x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 87

acessos 54.284

Qual CNAE para a atividade realizada ?

Lilian Araujo

Lilian Araujo

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Domingo | 26 fevereiro 2012 | 09:13

Bom dia, a todos que fazem o Forum Contábeis.
Tenho uma cliente que quer abrir uma empresa de cuidador, a minha dúvida é sobre o CNAE, seria este - 8712-3/00 Cuidador de idosos e enfermos - Atividades de fornecimento de infra-estrutura de apoio e assistência a paciente no domicílio.

Essa atividade é prestação de serviço né e se enquadra no Simples Nacional?

Obrigada e aguardo retorno,

Lilian Araujo

Maria Ap. B. da Silveira. Brichi

Maria Ap. B. da Silveira. Brichi

Prata DIVISÃO 5, Escriturário(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 27 fevereiro 2012 | 09:28

Bom dia Lilian Araujo

Atividade 8712-3/00
8712-3/00 - Atividades de fornecimento de infra-estrutura de apoio e assistência a paciente no domicílio
Lista de Atividades do CNAE

Atividade Permitida - O CNAE 8712-3/00 não está incluso nos Arts. 2º ou 3º da Resolução CGSN nº 6 de 2007

A atividade acima poderá segregar a receita pelo Anexo III
Atenção: Este aplicativo foi elaborado para ajudar na segregação das receitas pelo CNAE, não pode ser tomado como regra a ser aplicada, cabendo ainda avaliação das particularidades de cada atividade.

Fonte: LC 123/2006 com alterações das LC 127/2007, LC 128/2008, e LC 139/2011. Resolução CGSN nº 51/2008, Resolução CGSN nº 94/2011 e CONCLA/IBGE Tabela de CNAES

temos aqui no forum uma ferramenta disponivel para consulta de Cnaes sempre que for preciso acesse

"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer. "
Albert Einstein

Sempre pesquise antes de postar
ALAN FILIPE CALHEIROS DE ALBUQUERQUE

Alan Filipe Calheiros de Albuquerque

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 27 fevereiro 2012 | 09:44

Olá bom dia!
Tenho um cliente que quer abrir uma distribuidora de produtos energéticos e repositor vitamínico derivados de insumos orgânicos e como atividade secundária distribuição de alimentação animal. Obs. não irá vender no varejo só estocagem e venda para pessoas jurídicas. a minha dúvida é com relação ao CNAE estou pensando nos dois que estão relacionados abaixo.

Principal:
4637-1/99 - Comércio atacadista especializado em outros produtos alimentícios não especificados anteriormente
Secundária:
4623-1/09 - Comércio atacadista de alimentos para animais

Quem pode me auxiliar?

no aguardo.
Atc,

Alan Filipe

Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 27 fevereiro 2012 | 09:51

Alan

como se trata de produtos para animais em atacado, é melhor você voltar seu CNAE para o comércio de produtos agropecuários:

4692-3/00 COMÉRCIO ATACADISTA DE ARTIGOS AGROPECUÁRIOS EM GERAL, NO MESMO ESTABELECIMENTO.

Att.
Ricardo.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Maria Ap. B. da Silveira. Brichi

Maria Ap. B. da Silveira. Brichi

Prata DIVISÃO 5, Escriturário(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 27 fevereiro 2012 | 10:16

Lilian Realmente esse tipo de Cnes seram enquadrados como R.P.A mais conhecido como Lucro Presumido.


8730-1/99 - Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares não especificadas anteriormente. Não pode se enquadrar ao simples ou seja sera R.P.A. ( Lucro Presumido )

8299-7/99 - Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente ( Atividade Permitida / Impeditiva / Nota: A ME ou a EPP que exerça atividade econômica cujo código da CNAE conste do Anexo II não participará da migração prevista no art. 18 da Resolução CGSN nº 4, de 2007, podendo, entretanto, efetuar a opção de acordo com o art. 7º da mesma Resolução, sob condição de declaração de que exerce tão-somente atividades permitidas no Simples Nacional. (§ Único do Art. 3º da Resolução CGSN nº 006, de 18 de junho de 2007)

Caso a empresa exerça tão-somente atividades permitidas, poderá segregar a receita pelo Anexo III )

"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer. "
Albert Einstein

Sempre pesquise antes de postar
CLAUDENIZIO NASCIMENTO DA COSTA

Claudenizio Nascimento da Costa

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sábado | 21 abril 2012 | 09:41


Olá Bom dia!!

