x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 43

acessos 38.571

E-CPF - Procuração

Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 14 anos Sexta-Feira | 12 fevereiro 2010 | 16:58

Denis, boa tarde!
Com a procuração que voce preenche no site da receita federal para clientes que não possuem certificado voce deve utilizar a opção "todos os serviços disponiveis" então é só validar no posto da receita federal e sim, voce poderá entregar todas as declarações ok?
Verifique as orientações no site da receita é bem simples.
Espero ter ajudado.

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
Luis Carlos Oliveira da Silva

Luis Carlos Oliveira da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 9 março 2010 | 11:15

Estou fazendo a Procuração Eletronica para todas as minhas empresas.

Quando eu entro com o perfil do contador no e-cac e altero para a empresa pelo qual fiz a procuração. Não consigo entrar em algumas opções e entre elas o SPED.
O meu medo é de não conseguir transmitir o SPED.

obs: fiz a procuração e dei o Direito a todos os poderes.

obrigado.

Ana Rosa

Ana Rosa

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 29 março 2010 | 12:09

Elisabete, bom dia.

Não estou conseguindo localizar no site da receita federal informações do que preciso.
Já consegui emitir a Procuração, agora quero saber, quais documentos preciso anexar a ela para levar na Receita Federal, para que seja vinculado o E-CPF do contabilista, para representar a empresa.

Se possivel me mande o link da receita onde consta as informações.

Desculpe se não fui muito clara.

Obrigada!

Ana Rosa
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Quarta-Feira | 7 abril 2010 | 18:10

Boa tarde Luis,

Ao elaborar a Procuração Eletrônica habilite a opção:

Todos os serviços existentes e os que vierem a ser disponibilizados no sistema de Procurações Eletrônicas do e-CAC (destinados ao tipo do Outorgante - PF ou PJ), para todos os fins, inclusive confissão de débitos, durante o período de validade da procuração.

Desta forma poderá entregar todos os serviços existentes e os que forem futuramente incluídos.

Você tem razão, entre os serviços elencados na atual procuração, não consta permissão para a entrega do DACON.

Quero crer que deverá ser incluído, pois a IN RFB 995/2010 incluiu este Demonstrativo entre as declarações que devam ser entregues via Certificação Digital. No caso para fatos geradores ocorridos a partir de abril de 2010.

Habilitando a oção mencionada, você automaticamente está autorizado a entrega também do DACON.

...

EDILSON

Edilson

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Divisões Públicas
há 14 anos Segunda-Feira | 12 abril 2010 | 15:55

Boa tarde!
Fiz as Procurações eletrônicas, como protocolar na RFB-RJ.
Já fui duas vezes eles dizem que tenho que ser agendado no atendimento on-line mais eu não acho o link de agendamento de entrega dos documentos. @Oculto

EDILSON

Edilson

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Divisões Públicas
há 14 anos Quarta-Feira | 14 abril 2010 | 16:05

Boa tarde Saulo,depois de tanto tentar conseguir fazer o egendamento, estava igual nariz, na cara.

Segue o passo a passo

1 - Empresa

2 - Todos os serviços

3 - Agendamento on-line de atendimento

4 - Agendamento on-line

5 - Agendamento de outros serviços ou cancelamento de agendamento

6 - Preencher as informações para agendamento

7 - Protocolo de documentos ( OBS: 7 e 8 que não encontrava)

8 - Recepção de documentos procuração RFB

Paulo Alberto Rodrigues Ferreira

Paulo Alberto Rodrigues Ferreira

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 20 abril 2010 | 10:42

Devo fazer procuração eletrônica para entregar DCTF e DACON, no nome da empresa ou no nome do representante legal??

Só pra esclarecer..rs..

Obrigado desde já..

Paulo Alberto
Técnico em Contabilidade
"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar"
Ana Rosa

Ana Rosa

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 20 abril 2010 | 13:13

Fiz toda a documentação para vincular a empresa ao contador, já mandei pra Receita Federal.
Minha duvida: Como saber se a empresa já esta vinculada ao contador?

