x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 87

acessos 54.284

Qual CNAE para a atividade realizada ?

Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 14 junho 2011 | 11:11

Regiane Voullieme,

sendo uma academia desportiva ou uma escola, sua empresa poderá optar pelo Simples.

Observe as prestações de serviços permitidas neste link
Prestações de Serviços Permitidas

Só observe quais CNAEs você cadastrará, pois precisam estar na lista de serviços permitidos (acima).
O CNAE para escola de futebol é 8591-1/00, cujo qual está permitido ok.

Att.
Ricardo.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Julia Souza Dias

Julia Souza Dias

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Sábado | 18 junho 2011 | 14:33

Tenho dúvidas a respeito da possilidade de acrescer a uma empresa já existente que possui as seguintes atividades - Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e de hospedagem na internet (cne 63.11.9-00) Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet (63.19.4-00) ; outras atividades de prestação de serviços de informação não especificada anteriormente (63.99.2-00); e, que atualmente o proprietário quer agregar outra atividade, - divultação de eventos . Alguem pode me auxiliar nesse sentido, sobre a possibilidade.

Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 20 junho 2011 | 00:17

Julia,

Como é uma atividade totalmente fora das que a empresa já atua, por princípios, seria aconselhável abrir outra inscrição de CNPJ para esta nova atividade, podendo até adicionar outras atividades como: publicidade, marketing direto, dentre outras.
Mas nada impede você de adicionar esta atividade que deseja na empresa já aberta.

Att.
Ricardo.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Francisco Anderson Oliveira Nunes

Francisco Anderson Oliveira Nunes

Iniciante DIVISÃO 1, Advogado(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 14 setembro 2011 | 12:20

Bom dia,
temos um cliente que constituimos uma empresa ltda para ele de compra e venda de imoveis próprios. Acontece que o mesmo quer incluir nas atividades da empresa aquisição de empresas (compra e venda) e participação em empresas (compra de cotas). Não estamos conseguindo encontrar o cnae desta atividade, e esperamos que algum colega tenha esta informação e possa nos ajudar.

Desde já grato pela atenção e ficamos no aguardo das respostas e das possiveis parcerias.

Cordialmente,

Anderson Nunes

Luciano Pereira da Silva

Luciano Pereira da Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Agente Administrativo
há 12 anos Sexta-Feira | 16 setembro 2011 | 14:10

Boa tarde a todos!

Tenho algumas duvidas a respeito de qual CNAE enquadrar uma futura empresa que pretendo abrir.

Eu irei atua na "revenda" de produtos importados, ou seja irei comprar na China e EUA e realizar a venda através de sites especializados em vendas como Mercado Livre, Toda Oferta alem da minha loja virtual.
Um item muito importante e que não terei estoque será sempre nesta regra;
o Cliente compra e paga eu recebo e compro com o fornecedor e mando entregar direto para o cliente pelo importa fácil dos correios onde eu pagarei os impostos caso seja cobrados, ou seja o produto não passar na minha empresa apenas sou um "intermediário" da venda.

A uma segunda opção caso não seja permitido essa opção acima.
Onde eu compro sempre de fornecedores no exterior recebo em minha residencia e revendo o mesmo através dos sites citados acima.
Os produtos que irei trabalha são celulares, tablet, pandrives, entre outras coisas eletrônicas além de roupas .
Desde Já meu muito obrigado

Carlos Alberto Souza Moreira
Articulista

Carlos Alberto Souza Moreira

Articulista , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 16 setembro 2011 | 14:48

Angela

Boa tarde,

Este cnae abrange estas atividades:
4520-0/05 SERVIÇOS DE LAVAGEM, LUBRIFICAÇÃO E POLIMENTO DE VEICULO AUTOMOTOR; SERVIÇOS DE

Seção: G COMÉRCIO; REPARAÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES E MOTOCICLETAS
Divisão: 45 COMÉRCIO E REPARAÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES E MOTOCICLETAS
Grupo: 452 MANUTENÇÃO E REPARAÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES
Classe: 4520-0 MANUTENÇÃO E REPARAÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES
Subclasse 4520-0/05 SERVIÇOS DE LAVAGEM, LUBRIFICAÇÃO E POLIMENTO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES
Lista de Atividades...