Gostaria da ajuda dos caros amigos!!

Dei entrada na Junta Comercial do Estado do Ceará, solicitando a inscrição de uma empresa, o processo de inscrição foi aceito e estou com o requerimento já selado; mas aconteceu o seguinte problema: quando fui dar entrada no DBE pra tirar o CNPJ o sistema da Receita Federal apresentou erro no CEP informado para o município em questão.
Agora pergunto posso fazer uma alteração no Requerimento de Empresário mesmo não tendo ainda o CNPJ?

Grato

Claudenizio Nascimento da Costa

Roberto Soares

Roberto Soares

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 7 maio 2012 | 22:02

Srs, Boa noite!!

Gostaria de saber qual CNAE para venda de manequins, cabides e expositres. So consegui vizualizar 1 CNAE, mais é de venda atacado, e para pratica comercial da loja é varejista.

Desde já agradeço!!!

Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 7 maio 2012 | 22:38

Roberto Soares,

quando não se encontra um CNAE específico, utiliza-se o generalizado. Geralmente, é o último de uma categoria.
Como por exemplo, no seu caso, eu utilizaria este:

4789-0/99 - COMÉRCIO VAREJISTA DE OUTROS PRODUTOS NÃO ESPECIFICADOS ANTERIORMENTE.

Att.
Ricardo.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 7 maio 2012 | 22:47

Angela Furquim,

Se você terá todas essas atividades, precisa ter esses CNAEs:

4399-1/99 - SERVIÇOS DE LIMPEZA DE FACHADAS COM JATEAMENTO DE VAPOR OU ÁGUA;

4520-0/05 - SERVIÇOS DE LAVA JATO, LAVA RÁPIDO DE VEICULO AUTOMOTOR;

3314-7/10 - LAVADORAS DE CARPETE E ESTOFADOS, MANUTENÇÃO E REPARAÇÃO EXECUTADA POR UNIDADE ESPECIALIZADA;

Todas estas atividades estão permitidas no enquadramento pelo Simples.
Você pode consultar aqui: CNAEs Permitidos SIMPLES

Att.
Ricardo.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Maria Ap. B. da Silveira. Brichi

Maria Ap. B. da Silveira. Brichi

Prata DIVISÃO 5, Escriturário(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 5 outubro 2012 | 14:43

Boa Tarde Maria de Lourdes.

Veja o que representa o CNAE mencionado acima

3299-0/99 - Fabricação de produtos diversos não especificados anteriormente
Lista de Atividades do CNAE

Atividade Permitida - O CNAE 3299-0/99 não está incluso nos Anexos VI e VII §§ 1º e 2º do Art. 8º da Resolução CGSN nº 94 de 2011

A atividade acima poderá segregar a receita pelo Anexo II

Esta subclasse compreende:
- a fabricação de artefatos de pelos, plumas, chifres e garras, etc.
- a fabricação de perucas, inclusive cílios postiços e afins
- a fabricação de artigos para festas, carnaval, etc.
- a fabricação de garrafas térmicas e outros recipientes térmicos
- a fabricação de isqueiros de qualquer material e acendedores automáticos para fogões
- a fabricação de artefatos escolares não compreendidos em outros grupos (giz, figuras geométricas, globos e material didático em geral)
- a fabricação de caixões mortuários
- a fabricação de artefatos diversos não especificados ou não classificados (adornos para árvores de natal, piteiras, cigarreiras, cachimbos, flores e frutos artificiais, manequins, etc.)

Esta subclasse não compreende:
- a fabricação de artefatos para festas confeccionados com papel, tais como bandeirolas, confetes, etc. (1749-4/00)
- a fabricação de fósforos de segurança (2092-4/03)
- a fabricação de velas filtrantes (2349-4/99)
- a fabricação de carrinhos para bebês (3092-0/00)
- a fabricação de velas de cera, sebo, estearina, etc.(3299-0/06)

"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer. "
Albert Einstein

Sempre pesquise antes de postar
Alessandro de Moura Pimentel

Alessandro de Moura Pimentel

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 11 anos Terça-Feira | 22 janeiro 2013 | 21:19