Sobre a Dúvida do Paulo Alberto:
Eu fiz a procuração clicando em Dados do Outorgante; pessoa juridica, ele me disponibiliza para preenchimento do CNPJ e dados da empresa. Logo abaixo coloco o CPF do Representante, que assina pela empresa.

Espero ter ajudado e aguardo retorno da minha dúvida.

Ana Rosa
Roberto Coutinho

Roberto Coutinho

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 14 anos Sexta-Feira | 23 abril 2010 | 17:50

Boa tarde colegas.

Nao entendi, uma pessoa que possua um e-cpf A3, pode vicular as empresas que ele participa no seu e-cpf e apos isso passar uma procuracao eletronica ao contador para entrega das declaracaoes.

quais os prociedimentos?

Obrigado

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Sábado | 24 abril 2010 | 17:27

Boa tarde Roberto,

Se esta pessoa é a responsável pela empresa e tem e-CPF, pode ela mesmo entregar as declarações.

Caso não queira todos os meses levar seu e-CPF até o Contador para permitir a entrega das declarações, ele deve deixar seu e-CPF com ele, ou assinar Procuração Eletrônica autorgando-lhe poderes para entrega.

Entretanto, para a assinatura e outorga da Procuração Eletrônica não é necessário que o responsável tenha Certificação Digital. Ela foi criada justamente para evitar quer cada responsável por empresa tenha que adquirí-lo.

...

Roberto Coutinho

Roberto Coutinho

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 14 anos Quinta-Feira | 29 abril 2010 | 08:59

Obrigado pela Resposta Saulo.

Entao se a pessoa for responsvel pela emrpesa perante a receita federal, nao ha a necessidade de fazer nada, para vincular o e-cpf no cnpj, é automatico e com o e-cpf posso fazer uma procuracao eletronica em nome do nosso escritorio. é isso?

Mais uma vez obrigado.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Sexta-Feira | 30 abril 2010 | 08:04

Bom dia Roberto

Vamos resumir o assunto de forma pontual:

- O responsável pela empresa (cliente) não precisa ter e-CPF e nem mesmo e-CNPJ da empresa. Ela só precisa assinar a Procuração Eletrônica.

- Irá assinar a Procuração autorizando você ou seu escritório a entregar as declarações da empresa da qual é o responsável.

- Se você preferir ter as Procurações em seu nome, deverá ter seu e-CPF para entregar as Declarações.

- Se você preferir ter as Procurações em nome de seu Escritório, deverá ter o e-CNPJ do Escritório para entregá-las.

Se persistirem dúvidas, torne a entrar em contato.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Quarta-Feira | 12 maio 2010 | 14:01

Boa tarde Denis,

Não restrição quanto a qualificação da pessoa fisica à quem deva ser outorgada a Procuração Eletrônica, entretanto recomenda-se que esta pessoa seja a responsável pela contabilidade da empresa em questão.

A única "exigência" é que o procurador (se pessoa física) tenha o e-CPF.

...

Wander Façanha

Wander Façanha

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 12 maio 2010 | 14:46

Saulo,

já procurei em diversos tópicos, mas não consigo chegar a uma entendimento.

Na legislação diz que a procuração da RFB não é válida para para a entrega da ECD.

Então a procuração citada acima por vocês não vale para o SPED CONTABIL. Certo?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Quarta-Feira | 12 maio 2010 | 20:27

Boa noite Wander,

Exatamente!. A Escrituração Contábil Digital (ECD) ou Sped Contábil deve ser assinada pelo Contabilista (e-CPF tipo A3) e pelo responsável pelo empresa que também deverá usar seu e-CPF tipo A3.

Os serviços que podem ser outorgados via Procuração Eletrônica são:

- Download da Escrituração Contábil Digital (SPED-ECD) utilizando o Receitanet Bx

- Assinatura de Escrituração Fiscal Digital (EFD) do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)

- Download da Escrituração Fiscal Digital (SPED-EFD) utilizando o Receitanet Bx

Note que não poderá assinar a escrituração contábil digital (Livro Diário e outros).

