x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 54

acessos 7.875

dacon 1º semestre 2009

Liliana Rossatto

Liliana Rossatto

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 14 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2009 | 10:16

na ficha 13 o programa puxou o credito do mês e agora lancei o do mes anterior, como voce mencionou.Ficou com 2 lançamentos. OK
na ficha 14 ? estou seguindo passo a passo as suas orientações, pois não conseguir informação com mais ninguem,
nao me abandone

Liliana Rossatto

Liliana Rossatto

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 14 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2009 | 11:11

ok, vamos lá Rafael Cruz

ficha 06A- linha 24 - R$ 31.869,58
ficha 07A- linha 01 (contribuição) - R$ 35.533,74
ficha 13A- valor credito mês anterior - R$ 26.596,88
valor credito do mês - R$ 31.869,58

ficha 14- não lancei nada, valores foram puxados das fichas anteriores - linha 14 está com o saldo de R$ -26.596,88
ficha 15B- linha 29 - R$ - 22.932,72


Rafael Cruz

Rafael Cruz

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2009 | 11:38

Resolvido o problema, com os numeros exemplificando acho mais facil entender.

Seguinte: na ficha 13 você não informara o valor total do credito do mes anterior, e sim somente o necessario para zerar a contribuicao devida no mês.

Desse modo na ficha 14 linha 1 você informara o msm valor da ficha 13 supracitada, ficando assim um saldo remanescente na ficha 14, e na ficha 15B linha 17 o saldo sera 0,00.

Att.

Att.,
Rafael Cruz
carlito chaves lopes

Carlito Chaves Lopes

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2009 | 11:58

bom dia,

estou com uma dúvida quanto ao preenchimento da ficha 30 da dacon.

o pis/cofins retidos na fonte a serem informados nesta ficha qual é?

são os impostos retidos nas notas que emiti dentro do mes?

ex; emito 10 notas em janeiro porem só vou recebe-las em fevereiro, devo lançar o que foi retido quando da emissão da nota ou seria os valores compensados que por sua vez é só no momento do recebimento

se alguem puder me ajudar, agradeço muito

EDEMIR ALBERTO

Edemir Alberto

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2009 | 17:46

boa tarde a todos..
tambem estou com uma duvida no preenchimento..
tenho uma empresa lucro real .. q só tem compras de Setembro a Dezembro.. apartir de Janeiro passa a FATURAR...

e ja em Janeiro.. vem a questão.. entradas Credito de 1 mil digamos.. e saida de 2 mil... ele só deixa eu usar os crédito de 1 mil.. só que como tenho saldo ANTERIOR ... jogo somente na ficha (14 Utilização) ou tem + algum campo onde informar?? para q o "CREDITO DESCONTADO NO MES " seja compativel com as Saidas.?
porque da maneira como esta.. estaria entregando a DACON de Janeiro ( devendo 1 mil ) esta correto?

Grato

Rafael Cruz

Rafael Cruz

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 1 outubro 2009 | 09:31

Edemir não está correto...

Na ficha 13 você precisa informar o crédito do mês passado correspondente ao montante para zerar a contribuição do mês

Ex: Crédito mês passado 4.000,00

Crédito do mês conforme você citou 1.000,00 / Débito 2.000,00

Na ficha 13 você informara utilização do crédito 1.000,00 com referencia (utilizando o seu exemplo) de dezembro.

Na ficha 14 linha 1 o total do mês passado 4000,00

Ficando assim um saldo remanescente de 3.000,00

Att.

Att.,
Rafael Cruz
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Quinta-Feira | 1 outubro 2009 | 09:33

Bom dia Edemir,

O crédito remanescente da linha 14 das Fichas 14 e 24 de um mês deve ser digitado na linha 01 das Fichas 14 e 24 do mês seguinte.

...

EDEMIR ALBERTO

Edemir Alberto

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 1 outubro 2009 | 09:41

muito brigado Rafael e Saulo!!!
grato mesmo pela Ajuda..

agora vamos a pratica pra ver se eu entendi,, usando os valores pra min entender da melhor maneira. lancei Crédito na ficha 06 digamos CRÉDITO DE 5.134,98... E os DÈBITOS na FICHA 07 no caso 11835.45

venho com saldo anterior de 25600.00

1º duvida - tenho q lancar os 25600 aonde? alem da linha 01 da ficha 14??

2º se eu entendi.. devo informar o valor (5134.98 - 11835.45 = 6700.47 ) em CREDITOS DESCONTADOS do na REFERENCIA do mes Anterior??

3º ou devo fazer o mesmo procedimento da Duvida nº2 mas lancando os 25600 ??

desde ja Agradeco!!!

Att
Beto

Rafael Cruz

Rafael Cruz

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 1 outubro 2009 | 10:44

Edemir, vamos por partes

1º - Como o Saulo informou acima " O crédito remanescente da linha 14 das Fichas 14 e 24 de um mês deve ser digitado na linha 01 das Fichas 14 e 24 do mês seguinte".

