x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 65

acessos 41.727

SPED Contabil - Bloco K - Conglomerados Economicos

GUSTAVO

Gustavo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 30 maio 2019 | 02:48

Bom dia senhores.
Tenho uma dúvida referente a Matriz suas filiais. 
Faço a contabilidade toda pela a Matriz (consolidada), neste caso preciso fazer o Bloco K?
E no Registro 0000 na pergunta Escrituração contábeis consolidadas, posso colocar Não?
Pelo que li e entendi é o correto, mas como consolido tudo na Matriz fiquei com dúvida.
Desde já, muito obrigado.

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 5 anos Quinta-Feira | 30 maio 2019 | 07:48

bom dia !
Com relação a filiais não tem nada a informar no bloco K.
Sim, pode colocar Não no Registro 0000 ref. a escrituração consolidada.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Valdir Fachini Junior

Valdir Fachini Junior

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 30 maio 2019 | 08:30

Bom dia!
Encontrei neste portal algumas respostas referentes a esta questão, mas não sei se entendi muito bem, por isso resolvi perguntar novamente para tentar esclarecer melhor. A minha dúvida consiste na eliminação da conta de equivalência patrimonial. Atualmente lançamos a equivalência na DRE da empresa controladora, e, por esse motivo, temos que eliminar este valor dentro dos saldos do Bloco K, visto que no balanço consolidado este valor não deve aparecer. Não sei qual contrapartida colocar nesta eliminação, de qual forma vocês fizeram esta eliminação? A conta de investimento da controladora nas controladoras eu eliminei contra o PL das controladas e vice versa.
Agradeço desde já.

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 5 anos Quinta-Feira | 30 maio 2019 | 09:14

bom dia !
Valdir,
A formula da consolidação do Bloco K, foge um pouco da consolidação contábil que estamos acostumados, visto que no bloco k a consolidação se da no relatório completo (balanço e DRE tudo junto), desta forma realmente não temos onde eliminar o valor da equivalência patrimonial do resultado, visto que o valor da equivalência das controladas eliminamos com o valor do investimento na controladora.
A maneira que encontrei foi de não mapear a conta de equivalência patrimonial do resultado no bloco k, desta forma quando faço a importação para o PVA o resultado já vem liquido sem a necessidade de fazer a eliminação - (faço a eliminação normal do investimento contra o PL).
Com isso consegui fechar o Bloco K, sem advertências e erros, porem esta em desacordo com a norma contábil, vamos ver se nos próximos anos a RFB corrige essa falha.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Página 3 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.