...

Josiane Aparecida de Jesus Castro

Josiane Aparecida de Jesus Castro

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 22 junho 2010 | 20:55

Boa Noite Saulo

Lendo os topicos acima fiquei um pouco confusa com o E-CPF exatamente no dia de hoje tive problemas com meus clientes com o pedido do tal Certificado, quero evitar problemas com eles..... Estou querendo comprar um eCPF para minha pessoa fisica, mediante a procuracao eletronica que existe agora consigo enviar as declaracoes de meus clientes que estao vinculados ao meu CRC caso eles nao tenham o E-CPF e nem o E-CNPJ, assim eles nao teriam que obter o tal certificado e seria bem mais facil para todos

Att


Josiane Castro


Obrigado Pela Atencao

kell Feitosa

Kell Feitosa

Prata DIVISÃO 4
há 14 anos Terça-Feira | 22 junho 2010 | 22:27

Boa noite!

Gostaria de saber se posso fazer a solicitação e todos os procedimentos da procuração eletronica a receita federal dos meus clientes, em meu nome, antes de tirar meu certificado digital?
Ou, será mais rapido fazer o e-cpf do representante legal já que o prazo da DIPJ está no final?
Pelo que li aqui no forum pode ser transmitida a DIPJ com o e-cpf do representante, correto? e sendo no nome do representante não precisa de procuração????

Att

Kell

kell Feitosa

Kell Feitosa

Prata DIVISÃO 4
há 14 anos Quarta-Feira | 23 junho 2010 | 13:10

Olã Júlio,

Em vez de você perder seu tempo criticando, deveria pensar em ajudar as pessoas que estão com dúvidas, garanto que você ganharia bem mais se tomasse essa atitude. Afinal o forum foi criado para troca de informações, e não estamos aqui para julgar ninguém, o que para vc pode ser simples para outros pode não ser.
Obs: Se caso vc soubesse e tivesse respondido o meu questionamento, pode ter certeza que teria me ajudado e muito, pois uma hora li que se for o e-cpf do representante legal da empresa pode transmitir sem precisar de procuração e outra hora li que precisa da procuração, então só precisava de uma terceira opinião.


Fica com Deus.



Att,
Kell

Julio Cesar Kujavski

Julio Cesar Kujavski

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 23 junho 2010 | 13:34

Se a pessoa é "representante da empresa", por que precisaria de uma procuração ?

Procuração pra quem ? Pra ele mesmo ?

Interpretação literal, Representante da Empresa, " representa " a empresa, portanto, se esta pessoa já tem o e-CPF pode transmitir a declaração, desde que a empresa possua o E-CNPJ.

Um pouco de bom senso elimina uma porção de perguntas sem sentido.

kell Feitosa

Kell Feitosa

Prata DIVISÃO 4
há 14 anos Quarta-Feira | 23 junho 2010 | 19:58

Julio,
Eu sei muito bem o significado de Representante Legal. O problema é que a empresa não tem o e-cnpj e estive na Receita Federal e me informaram que para o representante legal transmitir as declarações com o seu e-cpf o mesmo precisaria ter a procuração eletronica da empresa o autorizando, já que o e-cpf seria da pessoa fisica, e contestei justamente traduzindo o significado de Representante legal, mas o mesmo continuou afirmando a mesma coisa, ou ele está muito mal informado.
Por isso gostaria de saber se alguem já trasmitiu alguma declaração com o e-cpf do representante legal e sem precisar fazer a procuração eletronica do mesmo.
Fica com Deus.

Kell

Julio Cesar Kujavski

Julio Cesar Kujavski

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 24 junho 2010 | 08:01

Se a empresa não tem o E-CNPJ, não poderá transmitir.

Porque, em vez de fazer o E-CPF, esta pessoa já não fez o E-CNPJ da empresa dele ? Custaria a mesma coisa e estaria tudo resolvido.

Este E-CPF que ele fez na prática só serve pra ele consultar suas declarações de IRPF.

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.