x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 54

acessos 7.875

dacon 1º semestre 2009

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2009 | 20:21

Boa noite William,

Exatamente!

Você não pode deixar de elaborar e entregar o DACON de nenhum mês de Semestre, se estiver obrigado a entrega deste.

Vale dizer que deve ordenar a cópia automática dos dados cadastrais do DACON referente ao mês de Abril e entregar, ainda que separadamente, todos os meses do Semestre em questão.

...

Roseli

Roseli

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 14 anos Sexta-Feira | 25 setembro 2009 | 09:29

Saulo,

Veja se estou certa, temos aqui no escritório, alguns partidos políticos.A Dacon não precisa ser apresentada por eles e a DCTF? Mesmo que eles não apurem impostos, deve ser apresentada?Eu não faço essa parte, mas me pediram para entregar as declarações e fiquei na dúvida.Obrigada e bom fim de semana.

"Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente."
Chico Xavier
antonio carlos

Antonio Carlos

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 29 setembro 2009 | 09:50

OLá, bom dia pessoal.

Quero pedir desculpas por invadir o tópico, mas tenho uma dúvida sobre o DACON.

Na verdade, não diz respeito ao preenchimento, mas o programa em si.

Aqui no escritório, não consigo enviar nenhum demonstrativo diretamente do programa, tenho que usar o receita net, e ir até o diretório com os demonstrativos gravados no disco rigido.

Lembrando que todos estão no diretório padrão do programa.

Também não consigo imprimir os recibos.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 29 setembro 2009 | 10:33

Bom dia Mariza,

Lê-se nas orientações da Receita Federal acerca do assunto que:

Atenção: A Secretaria da Receita Federal do Brasil esclarece que, no caso dos contribuintes que optem pela entrega do Dacon Semestral, o programa gerador deverá ser utilizado para preencher, gravar e transmitir, de forma isolada os demonstrativos referentes a cada um dos meses que compõem o semestre, sendo, conseqüentemente, emitidos recibos distintos para cada mês.

Confira.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 29 setembro 2009 | 10:38

Bom dia Antônio,

Não estou lhe apontando a solução do problema, mas experimente instalar o programa novamente a partir de novo download.

Faça isto no mesmo diretório sobrescrevendo a nova instalação sobre a já instalada, provavelmente resolverá os bugs agora apresentados.

...

antonio carlos

Antonio Carlos

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 29 setembro 2009 | 11:29

A última versão, Rafael, 2009.01C, acabei de reinstalar tudo e nada.

Engraçado, é que pelo receita net, vou lá no diretório das declarações gravadas e ele envia.

Mas pra mim é inviável isso, pois imagina enviar dessa maneira as DACONs de 200 empresas.

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 29 setembro 2009 | 15:20

Olá Antonio Carlos,
eu consegui transmitir direto pelo programa, na verdade, eu fiz um teste com uma declaração que já foi enviada e deu a mensagem de Erro, de que a declaração já havia sido transmitida, então o arquivo foi pra receita federal.
Minhas versões são Dacon 2.1 e Receitanet 2009
Abraços

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
carlito chaves lopes

Carlito Chaves Lopes

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 29 setembro 2009 | 15:24

boa tarde pessoal,
se alguem puder me ajudar agradeço.
estou fazendo a dacon, estou com uma grande dúvida;
a ficha 30 que trata do pis e cofins na fonte.
devo lançar as retenções das notas emitidas no mes, ou os valores que foram compensados pelo recebimento?
pois para eu recuperar os impostos retidos uso o regime de caixa. e para declarar terei de usar competencia?

antonio carlos

Antonio Carlos

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 29 setembro 2009 | 15:46

Olá Antonio Carlos,
eu consegui transmitir direto pelo programa, na verdade, eu fiz um teste com uma declaração que já foi enviada e deu a mensagem de Erro, de que a declaração já havia sido transmitida, então o arquivo foi pra receita federal.
Minhas versões são Dacon 2.1 e Receitanet 2009
Abraços


Olá Gisele, realmente eu não consigo enviar diretamente pelo programa DACON 2.1. Ele diz que não existe declaração no disco rígido.

Mas se eu abrir o Receitanet, vou lá no diretório e envio normalmente.

boa tarde pessoal,
se alguem puder me ajudar agradeço.
estou fazendo a dacon, estou com uma grande dúvida;
a ficha 30 que trata do pis e cofins na fonte.
devo lançar as retenções das notas emitidas no mes, ou os valores que foram compensados pelo recebimento?
pois para eu recuperar os impostos retidos uso o regime de caixa. e para declarar terei de usar competencia?


Olá Carlito,

Na ficha 30 você deverá informar as retenções do periodo que foram recolhidas.

antonio carlos

Antonio Carlos

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 29 setembro 2009 | 15:49

Olá Leandro, veja o que diz a legislação:

Estão obrigadas à entrega do Dacon as pessoas jurídicas de direito privado e as que lhes são equiparadas pela legislação do Imposto de Renda, submetidas à apuração da Contribuição para o PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) , nos regimes cumulativo e não-cumulativo, inclusive aquelas que apuram a Contribuição para o PIS/Pasep com base na folha de salários.

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 29 setembro 2009 | 16:05

Hum, isso aconteceu com uma empresa minha, em um mês e eu não havia feito nada de diferente...

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
carlito chaves lopes

Carlito Chaves Lopes

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 29 setembro 2009 | 16:08

desculpem me a insistencia, é a primeira vez que faço essa declaraçãoa.
quando voce diz retenções que fora recolhidas isso seria o mesmo que; ex. emitimos 3 notas fiscais no mes de janeiro, todas com retenção de pis e cofins.
independente de termos recebido ou não essas notas devo lançar essas retenções na dacon no mes de janeiro?

Ronaldo Eiras

Ronaldo Eiras

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 29 setembro 2009 | 18:34

Boa noite!
Tenho a seguinte situação:
Empresa emitiu notas fiscais em junho de 2009 (1 semestre), o pagamento foi feito pelo tomador de serviços em julho/2009 (2 semestre) com retenção dos 4,65%. Como devo lançar na DACON???
Muito obrigado,
Ronaldo Eiras

Rafael Cruz

Rafael Cruz

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2009 | 08:00

Ronaldo,

Voce irá informar as retenções que sofreu sempre no mês do fato gerador, e não no mês de vencimento da retenção, ou seja,
a informação será no mês de junho.

Att.

Att.,
Rafael Cruz
Rafael Cruz

Rafael Cruz

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2009 | 08:44

Bom dia,

Se você fizer o preenchimento correto da DACON, automaticamente o saldo do crédito que eventualmente existir ficará informado na ficha 14 linha 14.

Att.

Att.,
Rafael Cruz
Liliana Rossatto

Liliana Rossatto

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 14 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2009 | 09:03

Olá Rafael

Ok,
O preenchimento a partir de 2009 estou fazendo a importação do programa da escrituração fiscal , só que na ficha 14 linha 14 aparece o saldo do mês anterior e na 15 valor a pagar, que não é o caso.
Desculpa por persistir, mais se você souber....

1-O valor que deverá ficar na ficha 14 linha 14 deve ser negativo ( ex. - 20,00 )
2-Na ficha 15 fica saldo 0 ?

Obrigada.

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.