Notas Explicativas:

Esta subclasse compreende:

- os serviços de lavagem, lubrificação e polimento de veículos automotores


Esta subclasse compreende também:

- os serviços de lavagem e lubrificação de caminhões, ônibus e outros veículos pesados

Para os demais serviços como lavagem estofados, fachadas, Eletro domesticos você deveria enquadrar em outro cnae como atividade secundária.

Quanto ao Simples Nacional temos:

4520-0/05 - Serviços de lavagem, lubrificação e polimento de veículos automotores
Lista de Atividades do CNAE

Atividade Permitida - O CNAE 4520-0/05 não está incluso nos Arts. 2º ou 3º da Resolução CGSN nº 6 de 2007

A atividade acima poderá segregar a receita pelo Anexo III

Atenciosamente

Jaqueline Miralles

Jaqueline Miralles

Iniciante DIVISÃO 4, Encarregado(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 16 setembro 2011 | 15:14

exportação de produtos naturais, fitoterápicos, cosméticos, higiene pessoal, alimentos e bebidas. Qual o CNAE utilizar? Posso utilizar CNAE de comercio varejista para exportação?

Obrigada pela atenção
Jaqueline

Valeria Braga

Valeria Braga

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 15 outubro 2011 | 17:29

Sou contadora recem formada e gostaria da ajuda de vocês.

Estou com uma legalização de cliente na qual preciso enquadrar no simples nacional e como micro empresa. (permitido)

Estou confusa com a escolha dos CNAEs (primário e secundários) ?

As atividades a serem exercidas são: toda parte que diz respeito a alvenaria:

Embolso
levantamento e demolição de casa
fundação
colocação de piso
pintura interna e externa em casa e edíficios
reformas em geral
Construção de calçadas

Hidraulica(instalação de agua e esgoto)

Elètrica (instalação e manutenção)

Instalação de gás



Será uma Sociedade Simples?

Obrigado desde já agradeço.

Fabio Magnani

Fabio Magnani

Bronze DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 12 anos Domingo | 16 outubro 2011 | 21:05

Boa noite a todos,

Estou com uma grande dificuldade para encontrar o CNAE para vendas de objetos ou produtos para decorações de imoveis ou seja para decoração residencial, predial em geral.

Desde já agradeço

Fabio J. Magnani
Herminia Barbosa

Herminia Barbosa

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 21 outubro 2011 | 20:42

Boa noite! Sou nova aqui no fórum. Sou estudante de Contábeis. Vi uma dúvida parecida com a que eu tenho, mas ainda estou com essa dúvida.
Preciso constituir uma empresa individual que trabalha com intermediação de venda de software. A minha empresa vai se tornar parceira da empresa de software e todas as vendas que eu efetuar receberei uma comissão. Não sei qual CNAE utilizar para que a empresa possa ser optante pelo Simples Nacional. Pesquisei vários cnae's mas estou em dúvida sobre o qual é o correto.

Desde já agradeço a todos!

Nana

Thais Lourenço

Thais Lourenço

Bronze DIVISÃO 3, Encarregado(a) Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 3 novembro 2011 | 16:49

Boa tarde! não sei se estou no topico certo mas...estou com uma dúvida...uma pessoa irá abrir uma empresa que faz armação de ferro (malhas de ferro para construção)...ela é considerada indústria ou não...se não qual seria a atividade que ela se enquadra?

No aguardo...

Carlos Alberto Souza Moreira
Articulista

Carlos Alberto Souza Moreira

Articulista , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 3 novembro 2011 | 17:06

Thais

Neste caso ele não é equiparado.

Veja se este CNAE lhe serve:

2599-3/01 SERVIÇOS DE CONFECÇÃO DE ARMAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO

Veja abaixo a conceituação para euiparação:

Conceito de Estabelecimento Industrial e Equiparado a Industrial

Estabelecimento industrial é aquele que executa qualquer operação de industrialização, de que resulte produto tributado, ainda que de alíquota zero ou isento.

