3 C/C, para fins de acompanhamento irá ficar mt bom o seu trabalho, particulamente onde trabalho, também é feito assim, com C/C, identificados com o CNPJ de cada filial e o da Matriz. Fica mt bom..

Att

Adriano Sentineli

Lutar SEMPRE, Vencer TALVEZ, Desistir NUNCA !!!!!
ADRIANO

Adriano

Prata DIVISÃO 2, Analista
há 15 anos Terça-Feira | 29 setembro 2009 | 16:27

Débora,

Infelizmente não poderei te enviar, mas procura no Google um modelo de Plano de Contas que contém Centro de Custo, a idéia que te dei é o que utilizamos aqui, temos o plano de contas e na hora do lançamento utilizamos o final do CNPJ como C/C.

exemplo:

CNPJ da matriz: Oculto/00001-10
Utilizamos 0001
CNPJ da filial: Oculto/0010-75
Utilizamos 0010 com Centro de Custo

e assim por diante,

Ao final de cada mês, faço o fechamento apurando o Imposto relativos a todas a empresa.

Essa é a idéia.

Att
Adriano Sentineli

Lutar SEMPRE, Vencer TALVEZ, Desistir NUNCA !!!!!
Irineu Luiz Merisio

Irineu Luiz Merisio

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 29 setembro 2009 | 16:54

Debora Maria Goulart Nunes
Prezada
Tenho a seguinte situação: Matriz e duas Filias; mas somente a matriz compra e venda; as filiais somente recebe as matérias primas ou mercadorias e após produzir transfere para a Matriz;
Todas a movimentação financeira fica centralizada na Matriz.
Assim fica mais fácil...
Mas no seu caso, dentro do grupo de custos, voce cria um sub-grupo de contas para cada filial, com as mesmas contas da Matriz.
Ex.: Custo de produção - Matriz
Custo de produção - Filial 01
Custo de produção - Filial 02
Custo de Pessoal - Matriz
Custo de Pessoal - Filial 01
Custo de Pessaol - Filial 02
Para as despesas, voce pode usar o mesmo critério
Despesas administrativas - Matriz
Despesas administrativas - Filial 01
Despesas administrativas - Filial 02

No caso de contas do Ativo e Passivo, eu crio contas separadas, para ficar mais fácil a conciliação;
Ex. Salário a pagar - Matriz
Salário a pagar - Filial 01, etc

Espero ter sido claro
sds

"As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram
as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam."
(George Bernard Shaw)
Acesse o Fórum Contábeis
http://www.forumcontabeis.com.br
Debora Maria Goulart Nunes

Debora Maria Goulart Nunes

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2009 | 15:42

Caros colegas,

Agradeço a ajuda de vcs. Já entendi o conceito e estou montando um plano de custo. Caso volte a ter dúvidas, entro em contato com vcs novamente.

Mais uma vez obrigada.

Att,

Debora Nunes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.