Isso quer dizer que os creditos auferidos no mes de setembro devem ser informados na DACON do mes de outubro na ficha 14 linha 1 e assim com os outros meses até dezembro.

2º O saldo remanescente de dezembro (crédito) segundo você é de R$ 25.600,00

* Preenchimento da DACON do mês de janeiro:

1 - Crédito ficha 06 R$: 5.134,98 / Débito ficha 07 R$: 11835,45

2 - Na ficha 13 você irá informar os créditos utilizados no mês da seguinte forma:

a) Informe o valor do crédito auferido no mês R$: 5.134,98 (periodo de apuração do crédito mês de janeiro)

b) Informe o valor do crédito do mês passado necessario para o zeramento da contribuição. Ex: 11.835,45 - 5.134,98 = 6.700,47 este é o valor que você informara na ficha 13 lembrando que o periodo de apuração será mês 12/2008.

3 - Na ficha 14 linha 1 o valor total do crédito referente o mês de dezembro R$: 25.600,00

4 - Ficando assim um saldo remanescente de R$: 18.899,53 este deverá ser informado no mes subsequente.

Att.

Att.,
Rafael Cruz
EDEMIR ALBERTO

Edemir Alberto

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 1 outubro 2009 | 10:58

Grato pela Ajuda Rafael!!!


como eh a 1º a ser preenchida fica meio na duvida! mas entendi oq vc quiz diser...

agora só preencher!!!

abraço!!

HELENA ALVES

Helena Alves

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 1 outubro 2009 | 14:52

Caros colaboradores
Preciso de uma orientação de todos: a empresa onde trabalho é lucro presumido, sei que a partir de 2005 ela está enquadrada na entrega da Dacon, já elaborei de 2005 até 1º semestre de 2009, falta entrega-las.(2005 até 1º semestre de 2008 sei que devo recolher as multas c/ redulção, pois ainda a empresa não foi notificada pela RF pela falta da entrega)
Enfim, meu patrão tem uma pessoa que diz que não devemos entregar..fui até o escritório desta na semana retrasada...mostrei o site da RF sobre a instruções...esta pessoa disse que ia consultar a COAD, e até agora não passou nada p/ meu patrão...agora é o seguinte: Estou pensando em entregar por minha livre e espontânea vontade o 2º semestre de 2008 e o 1º de 2009) e deixar os outros anos p/ a Empresa ser notificada.
Pergunto: Vocês acham que eu, que trabalho na empresa, inclusive faço o Balanço deveria agir desta forma? O não entrego nada e espero a definição do meu patrão.
Desde já, agradeço a atenção de todos.
Helena Alves

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Quinta-Feira | 1 outubro 2009 | 17:26

Boa tarde Helena,

Se você é a responsável pela contabilidade desta empresa, deve elaborar o DACON, notificar o empresário e - fundamentada em lei - dizer da obrigatoriedade da entrega e de que a entregará, pois a responsabilidade também é sua. Se não tomada (por ele) a iniciativa de ordenar a entrega, entregue-as por sua conta e o avise disto.

Tenha em conta que se for a contadora poderá (futuramente) ser responsabilizada pela falta da entrega e a referida Notificação servirá apenas para provar que você sabia do atraso e mesmo assim não as entregou.

...

Clovis Gambaro

Clovis Gambaro

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 1 outubro 2009 | 18:13

alguem conseguiu transmitir e imprimir recibo da Dacon 2.1 ???
se acaso alguem conseguiu, me ajudem....estou transmitindo pelo receita net, e impressão do recibo somente atraves de diskete, ninguem merece!!!

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 2 outubro 2009 | 19:37

Boa noite Clovis Gambaro!

Eu consegui transmitir a Dacon e imprimir os recibos normalmente.

Repare que o programa nos dá a opção de gravar e imprimir as declarações em disquete ou no disco rígido.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Mariana Fernandes da Silva

Mariana Fernandes da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 7 outubro 2010 | 10:54

Caso eu tenha saldo de meses anteriores que preciso utilizar neste mes, na ficha 13 eu vou colocar os deste mes + o do mes anterior (valor acumulado) ou eu preciso informar mes a mes dos meses anteriores que estou utilizando o credito?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 26 setembro 2011 | 10:33

Bom dia Reginaldo

Os créditos devem ser informados por origem (mercado interno ou importação) e por tipo (vinculado à receita tributada no mercado interno, não tributada no mercado interno, de exportação, vinculado a embalagens para revenda e créditos presumidos das atividades agroindustriais), como apurados na Ficha 06A e Ficha 06B, bem como o período de apuração do crédito (do próprio mês ou de meses anteriores). (eu grifei)

Fonte: Menu Ajuda do Programa


Vale dizer que os créditos devem ser informados mês a mês (o do mês atual e os de meses anteriores)

...

Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.