São equiparados a estabelecimento industrial:

a) os estabelecimentos importadores de produtos de procedência estrangeira, que derem saída a esse produtos;

b) os estabelecimentos, ainda que varejistas, que receberem, para comercialização, diretamente da repartição que os liberou, produtos importados por outro estabelecimento da mesma pessoa jurídica;

c) as filiais e demais estabelecimentos que exercerem o comércio de produtos importados ou industrializados por outro estabelecimento da mesma pessoa jurídica, salvo se operarem exclusivamente na venda a varejo e não estiverem enquadrados na hipótese da alínea "b";

d) os estabelecimentos comerciais de produtos cuja industrialização tenha sido realizada por outro estabelecimento da mesma pessoa jurídica ou de terceiro, mediante a remessa, por eles efetuada, de matérias-primas, produtos intermediários, embalagens, recipientes, moldes, matrizes, ou modelos;

e) os estabelecimentos comerciais de produtos do Capítulo 22 da TIPI, cuja industrialização tenha sido encomendada a estabelecimento industrial, sob marca ou nome de fantasia de propriedade do encomendante, de terceiro ou do próprio executor da encomenda;

f) os estabelecimentos comerciais atacadistas dos produtos classificados nas posições 7101 a 7116 da TIPI;

g) os estabelecimentos atacadistas e cooperativas de produtores que derem saída a bebidas alcoólicas e demais produtos, de produção nacional, classificados nas posições 2204, 2205, 2206 e 2208 da TIPI e acondicionados em recipientes de capacidade superior ao limite máximo permitido para venda a varejo, com destino aos seguintes estabelecimentos:

g.1) industriais que utilizarem os produtos mencionados como insumo na fabricação de bebidas;
g.2) atacadistas e cooperativas de produtores;
g.3) engarrafadores dos mesmos produtos.

Atenção:

Os estabelecimentos industriais quando derem saída a matérias-primas, produtos intermediários e material de embalagem, adquiridos de terceiros, com destino a outros estabelecimentos, para industrialização ou revenda, serão considerados estabelecimentos comerciais de bens de produção e obrigatoriamente equiparados a estabelecimento industrial em relação a essas operações.

São, ainda, equiparados a estabelecimento industrial:

a) os estabelecimentos atacadistas que adquirirem os produtos relacionados no Anexo III da Lei n° 7.798, de 10 de julho de 1989, de estabelecimentos industriais ou dos estabelecimentos equiparados a industriais de que tratam as alíneas "a" a "e" acima mencionadas;

b) os estabelecimentos em que o adquirente e o remetente dos produtos sejam empresas controladoras, controladas ou coligadas, interligadas ou interdependentes.

À opção, são equiparados a estabelecimento industrial:

a) os estabelecimentos comerciais que derem saída a bens de produção, para estabelecimentos industriais ou revendedores;

b) as cooperativas, constituídas nos termos da Lei n° 5.764, de 16 de dezembro de 1971, que se dedicarem a venda em comum de bens de produção (álcool, açúcar e outros produtos), recebidos de seus associados para comercialização, alcançando inclusive a saída simbólica de álcool, desde que a cooperativa esteja constituída nos termos da referida lei.

Atenciosamente

Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Domingo | 6 novembro 2011 | 22:40

Herminia Barbosa,

CNAE que se enquadre no Simples, referente à representação comercial, não existe.
Se você quiser optar pelo simples, poderá apontar o CNAE 8211-3, cuja atividade é Serviços de Apoio Administrativo.
Porém, só você saberá se esta atividade se enquadra no que você realmente vai fazer.

Att.
Ricardo.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
DOMINGOS

Domingos

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a) Fazenda
há 12 anos Sábado | 28 janeiro 2012 | 13:04

Claudenizio, bom dia

Não pode ser optante pelo simples nacional. 6920-6/02 - Atividades de consultoria e auditoria contábil e tributária ( ANEXO ÚNICO À RESOLUÇÃO CGSN Nº 20, DE 15 DE AGOSTO DE 2007).

Faça o enquadramento para 6920-6/01 - ATIVIDADES DE CONTABILIDADE

Abraço

Domingos

ALAN FILIPE CALHEIROS DE ALBUQUERQUE

Alan Filipe Calheiros de Albuquerque

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 24 fevereiro 2012 | 17:08

Olá boa tarde!

Tenho um cliente que vai comercializar energéticos derivados de produtos naturais. E como ele está inciando sua operação e não tem clico de receita ainda, estou pensando em registra-lo como MEI. A minha dúvida é em qual C.N.A.E faço o cadastro dele. Tenho uma opção de cadastra-lo como COMERCIANTE DE PRODUTOS NATURAIS seria possível?

Alan Filipe

Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 24 fevereiro 2012 | 17:22

Alan,

você pode utilizar este:

4712-1/00
Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns

Att.
Ricardo.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Página 2 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.