Boa noite a todos deste forum. Preciso de uma ajuda para tentar enquadrar meu cliente em um ramo de atividade, mas não sei qual ao certo. Este cliente desenvolveu uns modelos de produtos onde a pessoa pode personalizar, onde são feitos sob encomenda. Como funciona? Ele tem estes produtos, onde a pessoa ou empresa coloca um logotipo ou qualquer símbolo, dizer ou qualquer outra coisa que queira, fecha a quantidade e os preços.
Daí este meu cliente vai montar a arte em cima do produto escolhido, conforme fechado com o cliente dele e mandar para uma gráfica para ela fazer a confecção. A gráfica terminando a impressão, já manda direto para o cliente, no endereço indicado na hora da contratação e não de volta para o meu cliente.
Bom, de mãos destas informações, a minha dúvida é justamente essa. A empresa será um comércio, visto que irá vender o produto acabado. Mas qual seria o melhor CNAE, visto que ele não irá fabricar e nem comprar este produto para revender? Outra coisa. O endereço comercial que ele possui é somente um escritório para ele fazer as reuniões e apresentar o produto, onde como já disse, ele terceiriza a confecção. Qual poderia ser a descrição do ramo de atividade e CNAE mais apropriado para este cliente?
Agradeço a todos pela atenção.

FELIPE RIBEIRO MACEDO

Felipe Ribeiro Macedo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 1 agosto 2013 | 15:57

Boa tarde a todos!!!

Estou abrindo uma empresa para um cliente, ele construiu um Campo Society para alugar por hora jodada.... Fiz minhas pesquisas, e achei melhor este cnae 9311-5/00 - GESTÃO DE INSTALAÇÕES DE ESPORTES, seria esta cnae mesmo....Ou há outro cnae para esta atividade??

Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 2 agosto 2013 | 10:28

Se não conseguir por e-mail,

existe esta atividade, caso o imóvel seja próprio:

6810-2/02 LOCAÇÃO DE IMÓVEIS PRÓPRIOS.


Att.
Ricardo.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Herminio Campos

Herminio Campos

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 10 anos Terça-Feira | 13 agosto 2013 | 11:27

Olá,

minha empresa vai divulgar cupons de descontos e promoçoes num site de internet. Não é um site de compras coletivas e nem haverá compra de produtos. O CNAE mais adequado seria 6319-4/00 ?

Ricardo A. Borges Teotonio

Ricardo A. Borges Teotonio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 13 agosto 2013 | 11:34

Herminio Campos,

é preciso saber se haverá relação comercial no site.
Se vai ser só uma divulgação, não há necessidade de um CNPJ, correto?
Se a empresa vai divulgar para obter receita, aí então, será preciso, pois ela estará praticando uma venda.
Se ela vai divulgar para outra empresa, estará prestando serviço. Então, também será necessário.

Att.
Ricardo.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
ROSINALDO ALVES DA CUNHA

Rosinaldo Alves da Cunha

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 14 abril 2014 | 14:53

Wilson Fernando de A. Fortunato
Boa tarde caro amigo!

uma duvida...
antes era usado o CNAE - 3720-6/00 - RECICLAGEM DE SUCATAS NÃO-METÁLICAS
hoje não mais... sabe me dizer por qual foi substituído? ou qual se aproxima mais?

Abrç

Rosinaldo

ALEXANDRE PASSOS RIBEIRO

Alexandre Passos Ribeiro

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 30 julho 2014 | 17:10

Gostaria de saber de vocês se "Escola de Futebol" enquadra no MEI "Microempreendedor Individual" ? Obrigado e desde já agradeço.

att.
Alexandre Ribeiro
Analista Fiscal e Contábil
Contabilidade Ribeiro
ALEXANDRE PASSOS RIBEIRO

Alexandre Passos Ribeiro

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 31 julho 2014 | 17:02

Boa tarde Ricardo! Até tinha olhado esse tópico já mas o meu problema é se encaixa como "MEI" Mircroempreendedor Individual, pois tentei achar algo parecido nas atividades do MEI e não consegui! Então a dúvida é: Escola de futebol só encaixaria como "ME" Micro Empresa? Aguardo retorno e obrigado desde já.

Alexandre Ribeiro

att.
Alexandre Ribeiro
Analista Fiscal e Contábil
Contabilidade Ribeiro
Página 3 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.